LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto E32 vs Moto G22: qual linha tem melhor básico da Motorola? | Comparativo

05 de setembro de 2022 6

O Moto E32 e o Moto G22 são dois aparelhos que dividem o portfólio da mesma categoria, para mostrar qual evoluiu mais e é capaz de entregar o melhor básico da marca no momento.

Entre os smartphones de entrada das diferentes linhas da Motorola, qual cumpre melhor a função dentro do segmento? É isso que vamos descobrir neste Comparativo, aqui no TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Motorola Moto E32

Começando pelo design, tanto o E32 quanto o G22 se destacam pelo visual que faz parecerem modelos mais caros. Isso se deve principalmente ao acabamento fosco que deixa a aparência similar a um vidro, mesmo com a construção inteira de plástico.

O bloco de câmeras é bem parecido neles, com um detalhe distinto na lente principal do Moto G. De resto, o corpo deles vem com as mesmas dimensões e praticamente o peso igual, o que mostra não ter grandes distinções entre escolher um ou outro nesse ponto.

Motorola Moto G22

Ambos contêm um notch em forma de furo na tela, além do leitor de impressões digitais integrado ao botão de energia. Mas não espere aqui qualquer certificação para dar resistência a líquidos e poeira.

A expansão de memória neles funciona pela gaveta tripla, com espaço para dois chips de operadora e um cartão microSD. A Motorola deixou de fora o NFC nos dois, porém o Bluetooth já vem na versão 5.0. Em internet sem fio, apenas o G22 suporta Wi-Fi de 5 GHz.

Pelo design, seria um empate. Mas a conectividade superior do Moto G dá o primeiro ponto do duelo a ele.

Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência?

Nenhum

Qual é mais compacto e leve?

Nenhum

Tem NFC?

Nenhum

Suporte a Wi-Fi de 5 GHz

Moto G22

74.94 x 163.95 x 8.49 mm
6.5 polegadas - 1600x720 px
74.94 x 163.95 x 8.49 mm
6.5 polegadas - 1600x720 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Dos dois lados, encontramos uma tela IPS LCD de 6,5 polegadas, com o mesmo aproveitamento frontal, já que as dimensões não mudam de um para o outro. Como é de costume para esse material, o nível de brilho fica baixo e pode fazer você sofrer para visualizar o conteúdo em dias ensolarados.

A resolução também não muda e está limitada a HD+. Ao menos, a taxa de atualização atinge 90 Hz, o que permite alguns ganhos em fluidez, especialmente nas animações do sistema. Por fim, nenhum deles fornece qualquer proteção Gorilla Glass contra arranhões.

Sem modificações de um display para o outro, ficamos no empate neste quesito.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor brilho de tela

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Ambos

Proteção Gorilla Glass?

Nenhum

Qualidade geral da tela

Nenhum

Som


A Motorola não deu atenção ao som destes dois básicos e apenas colocou um alto-falante mono neles. Isso significa que a dupla não é ideal, se você preza pela imersão durante músicas e filmes.

Ao menos, a potência do G22 fica um pouco acima, assim como o equilíbrio entre graves, médios e agudos. Estes celulares fornecem conector físico para fones de ouvido, fora a presença do acessório na embalagem do produto.

O Moto G anota o ponto por ter uma potência um pouco maior e uma qualidade superior.

Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Moto G22

Potência sonora

Moto G22

Vem fones de ouvido na caixa?

Ambos

Sistema


O E32 vem apenas com o Android 11 nativo, enquanto o G22 já sai da caixa com o Android 12 pré-instalado. Não espere grande longevidade de atualizações neles, mas como o aparelho da linha Moto G conta com a versão do “robozinho” mais nova, certamente ele terá uma vida útil prolongada, em relação ao “irmão”.

A interface quase sem modificações da Motorola contribui bastante para melhorar a fluidez, sem contar o painel com taxa de atualização elevada. Pena que faltou o suporte ao 5G neles, para uma rede móvel mais veloz.

Passando para os recursos, nenhum deles contém o aplicativo Moto nem as várias opções de customização da interface. O Moto E entrega apenas o gesto para ligar a lanterna. Já o G22 oferece também o de abrir o app de câmera.

Android mais atualizado e com mais funcionalidades. É ponto para o Moto G.

Sistema bem atualizado?

Moto G22

Sistema será atualizado futuramente?

Moto G22

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Moto G22

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Nenhum

Desempenho
Motorola Moto E32
Motorola Moto G22

O E32 é alimentado pela plataforma móvel Unisoc T606, contra o Helio G37 da MediaTek no G22. Qual delas tem a melhor performance? Os nossos testes indicaram resultados decepcionantes nos dois, porém o Moto E ainda leva menos tempo no total. Em especial, pelo fato de que o Moto G conseguiu demorar mais para reabrir os apps em segundo plano do que na primeira rodada.

A situação não muda nos números de benchmarks, com o E32 bem acima do “irmão” tanto no Geekbench como no AnTuTu. Ele ainda se sai melhor ao rodar jogos com uma qualidade superior ao G22, mesmo longe do ideal para essa tarefa.

Portanto, o Moto E pontua desta vez.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Moto E32

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Moto E32

Quem tem os melhores números de benchmark?

Moto E32

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Moto E32

Qual tem mais armazenamento?

Moto G22

Bateria
Motorola Moto E32
Motorola Moto G22

A bateria de ambos possui uma capacidade de 5.000 mAh. Números iguais, durações semelhantes? Não foi bem isso que vimos nos nossos testes padronizados. O E32 teve uma autonomia de quase 26 horas, com 3 horas e meia de vantagem sobre o G22.

Já na hora de analisar a recarga, o adaptador de 20 W do Moto G fez a diferença contra o de apenas 10 W do dispositivo da linha E. O G22 fica meia hora a menos na tomada, em relação ao “irmão”.

Maior autonomia, contra menor tempo de carregamento. Um ponto para cada.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Moto G22

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Moto E32

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Em fotos, encontramos três sensores traseiros no E32 e quatro no G22. Os dois celulares têm como principais características aqui capturar boas imagens em locais bem iluminados, mesmo longe da perfeição, com problemas em locais escuros. A vantagem do Moto G está na sua câmera principal de 50 MP, mais avançada que a de 16 MP do Moto E.

A macro deles peca pelos mesmos motivos, ou seja, o foco fixo e a baixa resolução. Já a de desfoque dos dois sofre para recortar as imagens em cenários mais complexos. Apenas o G22 vem com uma lente ultrawide, que ajuda a registrar mais dos cenários, apesar de ter suas falhas, especialmente na nitidez em partes distantes da fotografia.

No geral, temos um conjunto que agrada mais no modelo da linha G. Por isso, o ponto fica com ele.

Melhor conjunto de câmera traseira

Moto G22

Melhores fotos noturnas

Nenhum

Conjunto mais versátil

Moto G22

Melhor ultrawide

Moto G22

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Ambos

Fotos tiradas com o Motorola Moto E32

As gravações de vídeo de ambos ficam limitadas à resolução Full HD a 30 fps. Além disso, ambos capturam o som apenas mono e abafado. Pelo menos, o G22 consegue lidar com tremidos e tem um foco mais rápido que o seu “irmão” da linha E, além da qualidade superior no geral.

Por isso, temos outro ponto para o Moto G.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Possui estabilização eletrônica?

Moto G22

Foco mais ágil

Moto G22

Grava em 4K a 30 fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Moto G22

Fotos tiradas com o Motorola Moto G22

A câmera frontal do G tem o dobro da resolução do E32. Na prática, o G22 acaba tirando selfies com cores mais decentes e uma definição melhor que o Moto E. Sem contar os registros à noite, que não decepcionam tanto na quantidade de granulados. As filmagens de frente deles também não passam de Full HD a 30 fps.

É mais um ponto para o Moto G22.

Melhor conjunto de câmera frontal

Moto G22

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Moto G22

Preço

A Motorola trouxe estes dois aparelhos oficialmente no mercado brasileiro. O E32 chegou pelo preço sugerido de R$ 1.500, contra R$ 1.700 do G22. No varejo atual, os dois aparecem mais baratos que no lançamento. Mas ainda assim, o Moto E pode ser encontrado por valores abaixo do smartphone da linha G.

Por isso, o E32 leva o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Moto E32

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Moto E32

6.9 Hardware
7.6 Custo Benefício

Motorola Moto E32

Comparar Aviso de preço
5.8 Hardware
5.8 Custo Benefício

Motorola Moto G22

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Neste duelo entre linhas da Motorola, o Moto G acabou levando a melhor. O G22 tem a conectividade superior, um som mais potente e um sistema atualizado. Sem contar as câmeras superiores nas fotos traseiras, nos vídeos e nas selfies.

Por outro lado, o E32 tem suas vantagens, como o multitarefas mais rápido e a bateria com maior autonomia, mesmo atrás em tempo de recarga. Além disso, ele oferece o custo mais baixo no mercado atual, o que pode agradar aos consumidores, especialmente aqueles que procuram mais desempenho e duração longe da tomada.

RESULTADO

Motorola Moto E32: 4 PONTOS

  • Tela de 90 Hz para maior fluidez
  • Desempenho multitarefas mais rápido
  • Bateria com maior autonomia
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Motorola Moto G22: 8 PONTOS

  • Conectividade com suporte a Wi-Fi de 5 GHz
  • Tela de 90 Hz para maior fluidez
  • Som mais potente e equilibrado
  • Sistema mais atualizado e com mais recursos
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras com sensor principal mais avançado e lente ultrawide
  • Vídeos com estabilização e foco mais ágil
  • Câmera frontal com melhores selfies de dia e à noite

Você compraria qual dos dois? Acha que os benefícios do E32 superam as vantagens do G22? Conte para a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 29 de setembro de 2022, às 21:42)

6

Comentários

Moto E32 vs Moto G22: qual linha tem melhor básico da Motorola? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas