LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G8 Power vs G9 Power: quem realmente é o dono da energia? | Comparativo

10 de janeiro de 2021 27

Desde a geração Moto G7, a Motorola traz ao mercado sua variante Power, cujo maior destaque é a bateria avantajada em um preço supostamente mais acessível. No ano passado tivemos duas gerações deste aparelho.

Como ninguém até hoje superou a bateria do Moto G7 Power, você talvez esteja se perguntando se o Moto G8 Power poderia ter algo de melhor que o Moto G9 Power para justificar uma compra ou outra.

Quer mesmo saber? Então acompanhe a gente aqui em mais esse comparativo no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moro G8 Power

O Moto G7 Power foi o último a ter o ar mais tradicional da Motorola. Agora, em seus novos modelos, ela segue tendências gerais de várias marcas, perdendo um pouco a personalidade. O Moto G8 Power segue a pegada mais do começo do ano, com conjunto de câmera em faixa vertical com uma separada, enquanto que o G9 Power tem o módulo quadrado, mais atual.

O acabamento é um pouco diferente. São ambos todos em plástico, mas enquanto o G8 Power investiu em uma finalização brilhante com efeito holográfico em riscos, o G9 Power é mais fosco, menos apelativo visualmente, com um efeito de riscos meio cintilante. Eles só têm repelência contra água.

Motorola Moro G9 Power

O G9 Power é maior em tudo, até no peso, mas é pouca coisa mais fino, sendo mais desengonçado de usar. Na frente, seu queixo também é maior, mas o notch é um furo no canto da tela para os dois – um pouco menor para o G8 Power.

A biometria é na traseira para os dois, e é mais rápida que as soluções abaixo da tela. Por dentro, os dois são dual SIM e também aceitam microSD, mas são híbridos.

A geração anterior era um pouco mais caprichada neste quesito e leva o ponto.

Melhor construção Moto G8 Power
Slot é híbrido ou não? Ambos
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Moto G8 Power
75.8 x 158 x 9.6 mm
6.4 polegadas - 2300x1080 px
76.8 x 174.2 x 9.7 mm
6.8 polegadas - 1640x720 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Já a tela foi algo que teve uma atenção maior da Motorola na nova versão. Como vimos no design, o Moto G9 Power é maior e mais comprido, justamente porque sua tela de 6.8 polegadas no aspecto 20:9 é maior do que a de 6.4 polegadas do G8 Power.

O IPS ainda é a tecnologia de ambas, mas a definição saiu de FullHD+ para HD+ no G9 Power, um downgrade que muitos não vão gostar. Não há indicação de vidro resistente, e o aproveitamento tela corpo é melhor no G8 Power, que tem menos queixo.

Na qualidade, nenhum dos dois vai ser o ideal para uso sob o sol, mas o G8 Power se sai um pouco melhor. Ele também tem cores mais equilibradas, e os dois serão bem razoáveis no contraste. Ainda é aquela tela que possui bordas mais escurecidas.

O ponto é do Moto G8 Power, com qualidade um pouco melhor.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Moto G8 Power
Melhor proporção tela/corpo Moto G8 Power
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Moto G8 Power

Som


Em som, mais downgrades. Se no Moto G8 Power o som é estéreo, no G9 Power ele foi reduzido a mono, para poder economizar e gastar mais em outras frentes. Estranho para um aparelho que foca em multimídia.

E há muita diferença. No G8 Power o som é potente, bem balanceado e não sofre com distorção no máximo, com direito a tecnologia Dolby e aplicativo de áudio. No mais novo, até temos volume alto, mas aparecem distorções em músicas com agudos proeminentes.

Os fones também deram uma piorada, e são mais simples e limitados no G9 Power, sendo mais confortáveis e com boa qualidade no G8 Power, mesmo que não sendo nenhum destaque.

Outro ponto que fica bem claro para o Moto G8 Power.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Moto G8 Power
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Podemos praticamente falar de uma vez só dos dois aparelhos, uma vez que são Motorola e contam com o mesmo sistema e a interface MyUX da Motorola. Os dois saem da caixa com o Android 10 e há chances de passarem para o Android 11.

Como todo Motorola, a interface tenta se manter simples e próxima do que o Google oferece, e as maiores modificações ficam no aplicativo Moto. Lá você encontra recursos especiais da fabricante, como balançar o celular para ativar a câmera ou lanterna.

No Moto G8 Power também há a parte de som, mas no geral a linha Power não tem todos os recursos presentes na linha G Plus, embora o principal seja mantido. No Moto G9 Power você pode personalizar um pouco o visual do sistema.

Nas conexões, o WiFi do Moto G9 Power é mais recente. De resto, possuem GPS, rádio FM, e Bluetooth 5.0. Nenhum deles conta com NFC.

Por esses detalhes finais de conexões, o ponto é do Moto G9 Power.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Moto G9 Power

Desempenho

Temos aqui dois intermediários básicos, então o conjunto é condizente. No Moto G8 Power o chipset é o Snapdragon 665 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento. Já no G9 Power, é o mais recente Snapdragon 662 com também 4GB,mas 128GB de espaço.

Nos benchmarks, o modelo mais novo G9 Power é 10% mais rápido e em nossos testes de velocidade ele também se sai melhor, com 22% de diferença. Isso considerando o modo de desempenho adaptável. Nenhum deles vai ser um destaque, porém, já que o G9 Power é apenas alguns segundos mais rápido que o G7 Power.

Para jogos, não espere muito, uma vez que nenhum dos dois está preparado para isso. Mesmo com a tela FullHD alguns títulos não rodam em HD neste aparelho, muito menos no G9 Power. Eles podem apresentar pequenos engasgos em títulos mais exigentes, mas rodarão os mais simples sem problemas.

O ponto é disparado para o Moto G9 Power aqui.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Moto G9 Power
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Nenhum
Quem tem melhores números de benchmark? Moto G9 Power
Qual o processador mais atualizado? Moto G9 Power
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Moto G9 Power
Qual tem mais armazenamento? Moto G9 Power

Bateria

Indo para a bateria, descobrimos onde que a Motorola investiu o recurso que tirou de outros locais. Como o G8 Power não conseguiu ultrapassar a duração do G7 Power, mesmo com os mesmos 5.000 mAh – graças à tela FullHD –, o G9 Power veio turbinado com 6.000 mAh.

E isso funcionou? Bem, não como o esperado. A duração de bateria de ambos é virtualmente igual, embora as 25 horas e 52 minutos do G8 Power sejam 38 minutos a mais que o celular mais recente. A provável culpada é a falta de otimização do sistema.

Ainda assim, os dois podem passar com facilidade dois dias longe da tomada. E falando nela, o carregador de 18W que vem na caixa do G8 Power leva a bateria a 100% em duas horas e meia. O carregador de 20W do Moto G9 Power leva meia hora a menos.

No fim, podemos ter um empate devido a esses números estranhos.

Qual tem mais bateria? Moto G9 Power
Qual recarrega mais rápido? Moto G9 Power
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Moto G8 Power
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

As câmeras são outro item que a Motorola costuma fazer upgrade, e até tivemos alguns, mas também aconteceram cortes. A telefoto de 8 megapixels e 2x de zoom óptico do G8 Power foi limada. Mas, como ela rendia bem pouco, não será uma grande perda.

As coisas foram compensadas no sensor principal, que passou de 16 megapixels com abertura f/1.7 no G8 Power para 64 megapixels com abertura f/1.8 no G9 Power. Mas, apesar dos maiores números, a qualidade caiu.

Enquanto o G8 Power traz registros na luz do dia com qualidade satisfatória, cores bem representadas e próximas da realidade, HDR acertado e boa nitidez, o G9 Power tem qualidade básica, sendo razoável à luz do dia.

As cores não são tão vívidas, há ruídos mesmo de dia e as fotos têm falta de detalhes. À noite piora um pouco, onde o G9 Power fica parecendo um celular de entrada e tem fotos bem escuras. Isso é um pouco melhor no G8 Power.

A ultrawide também foi embora, deu lugar a um sensor de desfoque, e embora desfocasse nos cantos e não fosse tão boa quanto o sensor principal, é um diferencial no G8 Power.

A macro de ambos é bem simples, com apenas 2 megapixels, e não conta com foco automático. Fazem registros bons o suficiente para serem postados em redes sociais.

Não adianta aumentar os megapixels sem se atentar ao pós processamento. O ponto é do Moto G8 Power.

Melhor conjunto de câmera traseira Moto G8 Power
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Melhores fotos noturnas Moto G8 Power
Conjunto mais versátil Moto G8 Power
Melhor ultrawide Moto G8 Power
Melhor teleobjetiva Moto G8 Power
Melhor macro Moto G8 Power

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Power

Vamos para os vídeos. Em mais uma decisão estranha, apenas o Moto G8 Power grava vídeos em 4K, mesmo que a 30 fps. O G9 Power fica apenas no FullHD até 60 fps.

E, no geral, na qualidade, a gravação pode sair melhor no G8 Power, que aproveita o 4K e oferece estabilização eletrônica no FullHD. Tem também uma boa gravação de áudio. No G9 Power é decente e até treme pouco, mas é inferior.

Ponto, mais uma vez, para o Moto G8 Power.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Moto G8 Power
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Moto G8 Power

Fotos tiradas com o Motorola Moto G9 Power

Chegando nas selfies, as duas têm câmeras de 16 megapixels, mas a abertura é melhor no Moto G8 Power. E neste as selfies ficam com a pele suavizada demais a não ser que você desligue o embelezamento. Em locais mais escuros perde-se os detalhes da pele.

No G9 Power o software tem problemas de regulagem, deixando fotos com baixo contraste e capturas esbranquiçadas. O modo retrato reduz o efeito do HDR e deixa o fundo das fotos mais claro.

Outro ponto que acaba ficando com o Moto G8 Power.

Melhor conjunto de câmera frontal Moto G8 Power
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Moto G8 Power

Preço

Cresceu a tela, cresceram os preços. Enquanto o Moto G8 Power chegou ao Brasil por R$ 1.600, o G9 Power teve supostas melhorias e aportou custando R$ 1.900 por aqui. Este último tem um valor bem elevado para um intermediário básico.

Atualmente, eles caíram em média o mesmo valor, 300 reais. O G8 Power pode ser encontrado por R$ 1.300 e seu rival por R$ 1.600.

O Moto G8 Power fez vários pontos no comparativo e ainda está mais barato, o ponto final é dele.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G8 Power
Qual tem melhor custo benefício? Moto G8 Power
6.7 Hardware

Motorola Moto G9 Power

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Esse resultado é bem inesperado. Com mais bateria e mais tela, esperávamos que o Moto G9 Power desse um banho de novidades no G8 Power, mas não foi o que aconteceu. Para colocar essas funções e sensor e processador mais novos, fez concessões que fizeram o G9 Power perder muitos pontos.

Enquanto isso, o G8 Power surfa na onda de custar menos, durar até dois dias de bateria, ter tela FullHD, áudio estéreo e vir com o mesmo Android 10 de seu sucessor. Com visual mais caprichado, é uma melhor compra atualmente.

RESULTADO

Motorola Moto G8 Power: 8 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Melhor áudio
  • Bateria dura mais
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

Motorola Moto G9 Power: 3 PONTOS

  • Bons recursos no sistema
  • Melhor desempenho
  • Recarrega mais rápido

E você? Considera o Moto G8 Power ainda na sua lista de desejos? Tudo bem ser um pouco mais antigo? Deixe seus comentários abaixo. Eu fico por aqui e até a próxima!

(atualizado em 19 de abril de 2024, às 20:48)

27

Comentários

Moto G8 Power vs G9 Power: quem realmente é o dono da energia? | Comparativo
  • Ele tá falando em construção e qualidade, g6 e g7 plus vinham equipados com acabamento Premium em vidro

      • A verdade é que o ápice da linha G foi o G7PLUS, aparelho bem construído e equilibrado.

        • Esse ano só acertaram no play, pq erraram o plus só botaram 4gb, e erraram o power por botar uma tela HD+ numa FUCKING TELA de 6.8 polegadas

          • Tive um moto g8 power e uma bomba mesmo. Pra caber a bateria. O dicipamento de calor foi capado. Pra uber/99 e uma merda o celular esquenta no carro trava tudo!!! Perdi dinheiro. Tive q vender e comprar um s10e

            • Duas bombas.

              • Vai entender a Motorola, parece que lançaram um aparelho para vender mais a versão anterior. Por que o G8 é melhor em tudo.

                  • 300 reais a mais pra ser pior em praticamente tudo... G9 Power vai encalhar um bom tempo hein? Preço justo? 1000 reais e olhe lá.

                      • Faltou como ponto positivo no g9 power WiFi AC e 128 GB armazenamento. Foi um retrocesso quase que completo!

                        • @tudocelular, falta revisão no texto de vocês, está com erros de digitação bem feios, isso quebra a credibilidade do site (que já é bem comprometida quando se fala de iPhones kkkk)

                            • Esperava que os médios de hoje em dia fizessem fotos melhores que flagships de muitos anos atrás.
                              Que engano.

                              Horrorizado com as fotos feitas pelo Fusion.

                                • Imitou o Redmi 7 e Redmi 8

                                    • A questão foi que a Motorola mudou o foco da linha Power no G9. Desde quando a linha Moto G ganhou variantes, o modelo G Power era basicamente um G Play com mais bateria e pequenas melhorias. Porém na geração G8, o G8 Power avançou tanto em relação ao modelo anterior G7 Power que ele começou a competir de igual pra igual com o próprio G8 Plus, as diferenças entre eles eram bem pequenas(tanto que foi até lançado o G8 Power Lite).
                                      Assim pra evitar a concorrência interna com o G9 Plus como na geração passada, a Motorola enfraqueceu o G9 Power. Por isso a sensação de downgrade.

                                        • Sim, o G7 Power ficava entre o Play e o "normal", na geração dos G8 ele foi promovido e ficou entre o "normal" e o Plus. Na geração seguinte ele foi colocado de volta na posição original.


                                          E mesmo assim, o G8 power tinha preço de lançamento de R$ 1.599, esse G9 chegou por R$ 1.899. Já caiu 100 reais no site oficial, tamanha a maluquice desse preço.

                                          Ganhou wi-fi ac, 128 GB, NFC, carregador 20W, +1000 mAh mas perdeu bússola, tela 1080p, audio estéreo, ficou parecendo um tijolo com 220g e tela de quase 7", vai terminar na mesma versão do Android que o antecessor graças ao fato de ter sido lançado no 10. E mesmo com os downgrades de resolução de tela e a bateria maior, ele conseguiu perder pro G8 Power na única coisa que deveria ganhar: bateria...

                                          • Diferença absurda no preço, do G8 power comparado ao G9 power, apesar do Downgrade kkk

                                              • O G9 na Amazon tá bem barato. Kkkk

                                                  • A Motorola pisou na bola por não aceitar no G8 Power o cartão sd como expansão da memória interna. E como a maioria dos aplicativos gravam na interna, ou você tem que perder tempo movendo manualmente arquivos e mídias da memória interna para o cartão para liberar espaço, ou você considera que sua capacidade de memória é apenas a que veio no aparelho e esquece os SDs (igual o iPhone), o que é uma regressão a meu ver. %uD83E%uDD26%u200D%u2642%uFE0F
                                                    Será que o G9 também tem está enorme falha?

                                                    • Tudo que o G8 Power precisava pra ser o intermediário perfeito era wi-fi 5ghz. Não sei porque diabos cortaram um recurso tão importante, ainda mais com um processador capaz de tê-lo.

                                                        • Não só isso, formatar o cartão de memória sd como memória interna do g4 eles também cortaram.. vc usa o celular por 2 anos e quando as atualizações de android e de apps lotaram a memória interna, vai descobrir que ele não deixa mais expandir a memória interna como se podia fazer do g4 até o g7.

                                                          Android

                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                          Android

                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                          Windows

                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                          Economia e mercado

                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista