LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TOP 5! Pior celular básico de 2020 | Guia do TudoCelular

31 de dezembro de 2020 38

Depois de escolhermos os 5 melhores celulares básicos de 2020 chegou a hora de listar as 5 maiores decepções. Aqueles celulares que são tão ruins que o TudoCelular recomenda que você fuja deles. Por mais que os modelos básicos tenham evoluído este ano, as fabricantes ainda insistem em ofertar produtos defasados ou capados demais, e algumas ainda cobram caro por isso.

A Motorola se destacou em nosso outro guia por ter lançado bons aparelhos em 2020, mas também marca presença aqui, o que prova que ninguém está imune de errar. Quais os piores básicos do ano? Vamos conferir.

Piores básicos 2020

5. Motorola Moto G8 Power Lite

Começamos pelo Moto G8 Power Lite na quinta posição. Ou seja, dos modelos que você verá neste guia, ele é o menos ruim. A Motorola tentou pegar carona na fama do G8 Power e lançou uma versão capada com preço mais acessível. O problema é que a fabricante exagerou tanto que deixou o seu basicão tão ruim quanto a maioria dos modelos da linha Moto E.

Sua tela não chega a ser ruim no nível de brilho, porém exibe cores distorcidas. Enquanto o Moto G8 Power se destaca por ter som estéreo, o Lite tem apenas um alto-falante que fica localizado na traseira, o que compromete totalmente a imersão em vídeos e jogos.

O desempenho do G8 Power Lite não chega a ser ruim e até supera o G8 Play, porém fica abaixo do G8 Power. Não espere bom desempenho em todos os jogos. Até mesmo games mais leves sofrem para ir além dos 30 fps.

As câmeras são básicas e registram fotos decentes apenas quando há boa iluminação. A filmadora apresenta muitos tremidos e captura áudio mono. Pelo menos a bateria dura bem, mas é preciso esperar 3 horas para recarregá-la. O Moto G8 Power Lite é o pior da linha Moto G lançada no começo de 2020 e não vale o que a Motorola pede por ele.

6.6 Hardware
6.9 Custo Benefício

Motorola Moto G8 Power Lite

Comparar Aviso de preço

4. Motorola Moto E6s

E na quarta posição temos mais um Motorola. O E6s é um pouco pior que o G8 Power Lite e decepciona bastante especialmente em bateria. Ele tem a pior autonomia dos modelos da nossa lista e está entre os piores que já testamos.

Seu desempenho também não é dos melhores, mas, pelo menos, não sofre tanto nos jogos. É possível ter boa fluidez em games mais leves, mas esqueça jogos pesados como PUBG. Sua tela até que é boa para a categoria e o som não chega a ser ruim como outros da nossa lista.

Por mais que seja um dos mais básicos da Motorola, o E6s ainda registra fotos melhores que os modelos de entrada de outras marcas. Ele registra boas selfies em locais abertos e fechados, mas não espere boas fotos à noite. O ruim é sua filmadora que treme bastante e captura som mono.

Outro ponto fraco do E6s é o seu software defasado ainda preso ao Android Pie e sem os extras da Motorola que temos na linha Moto G.

6.1 Hardware
7.9 Custo Benefício

Motorola Moto E6s

Comparar Aviso de preço

3. Redmi 9A

A medalha de bronze de pior básico de 2020 vai para o Redmi 9A. A Xiaomi vem decepcionando no segmento de entrada e o seu mais novo basicão não consegue se destacar em nada. Ele não tem leitor biométrico, peca na tela com brilho baixo e a qualidade sonora do alto-falante é medíocre.

Ele consegue ser ainda mais lento do que os rivais da Motorola e apresenta engasgos em muitos jogos. A sua vantagem na parte de software está apenas em vir com Android 10, mas a MIUI 12 é muito pesada para o seu hardware e compromete a usabilidade.

Pelo menos sua bateria se destaca acima da média e o tempo de recarga não chega a ser tão ruim quanto o de alguns da lista, mas ainda demora 3 horas para encher a bateria. Suas câmeras são básicas e conseguem fotos decentes apenas em dias ensolarados – até mesmo de dia em locais fechados terá imagens granuladas.

Registrar boas fotos à noite é impossível com o Redmi 9A. As fotos saem completamente escuras, mas a frontal não peca tanto em selfies. A filmadora tem foco lerdo, sofre com bastante tremidos e captura áudio mono. Pode parecer que a Xaomi desistiu de competir neste segmento, mas o Redmi 9 é um aparelho muito melhor e não tão mais caro.

6.5 Hardware
7.5 Custo Benefício

Redmi 9A

Comparar Aviso de preço

2. Nokia 2.3

A Nokia voltou ao mercado nacional e já retornou decepcionando os brasileiros. O Nokia 2.3 é um celular muito básico e que consegue ser ainda pior que os modelos de entrada da Motorola e Xiaomi em alguns pontos. Ele foi anunciado lá fora no final de 2019, mas como chegou por aqui apenas no começo de 2020, vai entrar na nossa lista de decepções do ano.

Ele não traz leitor de digitais e ainda sofre com biometria facial lerda. A entrada USB é do tipo micro e não há Wi-Fi 5 GHz (mas vamos ser honestos: muitos dessa faixa também não têm). Pelo menos a tela tem brilho alto e contraste decente, enquanto a parte sonora não decepciona tanto.

O maior ponto fraco do Nokia 2.3 é o seu desempenho. Ele é o celular mais lerdo que testamos em 2020 – ter apenas 2 GB de RAM não foi suficiente para o seu Android limpo. Rodar vários apps ao mesmo tempo é bastante sofrível, mas ele até consegue lidar bem com jogos.

Câmeras sempre foram o forte da Nokia, mas até nisso o seu basicão decepciona. É possível registrar boas imagens em locais abertos ou com boa iluminação, mas basta ir para um local mais escuro que terá fotos ruins. A filmadora é ainda mais limitada, sendo praticamente inútil à noite.

Por fim, temos sua bateria que até dura bem, mas demora absurdas 4 horas para recarregar! Isso é algo inaceitável em um aparelho lançado recentemente.

6 Hardware
6.9 Custo Benefício

Nokia 2.3

Comparar Aviso de preço

1. Samsung Galaxy A01

E quem conquista o título de maior decepção do ano? O Galaxy A01. Ele foi anunciado lá fora no finalzinho de 2019, mas assim como o Nokia, chegou por aqui apenas no começo de 2020. A Samsung veio lançando bons celulares da linha A, mas o A01 foge disso.

Ele não traz leitor de digital, tem tecnologias defasadas, sua tela LCD é simples com brilho baixo e o alto-falante na traseira abafa com facilidade e tem som desbalanceado que distorce quando no máximo. O desempenho do Galaxy A01 não é dos melhores e sofre para rodar vários apps ao mesmo tempo. Pelo menos não chega a ser ruim em jogos.

A sua bateria dura pouco e precisa realizar mais de uma recarga por dia e ainda é preciso esperar mais de 3 horas para ter a bateria completamente cheia. O A01 registra fotos decentes de dia, mas sofre bastante à noite. Há uma câmera secundária para desfoque de fundo que acaba estourando as imagens, o que a torna inútil em muitos casos. Seu foco é lerdo e fica completamente perdido em locais com iluminação mais fraca.

A câmera de selfies peca em nitidez e suaviza demais os detalhes da pele dando o aspecto de boneco de cera. Por fim, ainda tem a filmadora com qualidade mediana, que treme bastante e captura áudio com péssima qualidade.

Como visto, o Galaxy A01 é decepcionante em muitos aspectos, um verdadeiro zero à esquerda que leva a nossa medalha de ouro, ou seria abacaxi de ouro?!.

6.9 Hardware
10 Custo Benefício

Samsung Galaxy A01

Comparar Aviso de preço
Conclusão

E com isso encerramos a nossa primeira lista de decepções de 2020. Se você está querendo trocar de celular, agora já sabe quais aparelhos básicos não deve comprar. Samsung, Motorola e Xiaomi tiveram bons acertos este ano, apesar de errarem a mão em alguns lançamentos. Já a Nokia poderia ter retornado ao mercado nacional com uma melhor aposta.

A boa notícia é que em 2020 não tivemos tantos lançamentos ruins como aconteceu nos anos anteriores. Isso mostra que os celulares básicos estão evoluindo e talvez futuramente nem tenhamos 5 modelos para completar uma lista. Vamos torcer para que isso aconteça. Enquanto isso, não esqueça de conferir o nosso guia de melhores básicos do ano para saber qual celular comprar.

Lembrando que também temos as lista com melhores e piores intermediários e tops de linha. Comenta aí abaixo o que você achou dessa seleção amarga.

(atualizado em 19 de junho de 2021, às 03:32)

38

Comentários

TOP 5! Pior celular básico de 2020 | Guia do TudoCelular
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020