LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Edge 20 Pro vs Galaxy S21 Plus: vale a pena pagar mais caro em top de linha? | Comparativo

10 de setembro de 2021 36

A Motorola renovou a sua linha premium recentemente com o Edge 20 Pro sendo o mais avançado da empresa entre os lançamentos de 2021 até o momento. Ele vem para oferecer hardware poderoso com preço justo, mas será que entrega melhor custo-benefício do que o Galaxy S21 Plus da Samsung? Confira o comparativo do TudoCelular e veja qual vale mais a pena comprar.

Índice do comparativo

Design e conectividade

Motorola Edge 20 Pro

Samsung Galaxy S21 Plus

Iniciamos o nosso embate comparando o design de cada aparelho. Se você busca um celular premium com corpo de metal e traseira em vidro, então pode escolher qualquer um. A diferença é que o Galaxy vem com geração mais atual do Gorilla Glass para dar um maior reforço contra quedas e riscos. Além disso, ele tem certificação IP68 para proteção contra água.

O top da Samsung é mais compacto e fino, porém o da Motorola é mais leve. O Edge 20 Pro chegou ao Brasil nas opções de cores azul e branca; já o Galaxy pode ser encontrado nas opções preta, prata e violeta. Os dois apresentam qualidade de construção similar e passam a sensação de produto caro.

76 x 163.3 x 8 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
75.6 x 161.5 x 7.8 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Na parte frontal há entalhe em formato de furo que fica na parte central com bordas um pouco mais finas no Galaxy. Na traseira há bloco saltado com conjunto triplo de câmeras. A diferença é que o módulo é um pouco maior no Edge 20 Pro, enquanto no rival fica integrado à lateral de metal.

S21 Plus tem leitor biométrico na tela que responde bem e desbloqueia o celular rapidamente. O Edge traz o sensor integrado ao botão de energia na lateral e funciona igualmente bem. Em termos de conectividade há 5G, Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5 e NFC em ambos.

Iniciamos nosso comparativo com o primeiro ponto para a Samsung.

Melhor construção

Ambos

Slot é híbrido ou não?

Nenhum

Possui alguma resistência?

Galaxy S21 Plus

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais compacto?

Galaxy S21 Plus

Multimídia e software

Tela


Em tela há a tecnologia OLED dos dois lados. O tamanho também é o mesmo, assim como a resolução, mas a Motorola foi além e incluiu um painel de 144 Hz, enquanto a Samsung traz um mais tradicional de 120 Hz. Ambos entregam brilho alto, mas o S21 ainda se destaca. Cores vibrantes e amplo ângulo de visão também fazem parte do conjunto.

Há suporte a HDR10+ para aproveitar ao máximo serviços de streaming. Em termos de calibração de cores temos vitória para a Samsung, mas o Edge permite mudar o tom de cores nas configurações de tela. E a taxa de atualização faz diferença na fluidez? Como temos uma pequena diferença entre as duas telas, muitos nem devem perceber.

Damos um ponto a cada em tela.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor resolução de tela

Ambos

Melhor proporção tela/corpo

Ambos

Tela de Hz elevada?

Edge 20 Pro

Painel tem proteção?

Ambos

Qualidade geral da tela

Galaxy S21 Plus

Som


A parte decepcionante no Edge 20 Pro fica para a falta de som estéreo. Há apenas uma saída de som na parte inferior do aparelho, enquanto o Galaxy usa o alto-falante de chamadas para canal secundário. Ambos entregam boa potência sonora e equilíbrio entre graves, médios e agudos.

Não há entrada P2 para fones de ouvido, mas a Motorola envia um fone com conexão USB-C com o Edge 20 Pro, enquanto a Samsung deixou o acessório de lado para economizar alguns trocados. A qualidade sonora é boa e apresenta bom conforto para algumas horas de música.

Mais um ponto para cada.

Som é estéreo?

Galaxy S21 Plus

Possui entrada P2?

Nenhum

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Edge 20 Pro

Qualidade sonora

Ambos

Software


Os dois saem da caixa com Android 11. Enquanto a Motorola promete duas atualizações do sistema para o Edge 20 Pro, a Samsung vai além e garante três updates e atualizações mensais de segurança por quatro anos.

O software da Motorola é mais limpo e vem com o app Moto com todos os recursos agrupados em apenas um lugar. Além disso, há um criador de GIFs que faz uma gravação de uma parte da tela para gerar memes instantâneos para você compartilhar. E mesmo com o aparelho vindo com 12 GB de RAM, ainda é possível usar parte do armazenamento para expandir essa memória.

O Android da Samsung é mais recheado de recursos e tem até modo desktop que recebe o nome de Dex. A Motorola também tem algo similar com o Ready For, mas sua plataforma vai além por permitir transformar uma TV velha em Smart TV e ter maior suporte a jogos do Android para jogar em tela maior e com controle Bluetooth conectado.

Como cada software tem seus diferenciais, damos empate.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S21 Plus

Qual entrega melhor fluidez?

Edge 20 Pro

Desempenho
Motorola Edge 20 Pro
Samsung Galaxy S21 Plus

O Galaxy S21 Plus chegou ao Brasil com Exynos 2100 e já vimos em outros comparativos que ele fica um pouco abaixo do Snapdragon 888. Mas e contra o Snapdragon 870 presente no Edge 20 Pro, qual leva a melhor? Em nosso teste de velocidade focado no multitarefas tivemos vitória para a Motorola. Claro, o Edge tem mais RAM, mas é bom ver que este não sofre com o mau gerenciamento de memória visto nos modelos intermediários da marca.

Em benchmarks também temos vitória para o Snapdragon 870. No AnTuTu chegamos a uma diferença de quase 10% na pontuação. Não é muito, mas há aqueles que fazem questão de ter o celular que alcança os números mais altos.

Qual é melhor para jogos? A tela de 144 Hz do Edge 20 Pro ajuda a ter um pouco mais de fps em jogos mais leves comparado ao Galaxy. Isso depende muito de cada jogo, já que nem todos permitem ir além de 120 fps. Em games mais pesados como PUBG e Call of Duty conseguimos rodar na qualidade gráfica máxima com ótima fluidez em ambos.

Aqui a vitória fica para o Motorola.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Edge 20 Pro

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Edge 20 Pro

Quem tem os melhores números de benchmark?

Edge 20 Pro

Qual o processador mais atualizado?

Ambos

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Edge 20 Pro

Qual tem mais armazenamento?

Ambos

Bateria
Motorola Edge 20 Pro
Samsung Galaxy S21 Plus

O Galaxy S21 Plus traz bateria de 4.800 mAh, sendo mais do que os 4.500 mAh do rival. Isso significa que o Edge 20 Pro entrega autonomia inferior? É aqui que o Snapdragon 870 mostra outra vantagem sobre o Exynos e conseguiu fazer a bateria do Motorola durar algumas horas a mais em nosso teste padronizado.

De qualquer forma, os dois conseguem passar o dia longe de tomadas com folga. E no tempo de recarga, quem leva a melhor? A Motorola manda um carregador de 30W na caixa, enquanto com o Galaxy você terá que comprar o carregador de 25W vendido à parte. O resultado é que temos uma bateria menor para ser alimentada por um carregador mais forte, e isso faz o Motorola passar menos tempo na tomada.

Ponto para o Edge 20 Pro em bateria.

Qual tem mais bateria?

Galaxy S21 Plus

Qual recarrega mais rápido?

Edge 20 Pro

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Edge 20 Pro

Tem carregamento sem fio?

Galaxy S21 Plus

Câmeras

Cada aparelho vem com três câmeras na traseira. O Edge 20 Pro vence em resolução ao oferecer um sensor principal de 108 MP. Isso garante capturar mais detalhes, mas o software da Motorola precisa de melhorias e temos fotos que carecem de contraste e o HDR nem sempre funciona como deveria. Neste ponto a Samsung leva a melhor por ter um software mais polido que usa bem a câmera do S21 Plus.

O mesmo podemos dizer da ultra-wide, com melhores fotos no S21 Plus. A vantagem do Edge 20 Pro fica ao usar essa câmera para macros, ela realmente permite chegar bem perto e registrar pequenos detalhes. Em zoom, a vitória vai para a Motorola com zoom óptico de 5x que registra menor perda de qualidade ao fotografar o que está distante.

Nenhum possui câmera dedicada para desfoque e cabe ao software borrar o fundo das fotos. Aqui, mais uma vez, vemos que o software da Samsung trabalha melhor e apresenta menos erros no efeito retrato.

Apesar do Edge 20 Pro ter boas câmeras, o S21 Plus ainda vence em fotos.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S21 Plus

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

Edge 20 Pro

Melhor ultrawide

Galaxy S21 Plus

Melhor teleobjetiva

Edge 20 Pro

Melhor macro

Edge 20 Pro

Melhor profundidade

Galaxy S21 Plus

Fotos tiradas com o Edge 20 Pro

Na câmera frontal também temos vitória em resolução para a Motorola com sensor de 32 MP contra apenas 10 MP da Samsung. Mas aqui vemos mais uma vez que números não dizem nada. O S21 Plus registra fotos mais nítidas e apresenta menos falhas ao fotografar à noite. O da Motorola possui modo noturno para ajudar em locais escuros, o que deixará as texturas de baixa qualidade mais visíveis, mas pode ser útil em casos críticos.

Mais um ponto para a Samsung em câmera.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy S21 Plus

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Galaxy S21 Plus

Fotos tiradas com o Galaxy S21 Plus

E na filmadora, quem leva a melhor? Ambos conseguem filmar em 8K com a traseira e 4K com a frontal. O Motorola registra bons vídeos de dia, mas já sofre bastante à noite. A estabilização e o foco são inferiores ao rival. O Galaxy também apresenta captura de som mais limpa.

Fechamos câmera com ponto para a Samsung.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Galaxy S21 Plus

Melhor em vídeo

Galaxy S21 Plus

Preço

O S21 Plus chegou ao mercado em fevereiro de 2021 por R$ 7 mil em sua versão mais barata com 128 GB de armazenamento. O Edge 20 Pro chegou com preço muito mais acessível em agosto de 2021, saindo por R$ 5 mil com 256 GB de armazenamento interno. Ou seja, você paga menos e leva o dobro de memória.

Atualmente, o da Samsung já é encontrado por volta dos R$ 5 mil, mas o da Motorola já aparece em ofertas por menos. Sem falar que por ser mais recente, ainda veremos o preço do Edge 20 Pro cair mais em breve.

Encerramos o comparativo com o último ponto para a Motorola.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Edge 20 Pro

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Edge 20 Pro

8.5 Hardware

Motorola Edge 20 Pro

Comparar Aviso de preço
8.1 Hardware
4.5 Custo Benefício

Samsung Galaxy S21 Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Foi uma boa disputa que quase terminou em empate. E se você ainda ficou na dúvida sobre qual deve comprar, vamos resumir da seguinte forma: se câmera não for algo tão importante, pode escolher o Edge 20 Pro. Ele tem ótima tela de 144 Hz, som de boa qualidade (apesar de mono), vem com o Ready For que é bem bacana, entrega melhor desempenho com apps e jogos, sua bateria dura mais e ainda recarrega mais rápido. Sem falar que você paga menos e leva o dobro de armazenamento.

O da Samsung sai mais caro, mas você leva um celular com proteção contra água, som estéreo, atualizações garantidas por mais anos e melhores câmeras. É inegável que os dois são ótimos celulares, então compre o que estiver mais barato.

RESULTADO

Samsung Galaxy S21 Plus: 7 PONTOS

  • Mais compacto, fino e com IP68
  • Tela com melhores cores
  • Som estéreo
  • Maior suporte a atualizações do Android
  • Software polido entrega câmeras mais consistentes
  • Melhores selfies de dia e à noite
  • Filmadora tem melhor estabilização e foco

Motorola Edge 20 Pro: 6 PONTOS

  • Tela com taxa de Hz superior
  • Vem com bom fone de ouvido padrão USB-C
  • Sistema mais limpo e mais amplo em modo desktop
  • Melhor desempenho multitarefas e jogos
  • Maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Melhor custo-benefício
(atualizado em 16 de abril de 2024, às 16:54)

36

Comentários

Edge 20 Pro vs Galaxy S21 Plus: vale a pena pagar mais caro em top de linha? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista