LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 14 vs Edge 30 Pro: o que define a vitória em um duelo equilibrado? | Comparativo

17 de outubro de 2022 25

O iPhone 14 é o modelo base da família mais recente da “Maçã” e tem como objetivo melhorar alguns itens, mesmo ao manter um visual já conhecido. Do outro lado, está o Edge 30 Pro na sua tentativa de oferecer uma opção melhor que os rivais do mercado.

Entre o top da Apple e o da Motorola, o consumidor vai ter uma alternativa melhor com qual destes smartphones? É o que o Comparativo te mostra agora, aqui no TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Apple iPhone 14

Começando pelo design, temos no iPhone uma aparência similar à geração anterior, como na presença das câmeras traseiras em diagonal. Por sua vez, o Edge usa um visual parecido com outros modelos mais recentes da marca, como o bloco oval para as lentes e o notch em forma de furo, mais moderno que o layout retangular do rival.

O celular da Apple tem uma construção em alumínio, mais avançado que o plástico usado na moldura do aparelho da Motorola. O 30 Pro responde com o leitor de impressões digitais integrado ao botão de energia, enquanto o concorrente americano aposta apenas no Face ID como única solução biométrica.

Motorola Edge 30 Pro

A “Maçã” não economizou na resistência e manteve a certificação IP68, para garantir a proteção contra água e poeira, algo ausente no Edge. O 14 também oferece o corpo mais compacto e leve da dupla.

Nenhum deles traz slot para expansão de armazenamento por cartão microSD. Já em conectividade, o Wi-Fi 6e da Motorola é melhor que o 6 da Apple, que compensa com o Bluetooth 5.3 superior ao 5.2 do rival. Pelo menos, ambos contêm o NFC, para pagamentos por aproximação.

Construção e resistência melhores, contra design e biometria mais modernos. Temos um empate aqui.

Melhor construção

iPhone 14

Visual mais moderno

Edge 30 Pro

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Edge 30 Pro

Melhor solução da biometria

Edge 30 Pro

Melhor certificação de resistência?

iPhone 14

Qual é mais compacto e leve?

iPhone 14

Tem NFC?

Ambos

71.5 x 146.7 x 7.8 mm
6.1 polegadas - 2532x1170 px
75.95 x 163.6 x 8.79 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Dos dois lados, encontramos uma tela no material OLED. Isso significa que a calibração de cores será o destaque de qualquer um deles, sem decepcionar no amplo ângulo de visão e no nível de brilho satisfatório.

Você terá um tamanho maior no Edge, que também entrega o melhor aproveitamento frontal. Sem contar a taxa de atualização de 144 Hz, para deixar as animações bem mais suaves que os 60 Hz do iPhone.

Ao menos, a dupla fornece resolução Full HD+, HDR10 e proteção contra arranhões, seja pelo Ceramic Shield no modelo da Apple, ou pelo Gorilla Glass 3 no da Motorola. Se tem uma vantagem no iPhone 14, esta se trata do suporte a Dolby Vision, para melhorar a reprodução de streamings compatíveis.

No geral, temos mais vantagens no display do 30 Pro. Por isso, ele anota o ponto.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Ambos

Cores mais precisas

Ambos

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Edge 30 Pro

Melhor proporção tela/corpo

Edge 30 Pro

Tela de Hz elevada?

Edge 30 Pro

Suporte a HDR10/HDR10+

Ambos

Suporte a Dolby Vision

iPhone 14

Proteção contra arranhões

Ambos

Qualidade geral da tela

Edge 30 Pro

Som


As fabricantes não deixaram de lado a parte sonora e colocaram um sistema estéreo em seus respectivos dispositivos. Isso significa que ambos aproveitam o alto-falante de chamadas como canal secundário, para ampliar a imersão do usuário.

A potência dos dois é satisfatória, porém o Edge não chega no mesmo volume máximo alcançado pelo iPhone. O cenário se repete no equilíbrio entre graves, médios e agudos, com uma qualidade maior para a “Maçã”.

Nenhum deles vem com conector físico para fones de ouvido, só que a Motorola ainda manda um acessório com plugue USB-C na caixa.

No conjunto, o iPhone 14 fica bem à frente e leva o ponto.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

iPhone 14

Potência sonora

iPhone 14

Vem fones de ouvido na caixa?

Edge 30 Pro

Sistema


De um lado, temos o iOS 16 de fábrica. Do outro, aparece o Android 12. A Apple tem fama de entregar vários anos de atualizações, e aqui não é diferente. Ou seja, o suporte dele vai durar muito mais que as duas mudanças de software garantidas pela Motorola.

Estes aparelhos não vão decepcionar na velocidade da rede móvel, já que possuem suporte ao 5G. Em termos de fluidez, o iPhone aposta nas otimizações do seu sistema, enquanto o Edge aproveita a elevada taxa de atualização do seu painel.

Partindo para os recursos, o 14 conta com melhorias na tela de bloqueio e no gerenciamento de notificações, mas fica limitado pela ausência de componentes dos modelos mais caros. Por sua vez, o 30 Pro fornece desde os clássicos gestos para acessar a câmera e ligar a lanterna, até o mais moderno Ready For, que transforma o celular em um PC portátil.

O iPhone marca pela longevidade maior; e o Edge pontua pelas funções premium.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

iPhone 14

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Edge 30 Pro

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Apple iPhone 14
Motorola Edge 30 Pro

Este é um clássico duelo entre o A15 Bionic e o Snapdragon 8 Gen 1. Nesta briga entre diferentes plataformas, qual tem o melhor desempenho? Os nossos testes de velocidade mostraram um bom equilíbrio entre eles, com uma vantagem de quase três segundos para o iPhone.

A competição continua nos benchmarks, com uma divisão entre os vencedores no AnTuTu e no Geekbench. Ao menos, não temos problemas nos jogos, com todos os títulos rodando com qualidade máxima neles. Só que o Edge se diferencia por suportar até 144 fps, para tornar a experiência mais suave.

Melhor desempenho multitarefas, contra performance superior nos games. Um ponto para cada.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone 14

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Edge 30 Pro

Quem tem os melhores números de benchmark?

Ambos

Qual o processador mais atualizado?

Edge 30 Pro

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

iPhone 14

Qual tem mais armazenamento?

iPhone 14

Bateria
Apple iPhone 14
Motorola Edge 30 Pro

A Apple inseriu uma bateria de menos de 3.300 mAh no seu celular. Já a Motorola deixou 4.800 mAh de capacidade no seu dispositivo. Essa distância faz a diferença na prática? Não foi o que vimos nos testes padronizados. A “Maçã” registrou mais de 26 horas, com uma vantagem de cerca de 3 horas e meia.

Passando para o carregamento, o cenário se inverte. O adaptador de 68 W do Edge leva a melhor e chega a 100% em menos de 1 hora, enquanto o iPhone precisa de mais de 1 hora e meia na tomada para completar o processo.

Maior autonomia, contra recarga mais rápida. Damos um novo empate.

Qual tem mais bateria?

Edge 30 Pro

Qual recarrega mais rápido?

Edge 30 Pro

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

iPhone 14

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

A Apple traz duas câmeras traseiras de 12 MP cada, enquanto a Motorola coloca dois sensores de 50 MP cada e um simples de profundidade. Qual conjunto oferece as melhores imagens?

Com a lente principal, o iPhone 14 acerta nas cores naturais e no HDR bem calibrado. Já o Edge 30 Pro nem sempre explora o máximo do sensor e acaba deixando faltar contraste ou limita o alcance dinâmico. O modelo da “Maçã” também tira fotos com modo noturno superiores às do concorrente.

A ultrawide deles consegue cores próximas da principal. A do iPhone desempenha melhor em locais escuros. Já o Edge se diferencia pelo foco automático, que permite usar também para macros. O 30 Pro ainda vem com a câmera de desfoque, mas não chega ao nível do modo retrato por software feito pela Apple.

Assim, o iPhone 14 leva o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira

iPhone 14

Melhores fotos noturnas

iPhone 14

Conjunto mais versátil

Edge 30 Pro

Melhor ultrawide

iPhone 14

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Edge 30 Pro (via ultrawide)

Melhor profundidade

iPhone 14

Fotos tiradas com o Apple iPhone 14

O iPhone suporta gravar em 4K a 60 fps em todas as suas câmeras, enquanto o Edge não consegue filmar nessa taxa, mesmo compatível com 8K a 30 fps. De qualquer maneira, você terá uma qualidade superior nos vídeos da Apple em qualquer tipo de cenário.

Ambos oferecem estabilização, só que a óptica da “Maçã” supera a digital do 30 Pro. Temos foco ágil e captura de som estéreo dos dois lados. O iPhone 14 ainda traz a tecnologia Dolby Vision e o modo cinemático como extras ao usuário.

Ou seja, é outro ponto para a Apple.

Possui estabilização óptica?

iPhone 14

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em 8K?

Edge 30 Pro

Melhor captação de áudio

Nenhum

Suporte a Dolby Vision

iPhone 14

Melhores recursos de software

iPhone 14

Fotos tiradas com o Motorola Edge 30 Pro

Selfies sempre são um destaque dos iPhones, e no 14 não é diferente. Ele mantém o nível de detalhes e as cores melhores que o Edge. Por sua vez, a câmera frontal de alta resolução do rival acaba ficando abaixo do esperado. Ao menos, ambos entregam um modo retrato com poucos erros. Eles filmam em 4K de frente, mas somente o celular da “Maçã” chega a 60 fps.

O iPhone 14 amplia a vantagem no placar.

Melhor conjunto de câmera frontal

iPhone 14

Câmera frontal grava em 4K a 60 fps?

iPhone 14

Melhor selfie

iPhone 14

Preço

O iPhone 14 ficou disponível no Brasil pelo preço sugerido de R$ 7.600, contra R$ 6.500 cobrados no lançamento do Edge 30 Pro. No cenário atual, a diferença aumentou ainda mais entre eles, e o modelo da Motorola chega a aparecer pela metade do preço do concorrente da Apple.

Por isso, é o Edge que fecha o duelo com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Edge 30 Pro

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Edge 30 Pro

9 Hardware
7 Custo Benefício

Apple iPhone 14

Comparar Aviso de preço

Conclusão

No embate entre os dois tops de linha, a “Maçã” levou a melhor e venceu o confronto. O iPhone entrega a melhor construção, o som mais potente, a longevidade superior no sistema, o desempenho mais rápido e a bateria com maior autonomia, mesmo que demore mais na recarga. Outro destaque dele fica por conta das câmeras superiores nas fotos traseiras, nos vídeos e nas selfies.

Do outro lado, o Edge traz um design mais moderno e uma tela com maior fluidez, que reflete também na melhor performance para jogos. Além disso, o software fornece os recursos mais premium. O diferencial do 30 Pro acaba ficando por conta do custo-benefício, já que entrega um conjunto top pela metade do preço do rival.

RESULTADO

Apple iPhone 14: 8 PONTOS

  • Construção melhor e mais resistente
  • Som mais potente e equilibrado
  • Software com maior longevidade
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com fotos melhores de dia e à noite
  • Vídeos com 4K a 60 em todas as câmeras, Dolby Vision e melhores recursos
  • Selfies de maior qualidade

Motorola Edge 30 Ultra: 6 PONTOS

  • Design mais moderno e com biometria superior
  • Tela maior e com taxa de 144 Hz
  • Software com recursos mais avançados
  • Melhor para jogos
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

No duelo desses dois modelos, você prefere o iPhone ou o Edge? Qual compraria entre eles? Responda aí no espaço abaixo.

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:56)

25

Comentários

iPhone 14 vs Edge 30 Pro: o que define a vitória em um duelo equilibrado? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista