LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

POCO F4 vs Motorola Edge 30: celular avançado com melhor custo-benefício é o...? | Comparativo

07 de agosto de 2022 25

Tanto o POCO F4 quanto o Edge 30 são smartphones avançados, com especificações acima de intermediários comuns, mas algumas economias para não cobrar o mesmo valor de modelos flagships.

Entre o intermediário premium da Xiaomi e o da Motorola, qual tem o melhor custo-benefício deste segmento? Vamos te responder agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

POCO F4

Iniciamos com estes designs bem distintos. O POCO traz o visual mais diferentão da dupla, com as câmeras traseiras em um bloco preto que lembra uma peça de dominó. Já o Edge segue o padrão de outros modelos da marca, com um módulo oval para as lentes e o logo centralizado.

A construção é um dos pontos em que a Motorola economizou e deixou um plástico em todo o corpo do seu celular. Por sua vez, a Xiaomi apenas usou o material nas laterais, enquanto a traseira é de vidro, só que sem proteção Gorilla Glass.

Motorola Edge 30

O F4 tem a vantagem de vir com certificação IP53, para proteger contra respingos e poeira. Do outro lado, o Edge 30 é o mais fino e leve da dupla. Na frente, a opção de ambos foi pelo notch em furo no display. Ainda aqui, o modelo da Motorola é o único a ter um leitor biométrico sob a tela, enquanto o sensor do rival chinês fica integrado ao botão de energia.

Nenhum deles oferece expansão de armazenamento por cartão microSD na gaveta de chips. A dupla ainda traz Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2 e suporte a NFC, para pagamentos por aproximação.

Melhor construção e mais resistência de um lado; corpo mais compacto e biometria avançada do outro. Começamos com um ponto para cada.

Melhor construção

POCO F4

Visual mais moderno

POCO F4

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Edge 30

Melhor certificação de resistência?

POCO F4

Qual é mais compacto e leve?

Edge 30

Tem NFC?

Ambos

75.95 x 163.2 x 7.7 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
74.23 x 159.38 x 6.79 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Como temos aqui dois modelos avançados, as telas de cada um acompanham a categoria em que estão inseridos. O POCO vem com um painel AMOLED que leva vantagem pelo alto nível de brilho. Por sua vez, o display OLED do Edge se destaca por reproduzir mais de 1 bilhão de cores. Pelo menos, nenhum deles vai te decepcionar em ângulo de visão.

A resolução não muda neles e fica limitada a Full HD+. O painel do modelo chinês é um pouco maior e tem um aproveitamento frontal ligeiramente superior, sem contar o suporte ao Dolby Vision. O Gorilla Glass 5 dele também fica acima da terceira geração usava pelo rival também.

Só que a Motorola tem o diferencial de entregar uma taxa de atualização de 144 Hz. Em outras palavras, ela é mais fluido em animações do sistema e nos jogos compatíveis do que os 120 Hz da tela da Xiaomi.

O POCO F4 pontua pelo brilho superior e pelo Dolby Vision. E o Edge 30 marca pelas cores melhores e por ser mais adequado para games.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

POCO F4

Cores mais precisas

Edge 30

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

POCO F4

Melhor proporção tela/corpo

POCO F4

Tela de Hz elevada?

Edge 30

Proteção Gorilla Glass?

Ambos

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


De ambos os lados, encontramos um sistema sonoro estéreo. Em outras palavras, as fabricantes utilizaram dois alto-falantes para ampliar a imersão do usuário. A potência deles é boa, porém a do Edge 30 fica acima no volume máximo.

Já em qualidade, você não terá qualquer problema em termos de equilíbrio entre graves, médios e agudos nestes dois. Eles dispensam o conector para fones de ouvido, mas cada um possui uma solução para a ausência. Enquanto a Xiaomi manda um adaptador P2 para USB-C, a Motorola envia um fone já com o plugue compatível.

A potência maior do Edge dá o ponto a ele aqui.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Ambos

Potência sonora

Edge 30

Vem fones de ouvido na caixa?

Edge 30

Sistema


Tanto o POCO F4 quanto o Edge 30 saem da caixa equipados com o Android 12 nativo. Eles devem receber ao menos dois updates de software, porém o modelo da Motorola é o que costuma ter os pacotes de segurança mais recentes que o concorrente.

Em termos de fluidez, a interface mais limpa do Edge junto com a taxa de atualização superior dão uma vantagem a ele. Mas o POCO não chega a ficar muito atrás no uso do dia a dia. Ambos também fornecem a rede 5G aos seus usuários.

Nos recursos, o destaque do modelo chinês está nas possibilidades de customização do sistema, fora os atalhos dos aplicativos mais usados no menu lateral e o Always On Display. Só que a Motorola oferece algumas funções mais populares, como os gestos para ligar a lanterna e abrir a câmera, fora outras avançadas, como o Ready For, para transformar o celular em um PC portátil.

Considerando o conjunto todo, a Motorola tem uma experiência um pouco acima e leva o ponto aqui.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Edge 30

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Edge 30

Desempenho
POCO F4
Motorola Edge 30

Enquanto o POCO F4 vem com a plataforma Snapdragon 870, o Edge 30 contém o Snapdragon 778G Plus. Nesta disputa de celulares com chips da Qualcomm, o da Motorola se mostrou o mais rápido nos nossos testes, com uma vantagem de seis segundos. Ele se destacou principalmente no multitarefas, por ser o mais rápido na hora de reabrir os apps em segundo plano.

Partindo para os benchmarks, vemos que o potencial da série 800 da Qualcomm ainda leva a melhor tanto no AnTuTu como no Geekbench. Já em jogos, a dupla é capaz de rodar todos os títulos em qualidade máxima e ótima fluidez, com alguns games explorando melhor a tela compatível com até 144 fps do Edge.

Mais rápido e melhor em jogos, o Motorola Edge 30 pontua de novo.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Edge 30

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Edge 30

Quem tem os melhores números de benchmark?

POCO F4

Qual o processador mais atualizado?

Edge 30

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Edge 30

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
POCO F4
Motorola Edge 30

Estes são dispositivos que economizam na bateria para manter um corpo mais fino. A do POCO tem uma capacidade de 4.500 mAh, contra 4.020 mAh do Edge. A distância se traduz na prática, com uma autonomia mais de três horas maior no modelo da chinesa. Ele ultrapassou as 23 horas e meia de duração nos nossos testes padronizados.

Em termos de recarga, a Xiaomi fornece um adaptador de tomada de 67 W, mais do que o dobro dos 33 W do carregador da Motorola. Como consequência, o F4 é o que chega nos 100% mais rápido, em apenas 46 minutos, contra mais de 1 hora do rival.

O POCO anota o ponto com facilidade neste quesito.

Qual tem mais bateria?

POCO F4

Qual recarrega mais rápido?

POCO F4

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

POCO F4

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Os dois smartphones trazem um conjunto triplo de câmeras. Tanto a principal de 64 MP do POCO como a de 50 MP do Edge performam sem grandes surpresas. Ambas tiram boas fotos durante o dia, com cores acertadas, mas o alcance dinâmico ainda longe da perfeição. Em locais escuros, o modo noturno ajuda bem a recuperar a nitidez dos dois lados.

A ultrawide deles até fornece uma qualidade decente, só que registra menos detalhes do que a principal. Até mesmo a da Motorola, que tem a mesma resolução do sensor primário. Pelo menos, a lente mais ampla do Edge 30 tem foco automático, o que permite capturar macros superiores à câmera dedicada fraca do F4.

Por último, o sensor de desfoque do Edge é o mais fraco do conjunto e não fornece resultados tão melhores que o modo retrato por software usado pelo smartphone da Xiaomi.

Nos detalhes, ficamos com a Motorola aqui.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos noturnas

Nenhum

Conjunto mais versátil

Edge 30

Melhor ultrawide

Edge 30

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Edge 30 (via ultrawide)

Melhor profundidade

Ambos

Fotos tiradas com o POCO F4

A filmadora dos dois é compatível com gravações em 4K. Só que o Edge fica limitado a 30 fps, enquanto o POCO chega até 60 fps. Ambos entregam estabilização óptica, para lidar melhor com os tremidos. Eles ainda possuem um foco ágil e uma captura de áudio estéreo com boa qualidade.

Os vídeos mais suaves dão o ponto para a Xiaomi.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Melhor estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em 4K a 60 fps?

POCO F4

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

Ambos

Fotos tiradas com o Motorola Edge 30

A câmera frontal do Edge 30 tem uma resolução maior do que a do POCO F4, porém ambos fornecem boas selfies no geral. Mesmo os erros do modo retrato da Xiaomi ou os granulados das imagens noturnas da Motorola não comprometem a experiência no geral. O que temos de critério de desempate está nas filmagens de frente, já que o Edge é o único compatível com 4K a 30 fps aqui.

Por isso, a Motorola leva outro ponto.

Melhor conjunto de câmera frontal

Edge 30

Câmera frontal grava em 4K?

Edge 30

Melhor selfie

Ambos

Preço

Dos dois aparelhos, apenas o Edge 30 foi lançado oficialmente no mercado nacional até o momento. Ele desembarcou no país pelo preço sugerido de R$ 4.000. No varejo atual, o POCO F4 até pode ser encontrado por importadores, por algo próximo a R$ 3.000. Contudo, o modelo da Motorola baixou mais e já é achado na faixa de R$ 2.600.

Desta maneira, o Edge fecha o confronto com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Edge 30

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Edge 30

8 Hardware
5.5 Custo Benefício

Motorola Edge 30

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Neste embate de intermediários premium, o POCO F4 não conseguiu bater o rival da Motorola. Mesmo assim, ele ainda vem com a construção mais premium e resistência a poeira e respingos, uma tela maior com melhor brilho, uma bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga, além de ser o único compatível com gravações em 4K a 60 fps na traseira.

Do outro lado, o Edge 30 possui o design mais compacto e leve, a biometria mais avançada, a tela com cores superiores e melhor para games, o som estéreo mais potente, o sistema com recursos premium e o desempenho mais rápido. No conjunto de câmeras, este celular ainda é o mais versátil no trio traseiro e filma em 4K no sensor frontal.

Mas o grande destaque da Motorola contra a Xiaomi está na disponibilidade dentro do mercado brasileiro. O Edge por enquanto é o único lançado oficialmente no país e ainda está disponível a um preço menor do que uma unidade importada do POCO.

RESULTADO

POCO F4: 4 PONTOS

  • Design mais resistente e traseira em vidro
  • Tela maior, com mais brilho e Dolby Vision
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de carregamento
  • Vídeos em 4K a 60 fps

Motorola Edge 30: 8 PONTOS

  • Design mais moderno e construção superior
  • Tela de 144 Hz com melhores cores
  • Som mais potente e com fone na caixa
  • Software com recursos premium
  • Desempenho mais rápido
  • Câmeras traseiras que tiram fotos superiores
  • Câmera frontal que grava em 4K
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Entre estes dois smartphones, qual seria a sua preferência de compra? Participe conosco!

(atualizado em 18 de abril de 2024, às 03:40)

25

Comentários

POCO F4 vs Motorola Edge 30: celular avançado com melhor custo-benefício é o...? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista