LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G 5G Plus vs Galaxy A71: conectividade faz a diferença nos intermediários? | Comparativo

27 de março de 2021 67

Moto G 5G Plus e Galaxy A71 são dois dos principais celulares intermediários lançados em 2020. As duas opções buscam chegar próximo do que entrega um top de linha, mas com cortes de custos e hardware que ainda não os colocam como flagships.

Será que a presença do 5G no da Motorola faz ele superar o modelo coreano? Saiba a resposta neste Comparativo do TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G 5G Plus

Os dois smartphones possuem acabamentos semelhantes. A opção de ambos foi o uso de um plástico brilhante, que dá uma aparência de vidro, mas também junta mais digitais com facilidade. Pelo menos, estão um pouco mais acima da média com padrão do design da traseira. O A71 tem uma mistura de linhas verticais com quadrados holográficos, para chamar a atenção de quem vê. Já o Moto G 5G Plus aposta na aparência em degradê para atrair o consumidor.

A opção na frente foi pelo notch no formato de furo na tela. A Samsung optou pela posição centralizada de costume dos seus aparelhos. Já a Motorola preferiu colocar as duas câmeras frontais no canto superior esquerdo. Mas não no tradicional formato de pílula, e sim em blocos separados, o que pode não deixar tão discreto assim.

Samsung Galaxy A71

Vamos a outro detalhe importante: o leitor de impressões digitais. No Galaxy, o sensor biométrico traz a solução mais avançada do momento ao ficar sob a tela, mesmo sem ser dos mais rápidos disponíveis no mercado. Já o Moto G coloca o recurso na lateral, mas em uma posição alta demais, que pode trazer problemas para quem tem mãos pequenas. O coreano ainda leva vantagem por oferecer um slot para cartão MicroSD dedicado, sem interferir na presença de um segundo chip de operadora, como acontece com o rival.

A Samsung larga na frente no Comparativo.

Melhor construção Nenhum
Slot é híbrido ou não? Galaxy A71
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Galaxy A71
Melhor solução da biometria Galaxy A71
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy A71

74 x 168 x 9 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
76 x 163.6 x 7.7 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Se o acabamento é no mesmo material, o tamanho de tela também não muda em ambos os dispositivos. Mas podemos dizer que as semelhanças param por aí. Logo ao analisar o material, já vemos mudanças. O Moto G 5G Plus não acompanha o Super AMOLED do A71 e vem com um painel IPS LCD. Mas tenta compensar em outras características. Aqui podemos citar a taxa de atualização de 90 Hz e o suporte ao HDR10. Mas não espere muito brilho aqui, então você poderá ter dificuldades em dias ensolarados.

A resposta do concorrente é justamente no nível de luz apresentado, que não deve te dar problemas em visibilidade mesmo fora de casa durante o dia. O coreano também oferece proteção do seu painel com Gorilla Glass 3, um diferencial sobre o adversário, sem contar o maior aproveitamento frontal.

Este é um ponto fácil para a Samsung.

Melhor tecnologia de tela Galaxy A71
Melhor resolução de tela Galaxy A71
Melhor proporção tela/corpo Galaxy A71
Tela de Hz elevada? Moto G 5G Plus
Qualidade geral da tela Galaxy A71

Som


O som não é o ponto forte de nenhum dos lados. Os dois entregam solução mono, com um único alto-falante inferior. O Moto G decepciona mais por entregar potência mediana apenas. O grave sai mais abafado, apesar de o áudio não distorcer no máximo. Isso também não ocorre no Galaxy, mas ao menos neste o desempenho é mais satisfatório para ver vídeos no YouTube, por exemplo. Caso você seja mais exigente, o caminho é optar por um fone de ouvido.

E por falar nisso, as duas caixas são acompanhadas do acessório. No modelo da Motorola, os fones carecem de grave e não têm equilíbrio, diferente do que vem junto com o da Samsung, que já traz uma qualidade sonora decente e conforto. De qualquer forma, não dispensará o investimento em um melhor, para conseguir extrair o áudio que deseja.

Por detalhes, o A71 abre mais a vantagem aqui.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos
Qualidade sonora geral Galaxy A71

Sistema


Moto G 5G Plus e Galaxy A71 saem da caixa equipados com o Android 10. O primeiro não tem tantas modificações como o segundo, mas cada um conta com diferenciais. A Motorola tem a seu favor os famosos gestos. Dá para ativar a câmera ao girar o aparelho ou ligar a lanterna ao sacudi-lo, o que facilita o uso com uma mão. Por outro lado, a Samsung incluir recursos interessantes, como a Tela Edge para atalhos de apps ou ações, além do tema escuro para economizar bateria combinado com a tela AMOLED e uma série de outros recursos extras nativos.

Os dois celulares acabam por entregar boa fluidez na experiência geral, mas o Galaxy A71 pode ser uma opção melhor no quesito atualizações. Ele deve receber o Android 11 em abril deste ano e está na lista da marca para ser agraciado com updates durante três anos. Enquanto isso, o Moto G 5G Plus apenas tem confirmação para a décima primeira edição do Android, mas sem qualquer previsão de disponibilidade. A seu favor, joga a presença do 5G, com suporte já assegurado para quando a Anatel leiloar as frequências.

De um lado, recursos extras e atualizações. Do outro, gestos e suporte ao 5G. Temos um empate em sistema.

Sistema bem atualizado? Galaxy A71
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy A71
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Moto G 5G Plus

Desempenho


A Motorola adicionou o Snapdragon 765 no seu smartphone, enquanto o Galaxy A71 vem com o 730. Mas será que o hardware mais forte do primeiro se sobressai? Bom, a considerar o nosso teste de velocidade, não é bem assim na prática. A plataforma do Moto G 5G Plus vai bem mais rápido que o rival na abertura de apps, mas o multitarefas foi decisivo a favor do modelo da Samsung, que levou menos da metade do tempo para reabrir todos os aplicativos, mesmo com menos memória RAM.

Mas são nos benchmarks que a plataforma móvel do Moto G mostra sua potência. Ela fica a frente do concorrente coreano principalmente no AnTuTu, com cerca de 70 mil pontos de vantagem. No Geekbench, também há superioridade, mas menor que o encontrado no anterior. O chip usado pela Motorola tem a vantagem da conexão 5G, só que ela vai ser um atrativo mesmo apenas quando essa rede estiver mais popularizada pelo país, como já mencionamos. Todos os jogos testados pelo TudoCelular também foram dentro do esperado e rodaram com boa fluidez nos dois celulares.

O A71 teve tempo total menor nos nossos testes, e isso pesa mais para ele levar o ponto em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy A71
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem os melhores números de benchmarks? Moto G 5G Plus
Qual o processador mais atualizado? Moto G 5G Plus
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Moto G 5G Plus
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria


E como eles se comportam em autonomia? Ambos conseguiram ultrapassar as 20 horas de tempo de uso total nos nossos testes, com uma pequena vantagem de sete minutos ao Galaxy. Mas o que surpreende não é a duração, e sim esse empate técnico mesmo com 500 miliampères-hora a menos para o coreano.

Em recarga, mais uma vez, o A71 fica na frente do concorrente, ao encher toda a sua bateria com menos de uma hora e meia conectado na tomada. Diferente do modelo da Motorola, que precisou de duas horas para completar o processo. O carregador de 25W da Samsung fez a diferença contra o de 20W da rival.

É outro ponto para o Galaxy A71.

Qual tem mais bateria? Moto G 5G Plus
Qual recarrega mais rápido? Galaxy A71
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy A71
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

Será que as resoluções maiores da Samsung superam a Motorola na briga entre os conjuntos quádruplos de câmeras traseiras? Começando pelo sensor principal, o Moto G registra boas fotos mais em condições de boa luminosidade, com queda de nitidez à noite. Já o Galaxy não se destaca em alguma característica específica, mas entrega balanço de cores e contraste satisfatórios. Este também dá a opção de extrair o máximo com o modo de 64 MP, enquanto o adversário não deixa tirar fotos em 48 MP. Somente com a tradicional junção de quatro pixels em um.

Não é uma novidade que a qualidade da foto tem uma queda quando passamos para a lente ultrawide. Mas a baixa é menor no A71, por registrar mais detalhes e entregar nitidez superior. O dispositivo da Motorola peca aqui com imagens granuladas conforme a luz cai, além de aparentar cores mais desbotadas, sem um modo noturno para ajudar, algo que o concorrente já oferece.

A câmera macro faz um bom trabalho em ambos os lados. Apenas o Moto G tem foco automático, mas não funciona como deveria e perde o foco ao chegar muito perto. Já o A71 somente fixa os detalhes a uma distância exata de 5 centímetros. Por último, a lente de desfoque faz a separação dos planos de forma aceitável, mas gera algumas falhas em nitidez e ruídos com o aparelho da Motorola.

Pela performance geral, mais um ponto para o Galaxy.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy A71
Melhores fotos noturnas Nenhum
Conjunto mais versátil Nenhum
Melhor ultrawide Galaxy A71
Melhor teleobjetiva Nenhum
Melhor macro Moto G 5G Plus
Melhor desfoque Galaxy A71

Fotos tiradas com o Motorola Moto G 5G Plus

Os dois possuem suporte para gravação em 4K, mas somente o A71 também o faz com o sensor ultrawide. A estabilização funciona bem para reduzir os tremidos de ambos os lados, assim como o áudio não decepciona nem sofre tanto com ruídos de vento, por exemplo.

Pela resolução maior na grande-angular, o aparelho da Samsung amplia a vantagem.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4K a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Galaxy A71

Fotos tiradas com o Galaxy A71

Como já destacamos lá no visual, o Moto G 5G Plus tem uma câmera frontal a mais no seu conjunto. A secundária é ultrawide e dá a opção de tirar selfies com mais pessoas ao lado. Já o Galaxy A71 tira boas fotos, mas a expectativa era de uma qualidade maior. Pelo menos, ele grava em 4K até com a lente frontal, o que não ocorre com o da Motorola.

Em selfies, o Moto G ganha o ponto por oferecer mais possibilidades ao usuário.

Melhor conjunto de câmera frontal Moto G 5G Plus
Câmera frontal grava em 4K? Galaxy A71
Melhor selfie Moto G 5G Plus

Preço

Finalmente, entramos naquilo que pode ser o fator mais decisivo para o consumidor: o preço. O Moto G 5G Plus chegou ao mercado nacional por R$ 3 mil, enquanto o Galaxy A71 veio ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 2.800. A diferença entre os dois aumentou um pouco no cenário atual, já que o modelo da Motorola pode ser encontrado por R$ 2 mil, contra algo na faixa de R$ 1.700 para o coreano. Por mais que não pareça uma grande diferença de valor, R$ 300 no bolso do consumidor pode fazer muita diferença em seu dia a dia.

Então, o intermediário da Samsung fecha com o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy A71
Qual tem melhor custo-benefício atual? Galaxy A71

8.4 Hardware
7.3 Custo Benefício

Motorola Moto G 5G Plus

Comparar Aviso de preço
8.2 Hardware
6.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy A71

Comparar Aviso de preço

Conclusão

E aqui temos uma vitória larga do Galaxy A71 contra o Moto G 5G Plus. A presença da rede móvel de quinta geração claramente não fez a diferença para o dispositivo da Motorola, em especial pelo fato de o 5G ainda não estar bem expandido no Brasil. No geral, o modelo da Samsung só não é soberano nas selfies, onde o rival tem um conjunto mais completo, e no sistema, ao empatar contra os recursos extras da marca pertencente à Lenovo.

É importante destacar que, mesmo superior em quase todos os quesitos, o intermediário da coreana ainda pode ser encontrado a um custo inferior, o que torna a sua compra mais interessante do que o Moto G concorrente.

RESULTADO

Motorola Moto G 5G Plus: 2 PONTOS

  • Empate em software
  • Melhor em selfies

Samsung Galaxy A71: 9 PONTOS

  • Melhor design
  • Melhor tela
  • Melhor som
  • Empate em software
  • Melhor desempenho
  • Melhor bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor custo-benefício

Agora, é a vez de a gente saber a sua opinião sobre o resultado. Você considera o Galaxy A71 tão superior ao Moto G 5G Plus? Escolheria o celular da Motorola por algum motivo específico? Acha que o 5G faria a diferença na hora da compra ao pensar a longo prazo? Comente com a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 12 de maio de 2021, às 11:12)

67

Comentários

Moto G 5G Plus vs Galaxy A71: conectividade faz a diferença nos intermediários? | Comparativo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020