LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G 5G Plus vs Realme 7 Pro: qual celular oferece mais por menos? | Comparativo

06 de março de 2021 27

Moto G 5G Plus e Realme 7 Pro são dois celulares intermediários que buscam entregar algo a mais aos consumidores. Mas você sabe qual consegue chegar no seu objetivo com o melhor custo-benefício?

Para descobrir a resposta, o TudoCelular colocou os dois modelos lado a lado neste comparativo. Confira só.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G 5G Plus

Cada vez mais, encontramos intermediários mais sofisticados que economizam no material de construção, e não é diferente com os dois modelos deste comparativo. Tanto o Moto G 5G Plus como o Realme 7 Pro possuem corpo em plástico na traseira e nas laterais, a diferença fica para o acabamento. O da Motorola segue a linha de um visual mais brilhante em degradê, então se prepare para acumular digitais com facilidade. Já o da Realme opta por uma textura fosca, o que te ajuda a não escorregar o aparelho da mão.

Ambos os smartphones utilizam um notch em forma de furo na tela. Mas o Moto G, por ter duas câmeras frontais, mantém os sensores em blocos bem separados, e não o formato de pílula que as fabricantes costumam usar. Nesse ponto, o entalhe do Realme é mais discreto e oferece poucas distrações ao consumidor. Já na biometria, o leitor da Motorola fica localizado na lateral, incorporado ao botão de energia lá no alto, com dificuldades para quem tem uma mão pequena. A chinesa, por sua vez, aposta na solução sob a tela, que facilita o uso.

Realme 7 Pro

Este ainda tem proteção Gorilla Glass 3 Plus para maior resistência, mas segue o rival com a ausência de certificação contra água e poeira. O Realme 7 Pro também acerta ao entregar slot dedicado para microSD, enquanto a Motorola parte para uma gaveta híbrida que exige a escolha entre a expansão de memória ou um segundo chip de operadora.

O aparelho chinês leva o primeiro ponto por trazer um design mais completo.

Melhor construção Realme 7 Pro
Slot é híbrido ou não? Realme 7 Pro
Possui alguma resistência? Realme 7 Pro
Melhor solução do notch Realme 7 Pro
Melhor solução da biometria Realme 7 Pro
Qual é mais leve e mais fino? Realme 7 Pro

74 x 168 x 9 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
74.3 x 160.9 x 8.7 mm
6.4 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A Motorola inovou aqui ao trazer o primeiro celular da família Moto G com uma tela de 90 Hz. Na prática, você vai ter maior fluidez nas animações do Android e em jogos compatíveis, o aproveitamento frontal também é superior ao do adversário. Do outro lado, está o mais sofisticado AMOLED utilizado pela variante Pro do Realme 7, mas limitado a 60 Hz.

Os painéis dos dois aparelhos puxam para uma maior saturação da imagem, mas nada que não possa ser corrigido ao mudar o perfil de calibração nas configurações de tela. Também há suporte a HDR no YouTube de ambos os lados, apesar de não haver informação sobre o recurso pelas fabricantes. O nível de brilho é um pouco melhor no Realme, mas o Motorola não decepciona mesmo em ambientes externos, só que o Sol não pode bater diretamente para não atrapalhar mais a visualização.

É a briga do melhor material contra a maior fluidez e o aproveitamento frontal superior. Temos então um empate.

Melhor tecnologia de tela Realme 7 Pro
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Moto G 5G Plus
Tela de Hz elevada? Moto G 5G Plus
Qualidade geral da tela Realme 7 Pro

Som


Não espere um som satisfatório nestes dispositivos. O Moto G 5G Plus tem um único alto-falante na parte inferior, com potência mediana e nada mais. Os graves não ficam acertados e resultam em som abafado, mas sem distorção mesmo no volume máximo. Ao menos, o modelo da Realme tem um conjunto sonoro estéreo. Ele não é dos melhores, mas a potência consegue superar rivais.

Somente o celular da Motorola vem acompanhado de fones de ouvido, que são confortáveis e tem isolamento acústico satisfatório. Eles podem compensar os problemas encontrados na saída de áudio, mas têm seus problemas, como a falta de graves. Já o aparelho chinês não chega com o acessório na caixa, mas possui conector para ligar algum outro que você tenha na sua casa.

O som estéreo supera a presença do fone de ouvido e dá a vitória ao Realme em som.

Som é estéreo? Realme 7 Pro
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Moto G 5G Plus

Sistema


Os dois aparelhos saem da caixa com o Android 10. As fabricantes optam por uma interface personalizada sem tantas modificações. As empresas preferiram seguir o caminho de uma customização mais limpa e intuitiva, com alguns recursos específicos para atrair o consumidor. No geral, você não vai se decepcionar com a fluidez da dupla.

No Moto G, você vai encontra os tradicionais gestos característicos do modelo da empresa, dá para ativar a câmera ao girar o aparelho ou ligar a lanterna ao sacudi-lo. Agora, uma da novidade foi o gesto que reduz a interface para ajudar no uso com uma mão. Já o Realme 7 Pro deixa desenhar um círculo para executar a câmera e um V para ligar o flash, ele também tem algumas funções importantes como o suporte ao Tela Desligada, um modo que aproveita o AMOLED para exibir notificações e status de bateria; e um recurso semelhante ao Tela Edge da Samsung.

Pelos recursos adicionais que oferece, o Realme pontua de novo aqui.

Sistema bem atualizado? Nenhum
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Realme 7 Pro
Faltam conexões? Sobram? Ambos

Desempenho


Por ter um chip mais poderoso no papel, certamente você esperava que o Moto G 5G Plus fosse mais rápido que o rival, correto? Mas o resultado não foi esse. O Realme 7 Pro levou vantagem nos nossos testes de abertura de apps por um total de aproximadamente seis segundos a menos. O desempenho superior veio principalmente pela performance em multitarefas, ponto-chave que atrapalhou a vida do modelo da Motorola, apesar de os dois terem os mesmos 8 GB de RAM.

Já em benchmarks, o Snapdragon 765 do Moto G supera o 720G do oponente chinês, tanto no AnTuTu como no Geekbench. Mas não ache que foi uma superioridade tão grande assim. O primeiro levou a melhor por diferenças pequenas, especialmente nos testes com apenas um núcleo. A plataforma móvel usada pela Motorola ainda tem o diferencial do suporte ao 5G, que ainda engatinha no Brasil mas atrai quem está pensando a longo prazo.

Nos jogos, os dois dispositivos não apresentaram problemas com todos os títulos testados. Eles foram rodados na qualidade gráfica máxima, com fluidez satisfatória. Mas, no caso da Motorola, não são todos os games que suportam os 90 Hz de taxa da sua tela.

Por ter sido mais rápido nos testes do TudoCelular, o Realme pontua mais uma vez.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Realme 7 Pro
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem os melhores números de benchmarks? Moto G 5G Plus
Qual o processador mais atualizado? Realme 7 Pro
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Ambos
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria


Se em desempenho, o Realme 7 Pro leva a melhor sobre o adversário; em bateria, a superioridade é ainda maior. Mesmo com 500 mAh de capacidade a menos, o smartphone chinês ainda aguentou cerca de duas horas a mais que o Moto G 5G Plus nos nossos testes de uso real, com quase 22 horas e meia no total passadas longe da tomada.

A situação não muda na recarga, o carregador poderoso de 65W enviado na caixa pela Realme precisa de menos de 50 minutos para encher a bateria até a sua capacidade máxima. É mais que a meia hora prometida pela fabricante, mas menos da metade que as duas horas necessárias pelo rival da Motorola.

Pela larga diferença aqui, em autonomia e carregamento, é ponto duplo ao Realme 7 Pro.

Qual tem mais bateria? Moto G 5G Plus
Qual recarrega mais rápido? Realme 7 Pro
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Realme 7 Pro
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

São dois conjuntos quádruplos para fotos, compostos pelos mesmos tipos de sensores. O principal do Moto G tem 48 MP, contra 64 MP do rival. Ambos comprimem quatro pixels em um e acertam nos registros em ambientes iluminados. Mas o primeiro peca na definição das bordas e na presença de ruídos nas sombras, além de não permitir mudar para o modo 48 MP no app nativo.

Como é de se esperar, a câmera ultrawide dos dois perde um pouco do desempenho da principal e apresenta limitações na hora de registrar boas imagens. As imagens ficam mais granuladas com pouca luz no da Motorola, enquanto o Realme não apresenta tantos ruídos mesmo em locais fechados.

A câmera macro é o ponto fraco do chinês, com uma resolução baixa que compromete a nitidez e não tem foco automático, que já está presente no Moto, apesar de nem sempre ajudar a registrar fotos mais próximas do objeto que quer destacar. Por último, a câmera de desfoque carece de nitidez e limita o HDR no aparelho da Motorola, enquanto faz bem o trabalho com poucas falhas no 7 Pro.

O Realme marca o ponto de câmeras.

Melhor conjunto de câmera traseira Realme 7 Pro
Melhores fotos noturnas Realme 7 Pro
Conjunto mais versátil Nenhum
Melhor ultrawide Realme 7 Pro
Melhor teleobjetiva Nenhum
Melhor macro Moto G 5G Plus
Melhor desfoque Realme 7 Pro

Fotos tiradas com o Motorola Moto G 5G Plus

Em vídeos, os dois celulares têm compatibilidade com resolução 4K com a câmera principal, com bons vídeos no geral. O foco é ágil em ambos os casos, mas a estabilização eletrônica do Realme deixa uma espécie de rastro em cenas movimentadas, algo que não acontece com o dispositivo da Motorola. A captura de som também não é das melhores no 7 Pro, com vozes mais abafadas.

É ponto para o Moto G 5G Plus.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4K a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Moto G 5G Plus

Fotos tiradas com o Realme 7 Pro

Nas selfies, a Motorola inseriu duas câmeras frontais em seu modelo, com uma grande-angular. Já a Realme preferiu optar por uma lente para a função apenas. Neste último caso, o resultado é decente para detalhes, contraste e alcance dinâmico, além do modo retrato eficiente. Já o Moto perde nitidez nos cantos, mesmo de dia, e sua ultrawide tem HDR limitado. A qualidade cai durante a noite, com a preferência pelo sensor principal. No Realme, o segredo é usar o modo noturno.

Um oferece conjunto mais completo, enquanto outro tem mais qualidade. Temos mais um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal Moto G 5G Plus
Câmera frontal grava em 4K? Nenhum
Melhor selfie Realme 7 Pro

Preço

Mas e aí, qual é o celular que tem o melhor preço? Bom, se formos considerar no lançamento, é empate. Afinal, os dois chegaram ao mercado brasileiro pelo custo sugerido de R$ 3 mil. Só que, no momento, o Moto G 5G Plus já pode ser encontrado por valores menores que o concorrente, com opções na faixa de R$ 2.200, já o Realme é encontrado ainda por R$ 2.500 ou mais.

Para o público que possa estar interessado em um intermediário como os dois, R$ 300 de diferença já faz a diferença no bolso, ainda mais por significar algo superior a 10% do que você pode desembolsar por cada um.

Ou seja, o Moto G 5G Plus leva o último ponto do comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento? Nenhum
Qual tem melhor custo-benefício? Moto G 5G Plus

Conclusão

Na briga entre Moto G 5G Plus e Realme 7 Pro, este último foi o grande vencedor por uma larga vantagem de pontuação. O chinês se mostrou superior em quesitos como design, desempenho e bateria, todos que podem ser decisivos na escolha por parte do consumidor.

Mas o modelo da Motorola se mostra mais interessante em preço atualmente no mercado brasileiro. E mesmo pelo conjunto que oferece, ainda mais por suportar o 5G, pode ser uma escolha mais interessante no momento, principalmente para quem pensa a longo prazo. Ele não deverá deixar o usuário na mão e ainda trará benefícios posteriores, com conexão mais rápida. Por isso, tem o melhor custo-benefício da dupla.

RESULTADO

Motorola Moto G 5G Plus: 4 PONTOS

  • Tela mais fluida
  • Melhor em vídeos
  • Conjunto para selfies mais completo
  • Melhor custo-benefício

Realme 7 Pro: 9 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor material de tela
  • Melhor som
  • Melhor em software
  • Melhor desempenho
  • Melhor bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Selfies com mais qualidade
  • Empate em vídeos

Chegou a hora de a gente saber mais de você: qual compensa mais a compra neste momento? Acredita que a rapidez e a bateria maiores superam a presença do 5G e um preço menor? Diga o que você acha para a gente no espaço mais abaixo.

  • O realme 7 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G 5G Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

27

Comentários

Moto G 5G Plus vs Realme 7 Pro: qual celular oferece mais por menos? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista