LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G50 5G vs realme 8 5G: qual o celular 5G com melhor custo-benefício? | Comparativo

12 de outubro de 2021 24

O TudoCelular segue ajudando os brasileiros na busca por um bom celular 5G. Desta vez temos um embate entre o realme 8 e o Moto G50. Os dois possuem muito em comum: tela com mesmo tamanho e taxa de 90 Hz, trazem plataforma Dimensity 700, 128 GB de armazenamento, câmera de 48 MP e bateria de 5.000 mAh. Por serem tão parecidos, pode surgir a dúvida na hora de comprar. E para isso preparamos este comparativo para te mostrar qual dos dois vale mais a pena.

Índice do comparativo

Design

Realme 8 5G

Motorola Moto G50 5G

Começamos pelo design, sendo este um dos poucos pontos em que estes celulares da Motorola e realme se diferenciam. Ambas as fabricantes investiram em corpo de plástico com pintura que reflete luz. O Moto G50 é encontrado no mercado nacional nas cores azul escuro e verde, enquanto o rival chinês chegou por aqui nas opções azul claro ou preta.

O da Motorola é maior, por mais que tenha o mesmo tamanho de tela. Isso se deve à moldura mais larga que reduz o aproveitamento frontal. O G50 tem entalhe em formato de gota, dando a impressão de projeto mais antigo. O realme 8 aposta em entalhe de furo com bordas mais finas; ele também é menos espesso e mais leve.

74.8 x 162.5 x 8.5 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
76.4 x 167 x 9.26 mm
6.5 polegadas - 1600x720 px
Ir para página de comparação

Na traseira temos bloco maior para as câmeras no realme 8, e apesar de parecer que o modelo chinês possui quatro sensores, ele tem apenas três como o seu rival. O leitor biométrico fica na lateral integrado ao botão de energia em ambos e funciona bem reconhecendo a digital do usuário rapidamente.

Os dois possuem entrada para fones de ouvido na parte inferior, enquanto o realme se destaca por permitir usar dois chips e um cartão microSD ao mesmo tempo. O destaque do Motorola fica para o botão dedicado ao Google Assistente na lateral. Ambos são compatíveis com Wi-Fi de 5 GHz, Bluetooth de quinta geração e NFC, além do 5G.

O realme é mais compacto, leve e não tem gaveta híbrida. Com isso leva o primeiro ponto do comparativo.

Melhor construção

Ambos

Slot é híbrido ou não?

Moto G50 5G

Possui alguma resistência?

Nenhum

Melhor solução do notch

Realme 8 5G

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais compacto?

Realme 8 5G

Multimídia e software

Tela


Há tela de 6,5 polegadas com painel IPS LCD e taxa de 90 Hz em ambos. A diferença é que o realme 8 tem resolução Full HD+, enquanto o seu rival é apenas HD+. Isso garante imagens mais nítidas, mas não chega a ser um fator tão importante quanto o brilho. A Motorola vem economizando em seus intermediários mais baratos e o G50 tem tela com brilho fraco que sofre em visibilidade em ambiente externo.

O realme 8 tem brilho mais forte, melhor calibração de cores e contraste elevado para garantir cores mais vibrantes com amplo ângulo de visão. Não espere por suporte a HDR10 nestes aparelhos para usufruir ao máximo de serviços de streaming.

Porém, se você se importar em ter uma boa tela, a escolha cai sobre o realme.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor resolução de tela

Realme 8 5G

Melhor proporção tela/corpo

Realme 8 5G

Tela de Hz elevada?

Ambos

Painel tem proteção?

Nenhum

Qualidade geral da tela

Realme 8 5G

Som


Claro que a experiência multimídia não é feita apenas de imagem. É importante que o celular entregue um bom som e tenha um volume decente. Neste ponto, nenhum chega a realmente se destacar. Ambos possuem apenas um alto-falante na parte inferior e com isso ficamos limitados a áudio mono. A potência sonora é um pouco superior no modelo chinês.

Já com relação à qualidade do áudio temos som que carece de médios em ambos, mas sem sacrificar graves e agudos. São celulares que servem para ver filmes ou curtir jogos, porém pecam em músicas. Pelo menos o da Motorola vem com fone decente na caixa que ajuda a quebrar o galho caso você não possua um fone melhor, enquanto a realme não manda o acessório com seu aparelho.

Daremos um ponto a cada em áudio.

Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Ambos

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Nenhum

Vem fones de ouvido na caixa?

Moto G50 5G

Qualidade sonora

Realme 8 5G

Software


Na parte de software temos Android 11 nos dois. No momento em que testamos ambos os aparelhos, eles estavam com pacote de segurança defasado, o que mostra que nem a Motorola e nem a realme se importam muito com isso. Também não espere ver o Moto G50 ou o realme 8 recebendo várias atualizações futuras do robozinho, mas, pelo menos, o Android 12 está garantido.

A realme UI é mais recheada de recursos do que o Android limpo da Motorola. O bom é que a interface não é não muito poluída e nem sacrifica o desempenho. O sistema dos dois flui bem a 90 fps e aqui a tela com taxa de atualização elevada faz seu diferencial.

O que notamos é que a interface da realme ainda precisa de maior cuidado na tradução para o nosso idioma, já que em algumas partes do sistema ainda vemos termos em português de Portugal.

Damos ponto ao realme 8 por ter mais recursos sem pesar no desempenho.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Realme 8 5G

Qual entrega melhor fluidez?

Realme 8 5G

Desempenho
Realme 8 5G
Motorola Moto G50 5G

A Motorola e a realme decidiram apostar na plataforma Dimensity 700 da MediaTek. A diferença é que o modelo chinês chegou ao Brasil com o dobro de RAM e ter 8 GB realmente ajuda no multitarefas. Em nosso teste de velocidade, ele foi bem mais rápido na abertura de apps e jogos. E com tudo carregado na memória, você consegue alternar rapidamente entre os aplicativos.

O realme 8 também se saiu melhor em alguns testes de benchmarks, por mais que os dois possuam mesmo processador e chip gráfico. No caso do AnTuTu tivemos uma boa vantagem para o realme, que pode alcançar uma pontuação quase 20% superior ao Moto G50. E jogos?

Podíamos esperar mesmo desempenho, mas é aqui que a tela Full HD do realme acaba pesando. Ele sofre mais para rodar jogos a 90 fps e a maioria que testamos ficou limitada a 60 fps. De qualquer forma, ainda terá boa experiência ao jogar e no Call of Duty e PUBG conseguimos a mesma qualidade gráfica nos dois. A vantagem do Motorola está em rodar jogos mais leves a 90 fps.

O realme se destaca mais em desempenho e leva mais um ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Realme 8 5G

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Realme 8 5G

Qual o processador mais atualizado?

Ambos

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Realme 8 5G

Qual tem mais armazenamento?

Ambos

Bateria
Realme 8 5G
Motorola Moto G50 5G

Bateria de 5.000 mAh, com mesmo hardware, porém tela com resolução maior no realme. Esperávamos que o Motorola acabasse vencendo em autonomia, mas aqui é mais um ponto em que o software da realme mostra que está bem otimizado. Em nosso teste padronizado com uso moderado, conseguimos quatro horas a mais de uso no modelo chinês.

Outro ponto curioso é que o celular da Motorola vem com carregador mais potente, mas ainda assim demora mais para recarregar totalmente a bateria. A diferença não é grande entre os dois, porém uma carga rápida no realme 8 acaba entregando mais horas de uso.

Com isso, damos mais um ponto para o realme.

Qual tem mais bateria?

Ambos

Qual recarrega mais rápido?

Realme 8 5G

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Realme 8 5G

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmeras

Há três câmeras na traseira de cada aparelho. A principal tem resolução de 48 MP, a secundária possui sensor dedicado para macros e a terceira é destinada ao desfoque de cenários - ambas com apenas 2 MP. Será que temos mesma qualidade fotográfica?

Os dois registram boas fotos em dias ensolarados, especialmente quando o HDR é ativado. O realme se destaca mais ao fotografar à noite; ele captura mais detalhes e sofre menos com ruídos, apesar do seu modo noturno ser tão limitado quanto o do Moto G50.

A câmera macro não empolga em nenhum dos dois e a falta de foco automático só torna o uso ainda mais limitado. A de desfoque, no entanto, apresenta melhores resultados no realme 8. Ela até que funciona bem com objetos no Motorola, mas tende a apresentar muitas falhas no desfoque em cenários mais completos.

Mais um ponto para a realme.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos noturnas

Realme 8 5G

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Nenhum

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Nenhum

Melhor profundidade

Realme 8 5G

Fotos tiradas com o realme 8 5G

Na parte frontal temos apenas uma câmera em cada aparelho com resolução superior no realme 8, sendo 16 MP contra 13 MP no Motorola. Mas qual registra melhores selfies? O Motorola captura boas fotos tanto de dia quanto à noite, porém o realme registra selfies mais nítidas e com maior riqueza de detalhes. Os dois aparelhos mandam bem no desfoque de fundo e apresentam poucos erros.

Aqui a vitória também fica para o realme.

Melhor conjunto de câmera frontal

Ambos

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Realme 8 5G

Fotos tiradas com o Motorola Moto G50 5G

E por fim temos a filmadora. Se você busca um celular para gravar vídeos em 4K, então está buscando os aparelhos errados. Ambos os modelos deste comparativo filmam apenas em Full HD, seja com a câmera traseira ou frontal. Há estabilização eletrônica que lida com os tremidos e o foco é ágil nos dois. O Motorola sofre com controle de brilho nas filmagens, enquanto o realme captura som mais abafado.

Como nenhum se destaca, daremos empate.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Moto G50 5G

Melhor em vídeo

Realme 8 5G

Preço

O realme 8 foi lançado em agosto de 2021 no Brasil por R$ 2.300, com a promessa de ser o celular 5G mais barato do país. Realmente era um valor interessante até a chegada do Moto G50 no mês seguinte por R$ 2.000.

Atualmente, os dois podem ser encontrados na faixa dos R$ 1.700, mas como o realme já é um pouco mais antigo, ele vem aparecendo em promoções por volta dos R$ 1.500, o que torna o seu custo-benefício mais interessante que o rival da Motorola.

Com isso, encerramos o comparativo com o último ponto para o realme.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Moto G50 5G

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Realme 8 5G

6.7 Hardware
4 Custo Benefício

Realme 8 5G

Comparar Aviso de preço
5.9 Hardware
2.8 Custo Benefício

Motorola Moto G50 5G

Comparar Aviso de preço

Conclusão

A realme realmente está se esforçando para cumprir a promessa de melhor celular 5G de baixo custo. O realme 8 5G simplesmente esmagou o rival da Motorola em nosso comparativo. É até curioso ver um resultado assim, considerando que ambos os aparelhos têm muito em comum.

Se você estava em dúvidas, agora já sabe qual comprar. O realme 8 5G é mais compacto e leve, tem tela com brilho e resolução superior, som mais potente, melhor desempenho multitarefas, bateria dura mais e recarrega mais rápido, traz software mais completo sem pesar no desempenho e suas câmeras são melhores.

RESULTADO

Realme 8 5G: 10 PONTOS

  • Mais compacto, fino e leve
  • Tela com brilho superior e melhor contraste
  • Som mais potente
  • Software mais recheado de recursos sem pesar no desempenho
  • Bateria dura mais e recarrega mais rápido
  • Melhores câmeras traseiras
  • Selfies mais nítidas
  • Filmadora tem melhor balanço de branco e cores
  • Melhor custo-benefício


Motorola Moto G50 5G: 2 PONTOS

  • Som tem qualidade similar ao rival e vem com fone de ouvido
  • Filmadora captura áudio mais nítido
(atualizado em 25 de outubro de 2021, às 07:00)

24

Comentários

Moto G50 5G vs realme 8 5G: qual o celular 5G com melhor custo-benefício? | Comparativo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas