LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como é um smartphone 5G? Saiba os benefícios que a nova tecnologia para celular pode te trazer

08 de junho de 2021 9

Você cada vez mais deve estar vendo ou ouvindo falar sobre celular 5G na sua vida, não é mesmo? Mas o que ele significa e como é um smartphone 5G? O TudoCelular vai explicar em detalhes para você entender tudo sobre essa nova tecnologia e saber quais são os benefícios que ela pode te trazer.

O que é 5G?

O 5G tem tomado grande espaço nos noticiários como algo que vai revolucionar a área de comunicação e até outros setores. Mas quais são as diferenças para o 4G que já conhecemos no nosso celular? O 5G nada mais é do que a quinta geração das redes móveis, ou seja, ela vem para melhorar o que já conhecemos no 4G. Falando assim, parece que se trata somente da velocidade da internet, mas essa tecnologia vai muito além. Que tal citar algumas das características dela?

Já que a gente mencionou primeiro, vamos falar de velocidade. No 4G, você deve estar acostumado com internet móvel inferior a 100 Mega. Dependendo de onde estiver, até bem menos do que isso. No 5G, a gente vai conseguir alcançar até a casa dos 2 Giga nos dados móveis, e isso porque a história dessa rede está apenas no início. Fazendo um cálculo rápido, dá para ter, pelo menos, 20 vezes a mais se comparado ao máximo que dá para conseguir hoje com o 4G. Imagina como os seus downloads vão ficar rápidos com isso? Vai dar para ver os vídeos dos seus serviços de streaming preferidos com muito mais qualidade e sem aquelas travadas chatas também.

Uma outra novidade do 5G é a chamada latência ultrabaixa. Mas o que essa expressão significa? Quando você usa a internet para qualquer tarefa, há um tempo entre o dispositivo que você faz a ação e a antena. É uma espécie de caminho que a sua ação faz até chegar à resposta desejada. Com a redução na latência, o que você faz acontece do outro lado em tempo real. Vou te dar um exemplo. Vamos supor que esteja jogando um game de tiro pela nuvem, você conectado a uma rede 5G no seu smartphone e o seu amigo, não. Se vocês derem um tiro ao mesmo tempo, o seu sairá mais rápido, já que o tempo ficaria menor nesse trajeto que o sinal faz.

Em um momento futuro, quando essa tecnologia estiver mais consolidada no país, vai se tornar possível a Internet das Coisas em massa. Em outras palavras, mais objetos poderão estar conectados e responder de maneira instantânea ao que você deseja por comandos de voz ou poucos toques no seu telefone.

Smartphones 5G

Agora, chegou a hora de a gente abordar como é um smartphone 5G. Conforme os avanços no mundo possibilitaram o desenvolvimento do 5G, a indústria começou a fazer aparelhos compatíveis, que geralmente levavam o nome da rede junto com o principal, para diferenciar estes das versões apenas com 4G. Mas depois passaram a ganhar identidade própria e não se limitar a apenas versões. No Brasil, a Motorola foi a primeira a lançar smartphones compatíveis tanto no segmento premium, com os modelos da família Motorola Edge, como entre os intermediários, com o Moto G 5G Plus e Moto g 5G. O mais recente lançamento da Motorola compatível ao 5G é o moto g100 5G.

Uma característica importante que você deve saber: não é qualquer aparelho que pode ter acesso à tecnologia 5G. Para isso, o celular precisa ter um modem compatível com a nova rede. Ele pode ser integrado à plataforma móvel, onde fica o processador, ou um componente a mais presente na parte interna do dispositivo.

Este último caso é o que suporta mais bandas, para tornar a sua experiência ainda melhor mesmo com um consumo de bateria um pouco maior. No corpo em si, não tem mudança que te deixe saber que um modelo tem ou não o 5G. Então, não precisa se preocupar com tamanhos maiores ou aparelhos mais pesados. Mas a rede vem escrita na tela, junto ao símbolo do seu sinal de telefone, quando o usuário ativa os dados móveis.

O que dá para fazer com smartphone 5G?

E o que você pode fazer com um smartphone 5G? Como a gente já falou lá no início, uma das principais características dessa tecnologia é o aumento considerável na velocidade de internet. Ou seja, pode se imaginar fazendo downloads de arquivos e vídeos grandes em pouco tempo, além de ver seus filmes e suas séries favoritas com carregamento muito mais rápido que antes, sempre na qualidade máxima possível.

Outra novidade possível com o 5G é o streaming de jogos, por exemplo. Essa tecnologia vai permitir que você rode jogos no seu celular direto da nuvem, sem perda de qualidade nem travamentos. Você vai economizar espaço no seu dispositivo e ainda terá uma grande fluidez, como se estivesse em um console ou PC.

A rede de quinta geração pode te ajudar a conectar o seu celular em ambientes mais difíceis, como aqueles que já estão com muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo, ou em áreas mais remotas, que são pouco atendidas com outras tecnologias por causa da falta de infraestrutura. É o caso da fibra óptica, por ficar mais restrita a grandes centros.

Ter um celular 5G atualmente também é pensar no futuro. Com um telefone compatível em mãos, você vai ter certeza que, quando essa tecnologia operar em sua totalidade no país, estará preparado para aproveitar tudo o que ela pode te oferecer. E, claro, não precisará comprar um outro modelo que seja compatível com a rede de quinta geração.

Do DSS às faixas exclusivas

É importante você ainda ficar ligado na disponibilidade do 5G na sua operadora. Neste momento, no Brasil, enquanto o leilão das frequências dedicadas a essa tecnologia não é feito, você pode conectar o seu smartphone compatível pelo chamado DSS. Este é um compartilhamento usado pelas provedoras para usar as faixas do 4G em uma melhoria da sua experiência.

Ainda não tem toda a capacidade que a gente já mencionou sobre velocidade e latência, por exemplo, mas você já poderá ter uma internet mais rápida e fluida sem precisar esperar pela venda das frequências. Além de o DSS facilitar o acesso em ambientes mais fechados e distantes da antena. Quando todo o espectro que foi reservado para o 5G definitivo ficar liberado, você já terá automaticamente a experiência mais completa dessa tecnologia no seu celular.

Quais celulares 5G comprar?

Quer saber qual celular com 5G comprar no momento? Vamos dar duas indicações para diferentes segmentos. Entre os mais avançados, a sugestão é o Moto G100 5G. Este entrega desempenho rápido e bateria grande. Mesmo que o 5G tenha um consumo um pouco maior, você ainda poderá deixá-lo longe da tomada por mais de um dia.

Já na categoria de intermediários, a recomendação é o Moto G 5G. Aqui você terá o melhor custo-benefício em um celular com a rede de quinta geração. Ele tem performance satisfatória em multitarefas, quando precisa segurar apps em segundo plano, e ainda te dá muitas horas de autonomia de bateria, sem cobrar caro por isso.

Encerramento

Agora que já sabe como é um smartphone 5G e quais são os benefícios dele para a sua vida, pensa em ter um telefone compatível em breve? Como você pretende se preparar para a chegada em definitivo desta tecnologia? Não deixe de comentar com a gente.

Publieditorial

  • O Motorola Moto G100 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G 2020 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G 5G Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

9

Comentários

Como é um smartphone 5G? Saiba os benefícios que a nova tecnologia para celular pode te trazer

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas