LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S20 FE vs Moto G 5G Plus: qual celular melhor se aproxima de um top? | Comparativo

24 de janeiro de 2021 36

Galaxy S20 FE e Moto G 5G Plus miram a categoria de tops de linha por oferecerem características encontradas na maioria das vezes em celulares mais premium. Mas para alcançar verdadeiramente a classificação de flagship, sabemos que é necessário ainda mais.

Agora, falando para aqueles usuários que querem um smartphone cheio de recursos, mas sem os valores cobrados em um carro-chefe, qual desses dois é a melhor opção? Um hardware mais potente consegue superar a conectividade 5G?

Só há uma forma de descobrir essa resposta: colocando na balança o que cada aparelho tem de melhor. E é justamente para isso que o TudoCelular fez este comparativo e te mostra agora cada detalhe.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S20 FE

Para deixar o Galaxy S20 FE mais acessível, a Samsung cortou algumas características de design do S20 para a edição dedicada aos fãs. A traseira de vidro deu lugar a um plástico, por exemplo. Mas, para dar uma aparência premium, a fabricante deixou um toque acetinado, o que não adianta na hora de escorregar na mão. Já as laterais seguiram em alumínio.

Nem tudo é economia no visual do S20 Fan Edition. A certificação IP68 com resistência a água e poeira está mantida, assim como o leitor biométrico sob a tela. O notch aqui fica em um pequeno furo centralizado na tela, sem grandes distrações.

Motorola Moto G 5G Plus

Do outro lado, o Moto G 5G Plus entrega um corpo de plástico tanto na tampa de trás quanto nas laterais. A pintura não é tão chamativa como a do rival, nem evita marcas de dedo. A marca optou por um entalhe com dois furos no canto esquerdo da tela, para abrigar as duas câmeras frontais. Porém eles ficam bem separados, e não em formato de pílula, como o visto em outros celulares.

Se tem algo a destacar na aparência do modelo da Motorola, é a sua proporção 21:9. Isso deixa o dispositivo em padrão bom para filmes e também com pegada agradável com uma mão, por ficar mais fino. Mesmo assim, é mais alto e pesado que o concorrente. E a empresa não facilitou para o uso do sensor de impressões digitais, posicionado muito alto na lateral.

O Galaxy S20 FE sai na frente com o primeiro ponto do comparativo.

Melhor construção Galaxy S20 FE
Slot é híbrido ou não? Ambos
Possui alguma resistência? Galaxy S20 FE
Melhor solução do notch Galaxy S20 FE
Melhor solução da biometria Galaxy S20 FE
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum

74.5 x 159.8 x 8.4 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
74 x 168 x 9 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A coreana não deixou o S20 FE sem o seu tradicional painel Super AMOLED. Pelo contrário. Ele está presente e com direito a uma taxa de atualização de 120 Hz, para dar mais fluidez especialmente nos games. A resolução é Full HD+, com um tamanho de 6,5 polegadas.

Já a Motorola preferiu manter um painel IPS LCD no seu intermediário premium, com 6,7 polegadas, o que se justifica pela proporção escolhida. O problema é que a presença de muitas bordas nas partes superior e inferior acabou por deixar a relação tela-corpo inferior ao adversário da Samsung. A taxa de atualização aqui é mais baixa também, com 90 Hz.

Os dois suportam HDR10 nos seus displays, só que o Galaxy ainda tem um “Plus” a mais como compatibilidade.

O S20 FE abre mais a sua vantagem com o ponto em tela.

Melhor tecnologia de tela Galaxy S20 FE
Melhor resolução de tela Ambos
Melhor proporção tela/corpo Galaxy S20 FE
Tela de Hz elevada? Galaxy S20 FE
Qualidade geral da tela Galaxy S20 FE

Som


Na qualidade sonora, a Samsung evoluiu seu top de entrada com som estéreo, que não estava presente no antecessor S10 Lite, e assinado pela AKG. O áudio é mais potente que o modelo mais antigo, mas não chega a se equiparar com os “irmãos” mais potentes da linha. Ainda faltam mais graves, mas ter o alto-falante de chamadas como saída secundária já ajuda a não distorcer em volumes maiores, pelo menos.

Se no S20 FE, o som pode ser considerado uma grata surpresa, não podemos dizer o mesmo do Moto G 5G Plus. Aqui não há saída estéreo, e o único alto-falante tem potência apenas mediana. Podemos dizer que ele fica atrás até do G9 Plus, que já não é tão forte nesse quesito. Os graves nele parecem abafados pelo tamanho do falante inferior. Pelo menos, há um conector para fones de ouvido, diferente do rival.

A entrada P2 não supera o som estéreo do Galaxy, então, mais um ponto para ele.

Som é estéreo? Galaxy S20 FE
Possui entrada P2? Moto G 5G Plus
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Galaxy S20 FE
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Ambos os dispositivos chegam com Android 10 nativo, mas possuem atualizações certas para o Android 11. A Samsung tem a seu favor o novo plano de atualizações, que inclui seus aparelhos com até três anos de mudanças do Android. Isso significa que o S20 FE deve durar bastante tempo nas mãos do usuário se depender de updates.

Na One UI 2.5 do celular, tem todos os recursos encontrados nos tops de linha, como o DeX sem fio, para usar com TVs. A coreana também acertou na fluidez e no multitarefas.

A Motorola, por sua vez, aposta no sistema operacional praticamente sem alterações, que já é característica dos seus smartphones. A empresa manteve também os gestos com atalhos para comandos neste aparelho, como ligar a lanterna com uma sacudida.

Foi adicionado um novo gesto que reduz a interface para facilitar o uso com uma mão. Mas não podemos esperar nele a mesma rapidez de atualização vista no S20 FE.

A conectividade dos dois tem seus destaques. No lado do modelo coreano, está o Wi-Fi 6, que promete velocidades maiores com cobertura mais ampla e precisa. Mas não dá para deixar de lado o 5G do Moto G, por ser um recurso considerado uma revolução no setor pelos especialistas. Contudo, a ausência atual da rede de quinta geração no Brasil com frequências dedicadas e disponibilidade a nível nacional acaba por praticamente anular essa característica do portátil no momento.

Se já tivéssemos uma cobertura maior de 5G no país, este seria um empate. Como não é o caso, o ponto de software vai mais uma vez para o aparelho da Samsung.

Sistema bem atualizado? Galaxy S20 FE
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Galaxy S20 FE
Faltam conexões? Sobram? Moto G 5G Plus

Desempenho


Antes de continuarmos, quando falamos de desempenho, é sempre importante fazer uma ressalva. Isso porque a Samsung mandou uma unidade para testes aos jornalistas da versão internacional do dispositivo, que vem com Snapdragon 865. No Brasil, a disponibilidade é a variante com Exynos 990.

Considerações feitas, o S20 FE manda bem em velocidade e consegue abrir bem qualquer aplicativo que for necessário. Mas seu ponto negativo fica para o multitarefas, que não é capaz de segurar todos os apps abertos em segundo plano com seus 6 GB de RAM. Muito provavelmente, por falta de otimizações do software.

Por outro lado, o Moto G 5G não fica muito diferente quando o assunto é multitarefas, com seu Snapdragon 765 e 8 GB de memória RAM. Mas este tem a vantagem de que ainda consegue ser melhor nesse atributo que o Motorola Edge.

Os benchmarks mostram vitória com folga do modelo coreano. Em armazenamento, há 128 GB nos dois casos. Já em jogos, os dois podem rodar todos os títulos na qualidade máxima sem engasgos.

O Galaxy S20 FE dispara na frente com mais um ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy S20 FE
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem os melhores números de benchmarks? Galaxy S20 FE
Qual o processador mais atualizado? Ambos
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Moto G 5G Plus
Qual tem mais armazenamento? Ambos

Bateria


A Samsung colocou uma bateria de 4.500 mAh no seu S20 FE que, segundo os testes do TudoCelular, aguentou pouco mais de 18 horas e meia fora da tomada. É uma quantidade satisfatória, mas podemos esperar um pouco menos em sua variante com chip Exynos, já que este componente costuma esquentar mais que o da Qualcomm. Mas tem algo positivo a destacar: mesmo com um carregador simples de 15W, dá para encher a bateria por completo em apenas uma hora e meia.

A Motorola foi mais ousada ao inserir uma bateria com capacidade de 5.000 mAh no seu aparelho com 5G. E qual foi o resultado? Mais de 20 horas de uso, conforme os nossos experimentos mostraram. Isso significa um total de 11 horas com a tela ligada. Mas nem tudo são flores. Mesmo com carregador de 20W, o modelo completa uma carga completa apenas em 2 horas.

Pela duração máxima maior, o Moto G 5G Plus marca o seu primeiro ponto no comparativo.

Qual tem mais bateria? Moto G 5G Plus
Qual recarrega mais rápido? Galaxy S20 FE
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Moto G 5G Plus
Tem carregamento sem fio? Galaxy S20 FE

Câmera

Chegou um dos momentos mais esperados: as câmeras. A Samsung deixou o mesmo sensor principal de 12 MP da família S20 na sua versão para fãs. O resultado foi a presença de fotos cheias de detalhes, cores equilibradas e com poucos ruídos. À noite, as fotos são apenas ok, mas o modo noturno deixa a desejar.

O conjunto triplo é formado ainda por um sensor ultrawide e um telefoto. O de angulação maior não decepciona com poucos ruídos e boa correção de distorção. Já a lente teleobjetiva tem zoom digital máximo de até 30 vezes, mas não é uma boa ideia passar de 10, que a nitidez tende a cair consideravelmente.

Do lado da Motorola, o conjunto quádruplo é mais versátil e entrega possibilidades extras ao usuário, com câmeras macro e de profundidade, apesar de serem bem limitadas. Já o sensor principal de 48 MP comprime quatro pixels em um para gerar uma foto de 12 MP, sem opção de extrair o máximo do componente. As imagens saem bem durante o dia, mas perde nitidez à noite. O jeito é ir de modo noturno, que faz bem o seu trabalho.

Já a lente ultrawide tem uma resolução inferior e, como já é de se esperar, não rende o ideal. Apesar de as cores e o alcance dinâmico seguirem a câmera principal, a qualidade tem queda notável principalmente em ambientes com pouca luz.

O Moto G pode trazer mais opções de foto, mas o ponto fica para o celular da Samsung, por entregar uma qualidade superior.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy S20 FE
Melhor DxOMark, se tiver Galaxy S20 FE
Melhores fotos noturnas Galaxy S20 FE
Conjunto mais versátil Moto G 5G Plus
Melhor ultrawide Galaxy S20 FE
Melhor teleobjetiva Galaxy S20 FE
Melhor macro Moto G 5G Plus

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S20 FE

Passando para os vídeos, não há muito segredo na hora de comparar os dois. O coreano conta com estabilização eletrônica em todos os modos que reduz bem os tremidos. Aqui há suporte para vídeos em 4K a 60 fps, mas a Samsung cortou a possibilidade de 8K para ele. O áudio sai bem nítido e com pouco ruído de fundo.

Já a Motorola inseriu uma filmadora em 4K limitada a 30 fps na câmera principal. A ultrawide não passa de Full HD, com qualidade mais limitada. Existe estabilização eletrônica neste caso, que funciona bem na hora de tirar os tremidos. A captura de som é estéreo e não sofre com barulhos de vento.

Pelas limitações no Moto G, ponto para o Galaxy S20 FE.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4K a 60fps? Galaxy S20 FE
Melhor em vídeo Galaxy S20 FE

Fotos tiradas com o Motorola Moto G 5G Plus

Nas selfies, a Samsung deu uma complicada no sensor do seu top mais modesto. Ela colocou uma lente de 32 MP, com mais resolução que o resto da linha S20, depois comprimiu quatro pixels em um, para gerar 8 MP. Mas realiza upscaling para 10 MP, a fim de nivelar com os modelos mais caros. O resultado não podia ser outro: a perda de nitidez. O aparelho não chega a sofrer para tirar as fotos, mas é bom ter uma iluminação decente no local. A vantagem fica para a gravação em 4K a 30 fps.

O Moto G 5G Plus foi além e colocou duas câmeras frontais no seu conjunto. A principal de 16 MP registra boas selfies durante o dia, apesar de perder nitidez nos cantos. Já a ultrawide traz imagens mais suaves com HDR limitado e cores menos vibrantes. Cuidado aqui na hora de tirar fotos à noite. Nos vídeos, não passam da resolução Full HD.

O celular da Motorola oferece uma câmera a mais, enquanto o da Samsung tem vídeo em 4K. Optamos pelo empate, com ponto para os dois.

Melhor conjunto de câmera frontal Moto G 5G Plus
Câmera frontal grava em 4K? Galaxy S20 FE
Melhor selfie Ambos

Preço

Os dois smartphones chegaram no Brasil por preços sugeridos nem um pouco animadores. Enquanto o da Samsung tinha custo de R$ 4.500, o da Motorola veio por cerca de R$ 3 mil. Mas agora já é possível encontrar a dupla mais barata no mercado.

Atualmente, o S20 FE está estabilizado por R$ 2.800 no varejo desde dezembro. Já o Moto G 5G Plus oscila mais e é encontrado pelo valor de R$ 2.400, mas teve quedas para menos de R$ 2.000 na época da Black Friday de 2020.

A diferença de R$ 400 entre os dois, considerando o cenário econômico atual, pode pesar na decisão de muitos e por isso o Moto G, que teve melhor preço de lançamento e está com maior potencial para cair ainda mais, leva o ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G 5G Plus
Qual tem melhor custo-benefício? Moto G 5G Plus

8.7 Hardware
8.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy S20 FE

Comparar Aviso de preço
8.4 Hardware
7.3 Custo Benefício

Motorola Moto G 5G Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Na briga entre os dois smartphones, o Galaxy S20 FE é o que mais chega próximo de ser um verdadeiro top de linha. Ele tem muitos recursos presentes nos flagships, como a certificação IP68 e hardware mais potente, e peca em poucos detalhes. Aqui podemos considerar como pontos fracos a construção em plástico e a câmera de selfies.

Por outro lado, o Moto G 5G Plus até entrega um bom conjunto para intermediário, mas seu maior destaque – o 5G – ainda não está pronto para ser uma realidade em todo o Brasil. No restante, não decepciona e até vence em alguns, como bateria e preço, mas precisaria de mais para levar a melhor. Por conta disso, o modelo da Samsung é o campeão deste comparativo.

RESULTADO

Samsung Galaxy S20 FE: 8 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Melhor áudio
  • Bons recursos no sistema
  • Melhor desempenho
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Câmera frontal grava em 4K

Motorola Moto G 5G Plus: 3 PONTOS

  • Bateria dura mais
  • Melhor em selfies
  • Melhor preço inicial

Queremos saber de você. Qual dos dois smartphones é superior, na sua opinião? Ter suporte a 5G mesmo agora é vantajoso contra um conjunto que entrega mais recursos no geral? Comente com a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 16 de abril de 2021, às 00:40)

36

Comentários

Galaxy S20 FE vs Moto G 5G Plus: qual celular melhor se aproxima de um top? | Comparativo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020