LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G 5G: 10 dicas e truques para aproveitar ao máximo o seu Motorola | Vídeo do TudoCelular

22 de março de 2021 9

A Motorola vem reformulando sua interface para entregar novas funções e opções de customização, mas sem perder a experiência de Android Puro que foi o que sempre chamou atenção em seus aparelhos desde a época em que a empresa ainda pertencia ao Google.

Pensando em ajudar os donos de novos modelos da Motorola como Moto G 5G e Moto G 5G Plus a tirar o melhor proveito de seus aparelhos, o TudoCelular.com reuniu uma série de dicas e truques da MyUX que podem ser úteis para tornar sua experiência ainda mais completa.

Quer usar seu celular em todo o potencial dele? Então continue descendo a página para ficar por dentro de tudo o que separamos.

Como usar dois apps ao mesmo tempo

Uma opção que já existe no Android há algum tempo mas que ainda é pouco divulgada é a de deslize para dividir a tela, que basicamente divide a tela em duas áreas para que você possa usar dois apps simultaneamente.

Para acessar isso em seu Motorola basta ativar o gesto nas configurações de acessibilidade ou no app Moto. Ao ativar a opção “deslize para dividir a tela”, você realiza um gesto de arrastar do canto da tela para o meio e então novamente para o canto para que aquele app seja exibido em metade da tela, podendo então escolher qual dos apps recentes assumirá a outra metade.

Isso é especialmente útil quando você está conversando com alguém em um app de mensagens e quer abrir um vídeo ou página da web que a pessoa indicou, podendo fazer isso em uma área da tela dividida e continuar conversando em vez de ter que minimizar a conversa para assistir o vídeo.

Como mudar cores e tema do sistema

Essa é uma das novidades mais legais da MyUX, que pode ser encontrada direto no menu de configurações de tela ao tocar em “estilos” ou no app Moto, onde são centralizadas todas as principais funções incluídas pela Motorola em sua interface.

Ao entrar em Estilos você pode escolher entre opções predefinidas de cores de destaque, formas de ícones e mesmo a fonte para as letras do sistema. Também é possível criar o seu próprio estilo, estando disponíveis quatro opções de fontes, sete de cores, quatro de formas de ícones e três de organização de ícones na grade da tela inicial e gaveta de apps.

Além disso, também é possível escolher entre tema claro e escuro, o que torna a personalização ainda mais única para cada aparelho, bastando ir novamente até as configurações de tela para ativar o tema escuro.

A cor de destaque e o tema são aplicados de forma profunda no sistema, alterando os menus, central de notificações e até aplicativos, desde que sejam compatíveis.

Como ativar os gestos

A Motorola foi uma das primeiras a investir em atalhos por gestos em seus dispositivos, com os já clássicos comandos de sacudir o celular para ligar a lanterna ou girar para abrir a câmera. A cada nova versão de sua interface ela incrementa isso, e a MyUX traz alguns gestos que podem facilitar a sua vida.

Dentre os mais legais estão o de fazer uma captura de tela ao tocar com três dedos na tela, ótimo para quando você só tem uma mão livre e está em uma posição ruim para apertar os botões laterais, e o de deslizar para dividir a tela, que já comentamos no começo dessa matéria.

Além deles, temos alguns outros que são bastante intuitivos, como levantar o celular para acender a tela, virar ele com a tela para baixo para ativar o modo Não Perturbe e pegar o celular para silenciar um alarme.

Os gestos podem ser encontrados dentro do app Moto, tocando no menu lateral e indo em Gestos, ou no menu de configurações do sistema, também em Gestos.

Como deixar a tela ligada sempre que estiver olhando

Nada mais irritante do que estar lendo um artigo mais longo e a tela escurecer no meio dele, não é mesmo? Isso é especialmente comum quando o tempo de tela está configurado para desligar com 30 segundos, como vem por padrão.

Além de poder alterar este tempo indo nas configurações de tela e selecionando a opção de tempo de tela, que vai de 15 segundos a 30 minutos, você também pode configurar o seu celular para que a tela não apague enquanto você estiver olhando para ela.

Para isso, basta ir no app Moto, abrir o menu lateral e ir em tela, escolhendo a opção Tela Alerta. Também é possível encontrar essa opção nas configurações de tela, já que o app Moto serve basicamente de atalho para as configurações espalhadas pelo sistema.

Como editar uma captura de tela

Essa função não é exatamente novidade, mas muita gente ainda não conhece, além dela ter ficado mais completa com a chegada da MyUX. Para ativá-la, basta ir ao app Moto ou em configurações de tela e procurar por editor de captura de tela.

Ao ativá-la, toda vez que uma captura é feita aparece uma barra na parte inferior da tela com opções de editar, compartilhar, abrir no Google Lens ou excluir. Em editar você consegue cortar a imagem, aplicar filtros ou destacar o que está querendo mostrar, salvando então no arquivo original ou em uma cópia.

Como melhorar a experiência em jogos

O Moto Gametime também não é novidade, mas vem sendo aprimorado ao longo das últimas versões da interface da Motorola.

Com ele você consegue manter o foco durante a jogatina, silenciando notificações e outras distrações que podem acabar te fazendo perder uma partida importante. Também é possível registrar o que está jogando e compartilhar de forma fácil com redes sociais para que seus amigos vejam o quão bom você é no FreeFire.

Como mudar a equalização de músicas

Ainda dentro das configurações de mídia do app Moto, temos uma parte voltada para efeitos de áudio, onde você consegue fazer ajustes específicos para quando estiver ouvindo músicas, jogando ou assistindo vídeos no seu celular, seja com o alto-falante externo ou com fones de ouvido.

Por aqui também é possível configurar para que você navegue pelas faixas que está ouvindo com a tela desligada, podendo usar os botões de aumentar e diminuir volume para avançar ou retroceder. Isso é ótimo para mudar de música de forma discreta na rua ou no ônibus, por exemplo.

Como acessar atalhos na tela inicial

Outra função legal incluída pela Motorola é a possibilidade de acessar configurações específicas para a interface direto da tela inicial.

Para isso, basta tocar e manter pressionado em uma área vazia da tela inicial que um pop-up com as opções será exibido, incluindo as configurações da tela inicial, widgets, papéis de parede e estilos. Isso evita que você tenha que ficar navegando até o app Moto ou o menu de configurações para achar o que procura.

Como melhorar a privacidade de notificações

Nada mais irritante do que alguém pegar o seu celular bloqueado e ver de cara todas as suas notificações, não é mesmo? Para evitar isso, é possível alterar a forma como as notificações são exibidas enquanto a tela estiver bloqueada, bastando abrir o menu de configurações, ir em apps e notificações, tocar em notificações e procurar pela opção de notificações na tela de bloqueio.

Você pode escolher entre mostrar tudo, mostrar apenas notificações importantes ou não mostrar nada.

Como desativar a busca por redes 5G e poupar energia

Aparelhos como Moto G 5G e Moto G 5G Plus contam com suporte a redes 5G, mas como a rede ainda está engatinhando no Brasil, para a maioria será perda de tempo (e energia) deixar com que eles continuem buscando por essa conexão o tempo inteiro.

Para mudar isso e colocar o 4G como rede preferencial, basta ir até configurações, rede e internet, e então rede móvel. Ali você pode definir o tipo de conexão preferencial que será realizada de forma automática, deixando o 4G como a mais importante enquanto o 5G ainda não chega à sua cidade.

E aí, curtiu as dicas? Já sabia que dava para fazer tudo isso com seu Moto G 5G ou Moto G 5G Plus? Sabe de alguma outra função legal que vale a pena destacar? Não esqueça de comentar abaixo!

  • O Motorola Moto G 2020 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G 5G Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

9

Comentários

Moto G 5G: 10 dicas e truques para aproveitar ao máximo o seu Motorola | Vídeo do TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista