LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto E7 Power vs Galaxy A02s: qual básico vence entre Motorola e Samsung? | Comparativo

26 de junho de 2021 25

Moto E7 Power e Galaxy A02s estão entre aqueles celulares de entrada que sempre são opções mais em conta, sem se esquecer de algumas características mais procuradas. Entre Motorola e Samsung, qual oferece o melhor basicão para o consumidor? É o que vamos conferir agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design

Motorola Moto E7 Power

De frente, o design dos dois celulares tem muitas semelhanças. Ambos entregam notch em forma de gota para abrigar a câmera frontal e borda maior na extremidade inferior. Temos praticamente as mesmas dimensões, mas Galaxy A02s ainda é um pouco menor e mais leve que o Moto E7 Power.

O smartphone da Samsung traz uma traseira texturizada com desenhos em formatos geométricos, para dar uma aparência mais premium. Já o da Motorola não vem com nenhum efeito que aumenta a elegância. São dois corpos de plástico, porém só o E7 Power possui leitor biométrico e aquela proteção mais básica contra respingos.

Samsung Galaxy A02s

A favor do A02s, conta a presença de uma gaveta para dois chips de operadora e um slot para cartão MicroSD. O rival apenas fornece a opção híbrida, que obriga a escolher entre uma segunda linha ou a expansão de memória. Pena que nenhum deles suporta Wi-Fi de 5 GHz, então você terá que se contentar com uma internet sem fio mais lenta.

Aqui há um equilíbrio entre os destaques de cada um, mas o leitor biométrico se sobressai pela importância do uso. O Moto sai na frente no Comparativo.

Melhor construção

Nenhum

Slot é híbrido ou não?

Galaxy A02s

Possui alguma resistência?

Moto E7 Power

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Moto E7 Power

Qual é mais leve e mais fino?

Galaxy A02s

75.9 x 165.1 x 9.2 mm
6.5 polegadas - 1600x720 px
75.9 x 164.2 x 9.1 mm
6.5 polegadas - 1560x720 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A tela tem tão poucas diferenças como a aparência de frente dos aparelhos. Nos dois casos, você vai encontrar painel IPS LCD, com resolução apenas HD+ e tamanho de 6,5 polegadas. Tanto a Motorola quanto a Samsung economizaram no brilho e dificultaram o uso dos seus basicões fora de casa, especialmente em dias mais ensolarados.

Pelo menos, o contraste de ambos não decepciona. O Galaxy chega com cores mais vibrantes que o seu rival, mas o Moto dá o troco ao ter um aproveitamento frontal um pouco maior. Tirando esses pequenos detalhes, você não terá muitas mudanças na experiência entre um e outro.

Sem grandes distinções, damos um empate em tela.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Moto E7 Power

Tela de Hz elevada?

Nenhum

Qualidade geral da tela

Galaxy A02s

Som


Se as fabricantes economizaram no painel, no áudio não foi diferente. Os dispositivos têm apenas uma saída de som, que entrega baixa qualidade ao usuário. O da Motorola fica na traseira e acaba abafando fácil, sem contar o excesso de agudos com o volume no máximo, o que não ajuda ter uma potência até que boa.

Já o da Samsung está localizado na parte inferior e ainda consegue acertar nos agudos, mas possui potência somente mediana e qualidade sonora bem pequena. Pelo menos o E7 Power ainda vem com fone de ouvido na caixa, que já ajuda a melhorar a experiência mesmo sendo bem básico. Assim, o consumidor não precisa gastar de imediato em um acessório para corrigir o problema das saídas nativas.

Este seria o clássico zero a zero, só que vir com fones na embalagem resolvem o problema a curto prazo, ao menos. O Moto pontua mais uma vez.

Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Ambos

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Nenhum

Vem fones de ouvido na caixa?

Moto E7 Power

Qualidade sonora

Nenhum

Sistema


Moto E7 Power e Galaxy A02s saem da caixa com Android 10. O primeiro vem com uma plataforma praticamente sem modificações, enquanto o segundo conta com a interface One UI Core, a versão geralmente encontrada na linha M. Ambos não entregam os mesmos recursos vistos em celulares mais caros e sofrem com falta de fluidez constante no sistema.

Ao menos, a Samsung tem se preocupado mais em manter seus celulares atualizados do que a Motorola. Ela já tem inclusive liberado o Android 11 ao seu modelo. Isso dá a garantia de que o usuário vai receber suporte da empresa por mais tempo.

Pelas atualizações, o A02s anota o ponto em software.

Sistema bem atualizado?

Nenhum

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A02s

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Desempenho


Temos um clássico duelo entre MediaTek e Qualcomm. E neste duelo, mesmo três anos mais velho, o Snapdragon 450 usado pela Samsung se deu melhor nos nossos testes de velocidade. Ele foi mais rápido que o Helio G25 da Motorola por quase um minuto e meio. É bem verdade que os dois não foram bem no multitarefas, mas a plataforma mais rápida fez com que o coreano terminasse o processo mais rápido.

Os benchmarks não mostraram muita distância entre os dois, com uma ligeira vantagem para o A02s. Ou melhor, apenas o Geekbench, já que não conseguimos executar o AnTuTu no E7 Power. A situação se repetiu em jogos, quando o Moto não rodou o Asphalt 9. No geral, não são aparelhos para games, mas os títulos sofrem menos com engasgos no Galaxy.

Por ser mais rápido, o ponto de desempenho vai para o A02s.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy A02s

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy A02s

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy A02s

Qual o processador mais atualizado?

Moto E7 Power

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy A02s

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


Os dois smartphones optaram por uma bateria de 5.000 mAh. Só pela capacidade, você já pode imaginar que não decepcionam em autonomia. Ambos entregam duração para mais de um dia completo, porém você terá duas horas e meia a mais no Galaxy. Isso mostra uma otimização maior de software para lidar com o gasto de energia.

Mas quando falamos no carregamento, a situação se inverte. A Samsung economizou demais e só manda um adaptador de tomada de 5 W, enquanto a Motorola entrega um de 10 W. O resultado é mais de 4 horas conectado para encher até os 100%, quase uma hora e 20 minutos a mais que o Moto.

O A02s tem mais autonomia, mas o tempo de recarga não justifica o ponto para ele. Por isso, temos um empate.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Moto E7 Power

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy A02s

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Encontramos dois conjuntos bem modestos para fotos. As duas câmeras principais têm 13 MP e não empolgam tanto os usuários. O Moto tem bom nível de detalhes, apesar errar no contraste. Já o Galaxy até registra imagens com boa nitidez e poucos ruídos, mas tem um HDR limitado. Este pelo menos tem um modo wide, que usa a mesma lente para capturar mais informações, algo ausente no rival.

A câmera secundária da dupla é uma macro e sofre com os mesmos problemas. Ambas têm resolução baixa, que não deixa se aproximar tanto do objeto, sem contar a falta de foco automático. Por último, só a Samsung conta com um terceiro sensor para desfoque. Este até faz bem o trabalho, mas desativa o HDR e acaba por estourar a luz de fundo.

O conjunto mais versátil dá o ponto ao Galaxy.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy A02s

Melhores fotos noturnas

Galaxy A02s

Conjunto mais versátil

Galaxy A02s

Melhor ultrawide

Nenhum

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Galaxy A02s

Fotos tiradas com o Motorola Moto E7 Power

Os aparelhos não passam da resolução Full HD em suas capacidades de vídeo. Os celulares ainda pecam na estabilização e entregam filmagens bem tremidas. O foco é mais ágil no modelo da Samsung, que também captura áudio estéreo, uma ausência do concorrente da Motorola.

O A02s pontua de novo.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Possui estabilização eletrônica?

Nenhum

Foco mais ágil

Galaxy A02s

Grava em 4K a 60fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Galaxy A02s

Melhor em vídeo

Galaxy A02s

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A02s

Não espere muito das selfies aqui. A câmera frontal dos dois somente tira boas fotos durante o dia, desde que não esteja contra o Sol. O Galaxy ainda tem o problema de suavizar mais o tom de pele, o que perde os detalhes do rosto. Já à noite, as duas têm muita queda na qualidade, mas as imagens ficam mais granuladas no Moto. As gravações também são limitadas ao Full HD.

Os dispositivos ficam empatados em selfies.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Nenhum

Preço

Chegou a hora de falar de um dos pontos mais importantes para o consumidor: o preço. O E7 Power chegou ao país por R$ 1.100, trezentos reais mais caro que o valor de lançamento do rival A02s. Mas agora essa diferença não existe mais no varejo brasileiro: a dupla pode ser encontrada na faixa de R$ 700.

Por ser o que mais baixou de custo desde a disponibilidade no Brasil, além de entregar mais pontos positivos até aqui, o Galaxy acaba por ser uma opção mais vantajosa no quesito custo-benefício.

Então, encerramos o Comparativo com mais um ponto para o celular coreano.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Moto E7 Power

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy A02s

6.4 Hardware
6.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy A02s

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O placar foi apertado, porém, o Galaxy A02s se sagrou vencedor deste duelo entre basicões. Ele é o que entrega o sistema mais bem atualizado, sem contar um desempenho superior e câmeras de melhor qualidade. Isso faz dele um custo-benefício melhor no momento, já que os dois estão na mesma faixa de preço.

Por outro lado, a Motorola ainda conseguiu se sair melhor que o concorrente por ter um design com mais destaques importantes, fora o fato de vir com fones na caixa, para amenizar as dificuldades no alto-falante. É bom a gente destacar também que o equilíbrio foi tão grande, que várias das categorias terminaram empatadas.

RESULTADO

Motorola Moto E7 Power: 5 PONTOS

  • Melhor design
  • Empate em tela
  • Melhor em som
  • Empate em bateria
  • Empate em selfies

Samsung Galaxy A02s: 8 PONTOS

  • Empate em tela
  • Melhor software
  • Melhor desempenho
  • Empate em bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Empate em selfies
  • Melhor custo-benefício

Queremos saber de você o que achou do duelo entre os basicões. Qual foi o que mais te agradou? Compraria ou já tem algum deles? Pode comentar com a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 15 de abril de 2024, às 16:38)

25

Comentários

Moto E7 Power vs Galaxy A02s: qual básico vence entre Motorola e Samsung? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista