LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo em tamanho real: Motorola Edge 20, 20 Pro e 20 Lite contra antecessores

29 de julho de 2021 3

Nesta quinta-feira (29), a Motorola finalmente apresentou ao mundo os novos integrantes da linha Edge 20. São três smartphones que pretendem se apresentar como boas opções para todos os públicos: o Motorola Edge 20 Lite para aqueles que têm orçamento mais apertado e as variantes Edge 20 e 20 Pro, com especificações equilibradas e design premium.

Uma das grandes diferenças entre os novos modelos da linha Edge e seus antecessores, apresentados em abril de 2020, é o abandono da tela curva. Os celulares Motorola Edge e Edge Plus marcaram o retorno da companhia ao mercado de smartphones topo de linha. A série Edge como um todo se destaca por contar com suporte nativo a nova conexão 5G.

Mas indo além do quesito display, quais são as novidades e mudanças que chegam com os Motorola Edge Lite, Edge 20 e Edge 20 Pro? Vale a pena optar por essa nova geração ou as diferenças para os modelos Edge e Edge Plus não são grandes?

Para responder essas perguntas, o TudoCelular preparou um comparativo em tamanho real em que os cinco últimos modelos da linha Motorola Edge se enfrentam. Confira abaixo!

71.1 x 161.64 x 9.29 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
71.4 x 161.1 x 9.6 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
75.95 x 165.89 x 8.25 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
76.1 x 163.4 x 6.99 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
76 x 163.3 x 8 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação
Tela e design

A Motorola lançou os três integrantes da nova geração da linha Edge seguindo a mesma linha estética dos predecessores. No entanto, diferente da geração anterior, os aparelhos deste ano não contam com tela a curvada.

Mesmo assim, apesar dessa mudança que pode ser considerada brusca por muitos, ainda temos o design premium aliado a construção com painel traseiro em vidro no modelo Pro. Nos demais, a Motorola recorreu ao bom e velho policarbonato que consegue imitar o vidro.

Nessa nova geração, a marca apresenta dispositivos mais leves, com destaque para o Edge 20, que pesa apenas 163g. A diferença em tamanho de tela é praticamente nula.

Os modelos antecessores apresentavam tela OLED de 6,7 polegadas com resolução FHD+ e taxa de atualização de 90 Hz, enquanto os atuais sofreram apenas uma pequena redução de tamanho para 6,67 polegadas.

O modelo mais simples, Edge 20 Lite, apresenta a mesma taxa de atualização da geração predecessora: 90 Hz. Mas o Motorola Edge 20 e 20 Pro se mostram mais robustos, entregando poderosa taxa de 144 Hz.

Outra diferença no design é a localização da câmera frontal e do leitor de digitais. Os modelos predecessores acomodavam a câmera de selfies em formato de furo no cantor superior esquerdo, enquanto a nova geração centralizou o sensor.

Já o leitor de digitais da linha Motorola Edge 20 vem montado na lateral, sendo que a geração anterior entregava o sensor embutido na tela.

Na parte traseira, os designs dos smartphones são bastante parecidos. A logo da Motorola fica centralizada na carcaça. O conjunto de câmeras é organizado de maneira vertical em um módulo retangular, à exceção do Motorola Edge 20 Lite, que possui um módulo quadrado.

No entanto, enquanto a geração antecessora lidava com quatro sensores na parte traseira, a nova geração apresenta apenas três. Todos possuem um flash.

Hardware

Apesar de compartilharem diversas especificações, os Motorola Edge 20, 20 Pro e 20 Lite trazem processadores diferentes entre si e também em comparação com a geração anterior. Isso porque a fabricante procura entregar opções para os mais diversos públicos e brigar com as cada vez mais populares marcas chinesas.

Todos os smartphones possuem suporte à tecnologia 5G e os três modelos da nova geração têm carregamento rápido de 30W. As grandes mudanças ficam por conta do processador e da capacidade da bateria.

A variante mais simples, Motorola Edge 20 Lite, apresenta o chipset acessível MediaTek Dimensity 720, uma aposta totalmente diferente das demais empregadas na linha Edge, que só utilizava Qualcomm Snapdragon até então.

O Motorola Edge, aliás, entrega o Snapdragon 778G, um avanço em comparação ao Edge com Snapdragon 765, enquanto o Edge 20 Pro utiliza o Snapdragon 870, também avançando em relação ao Snapdragon 865 do Edge Plus, mas de maneira menos significativa.

Em termos de memória RAM também há um avanço em comparação com os modelos antigos. O Edge 20 Lite e o Edge 20 são disponibilizados em versões com até 8 GB, mas também é possível encontrá-los com 6 GB, mesma configuração do Edge.

Já o modelo Edge 20 Pro apresenta 12 GB, mesma quantidade do Edge Plus. Aqui, nada muda. O armazenamento interno se comporta de maneira diferente: os modelos se equiparam, à exceção do Edge 20, que pode ser encontrado com 256 GB assim como o 20 Pro.

Apenas os modelos Edge e Edge 20 Lite suportam expansão com cartão MicroSD. Com a nova geração, a Motorola também entrega o seu próprio recurso de RAM virtual para que o usuário consiga converter 3 GB do armazenamento interno em mais RAM. Em todos os casos, há Android 11 rodando por baixo da já conhecida e pouco modificada interface da Motorola.


A capacidade das baterias varia bastante também. Há uma "piora" em relação aos respectivos modelos mais robustos e padrões das gerações 2020 e 2021 da linha.

Enquanto o Motorola Edge Plus apresenta capacidade de 5.000 mAh, o Edge 20 Pro entrega 4.500 mAh. Mesma coisa ocorre entre o Edge e o Edge 20: o primeiro apresenta 4.500 mAh, enquanto o novato tem apenas 4.000 mAh. O Edge 20 Lite se destaca nesse ponto, sendo o único da geração atual a entregar uma bateria robusta de 5.000 mAh.

Câmeras

Para fotos, a Motorola utilizou conjuntos de câmera bem similares. Os modelos Edge de 2020 apresentavam câmera frontal de 25 MP, enquanto a nova geração inteira entrega sensores para selfies de 32 MP.

Os modelos Edge 20 e 20 Pro têm exatamente o mesmo conjunto de câmeras traseiras também. Assim, temos o sensor principal de 108 MP para garantir fotos em alta resolução. Já a lente secundária é de 16 MP e pode ser usada para fotos ultrawide ou macro. Por fim, há o sensor telefoto de 8 MP. Ele suporta zoom óptico de até 3x e traz estabilização óptica.

No caso do modelo Lite, a câmera principal se mantém nos 108 MP, mas a secundária tem 8 MP (ultrawide + macro) e a terciária é de 2 MP para efeito de profundidade.

Enquanto isso, os Motorola Edge e Edge Plus tem diferenças consideráveis quando o assunto são as câmeras, e eles trazem sensor ToF, uma característica que não está presente na nova geração.

O Motorola Edge traz o conjunto mais simples da linha, com câmera principal de 64 MP, sensor ultra-wide e macro de 16 MP, câmera telefoto de 8 MP com zoom óptico de 2x e sensor ToF. Já o Edge Plus tem o mesmo setup dos modelos mais avançados da nova geração, sendo que apresenta ainda o sensor ToF.

Conclusão

Em linhas gerais, as mudanças entre a antiga e nova geração da linha Motorola Edge são bastante sutis. O Motorola Edge 20 Lite se apresenta como a grande "diferença" entre os novos modelos, visto que apresenta configurações mais simples, em contrapartida, não se destaca muito em relação ao Motorola Edge, à exceção do conjunto de câmeras.

Além disso, os aparelhos mais avançados também não apresentam grandes avanços em relação ao Motorola Edge Plus. O usuário que preferir optar por um modelo robusto da linha Edge 2021, em termos práticos, deve estar mais preocupado com maior taxa de atualização da tela, carregamento mais rápido e um processador com desempenho levemente superior.

E você, o que achou da nova geração da linha Motorola Edge? Qual dos modelos da série você escolheria para si?

Veja mais

(atualizado em 26 de março de 2024, às 17:50)

3

Comentários

Comparativo em tamanho real: Motorola Edge 20, 20 Pro e 20 Lite contra antecessores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista