17 Dezembro 2021
Uma das novidades mais interessantes no Android 12 é o Material You, que muda a aparência do dispositivo com base no papel de parede atual, que já está disponível até para apps de terceiros. De codinome “Monet”, o sistema de personalização é atualmente exclusivo dos dispositivos Pixel do Google, mas ao que tudo indica alguns fabricantes estão planejando suportar uma variação do mesmo.
Um novo código, divulgado por Mishaal Rahman no Twitter, foi descoberto na biblioteca Material Components do Google, intitulado "Adicionar lista de cores dinâmicas de suporte do fabricante".
O conteúdo revela pelo menos alguns dos fabricantes que suportarão os temas dinâmicos; a lista atual inclui: OPPO, realme, OnePlus, vivo, Xiaomi, Motorola, Itel, Tecno Mobile, Infinix, HMD Global, Sharp, Sony, TCL, Lenovo, Google e Roboelectric.
O Google já confirmou que o código para o sistema Monet seria adicionado ao AOSP, o repositório de código aberto para Android, algum tempo após o lançamento inicial do Android 12. Entretanto, ainda não estava claro se algum fabricante além do Google estaria interessado em apoiar temas dinâmicos, já que muitos deles têm suas próprias versões do Android com suas próprias linguagens de design.
As paletas de cores geradas a partir do papel de parede podem ser diferentes das aplicadas pelo Monet do Google, uma vez que os fabricantes provavelmente ajustarão o algoritmo para seus dispositivos.
Curiosamente, há um nome faltando na lista: Samsung. Embora o One UI 4 Beta — que, aliás, já foi encerrado e dará lugar à versão estável — inclua um recurso dinâmico de cores, não há nenhuma evidência de que ele será conectado à biblioteca de Material Components, portanto, pelo menos alguns aplicativos de terceiros não os utilizarão.
O que você achou dessa novidade? Como você gostaria de ver o Material You sendo aplicado em outras interfaces do Android?
Comentários