LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S22 Plus vs Edge 30 Pro: qual é o melhor custo-benefício entre os tops? | Comparativo

16 de janeiro de 2023 13

O Galaxy S22 Plus e o Edge 30 Pro possuem uma proposta que se assemelha em vários fatores. Eles têm um conjunto top de linha, são modelos do meio das famílias mais avançadas das respectivas marcas e buscam conquistar como melhor custo-benefício da categoria.

Se a gente comparar o que estes smartphones oferecem, é a Samsung ou a Motorola que se sai melhor no duelo? Você vê a resposta agora, aqui no TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy S22 Plus

Começamos pelo design ressaltando o que cada um contém de destaque na parte de trás. O Galaxy vem com o bloco de câmeras alinhado à lateral, para dar um toque específico da família. Do outro lado, o Edge conta com um módulo no formato oval típico de outros celulares da marca.

Eles possuem traseira de vidro, com direito a proteção Gorilla Glass contra arranhões. Só que a versão Victus Plus do coreano oferece maior resistência do que a quinta geração presente no rival. Fora o fato de ele ser o mais compacto da dupla e ter construção de alumínio, contra o plástico do concorrente.

Motorola Edge 30 Pro

O S22 Plus ainda fornece resistência contra líquidos e poeira, graças à certificação IP68, algo que ficou ausente do 30 Pro. A Samsung também colocou o seu tradicional leitor biométrico ultrassônico sob a tela, enquanto a Motorola preferiu pelo sensor integrado ao botão de volume, na lateral.

Não vemos aqui qualquer slot para expansão de armazenamento por cartão microSD. Ao menos, há Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2 e NFC dos dois lados.

O design mais moderno e a construção superior do Galaxy dão o primeiro ponto do Comparativo para ele.

Melhor construção

Galaxy S22 Plus

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Galaxy S22 Plus

Melhor certificação de resistência?

Galaxy S22 Plus

Qual é mais compacto e leve?

Galaxy S22 Plus

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

75.8 x 157.4 x 7.6 mm
6.6 polegadas - 2340x1080 px
75.95 x 163.6 x 8.79 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O S22 Plus traz uma tela Dynamic AMOLED 2X, que tem como principal característica o seu nível de brilho acima da média. Já o 30 Pro vem com um display OLED, com foco em reproduzir mais cores. Este também é o que apresenta o tamanho maior do display, apesar de ficar um pouco atrás no aproveitamento frontal.

A resolução Full HD+ e a tecnologia HDR10+ estão garantidas nos dois, assim como a proteção para arranhões. Mas assim como na traseira, a versão usada pela Motorola fica abaixo da Victus Plus presente no Galaxy.

Um diferencial do Edge é a sua taxa de atualização de 144 Hz, o que garante uma suavidade maior nas animações do que no painel de 120 Hz inserido pela Samsung.

De um lado, brilho maior e proteção superior. Do outro, mais cores e fluidez. Damos um ponto para cada.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Galaxy S22 Plus

Mais cores

Edge 30 Pro

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Edge 30 Pro

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S22 Plus

Tela de Hz elevada?

Edge 30 Pro

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S22 Plus

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


Como tratamos aqui de dois smartphones flagships, não pode faltar o sistema de áudio estéreo neles. Isso significa que ambos fornecem ao usuário uma experiência bastante imersiva para ouvir música ou ver filme.

A potência sonora deles não decepciona, o que permite um volume máximo bem agradável. O problema é que o som do Galaxy sai um pouco desbalanceado. Em outras palavras, você terá no Edge um equilíbrio maior entre graves, médios e agudos.

Já tem sido padrão das fabricantes em modelos avançados, e nestes não é diferente a ausência de um conector P2 para fones de ouvido. O que muda entre eles está na presença de um acessório com plugue USB-C na embalagem da Motorola.

Assim, o 30 Pro anota o ponto.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Edge 30 Pro

Potência sonora

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Edge 30 Pro

Sistema


Tanto o Galaxy quanto o Edge vêm com o Android 12 equipado de maneira nativa. Apesar de a Motorola garantir duas atualizações de software no seu top, ainda não chega nas quatro prometidas pela Samsung, sem contar os cinco anos de pacotes de segurança.

As duas interfaces fluem muito bem e são impulsionadas pelas taxas de atualização elevadas destes dispositivos. A rede móvel veloz também não será um problema, já que o 5G está presente na dupla.

Partindo para os recursos, o S22 Plus se destaca pelos atalhos do Tela Edge, pelas informações sempre ligadas do Always-on Display e pela transmissão de imagem no Smart View. Do outro lado, o 30 Pro contém os populares gestos da marca para ligar a lanterna e abrir o app da câmera. Os dois fornecem soluções para transformar o celular em um PC portátil, seja pelo modo DeX da Samsung, ou pelo Ready For da Motorola.

Com boas opções de software, o Galaxy fica com o ponto pela longevidade maior.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S22 Plus

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Samsung Galaxy S22 Plus
Motorola Edge 30 Pro

Estes aparelhos vêm equipados com a mesma plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 1. Isso significa ter o mesmo desempenho? Não é bem assim. Vimos nos nossos testes que o Edge foi mais rápido nas duas rodadas, com uma diferença de 10 segundos no tempo total.

Os benchmarks confirmam o que vimos durante os experimentos. O 30 Pro ficou com números maiores que o S22 Plus no AnTuTu e nos indicadores do Geekbench. Em jogos, não há o que reclamar. Todos os títulos rodam com qualidade máxima e ótima fluidez, com alguns deles rodando a 120 fps.

A Motorola leva o ponto pelo desempenho multitarefas superior.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Edge 30 Pro

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Edge 30 Pro

Qual o processador mais atualizado?

Nenhum

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Edge 30 Pro

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Samsung Galaxy S22 Plus
Motorola Edge 30 Pro

A Samsung colocou uma bateria de 4.500 mAh no seu celular, pouco menos que os 4.800 mAh presentes no Edge. Será que essa distância na capacidade afeta a duração? Os nossos testes padronizados indicaram que sim, pela vantagem de pouco mais de 1 hora e meia a mais para o 30 Pro.

Quando vamos para a recarga, o Galaxy consegue chegar a 100% em cerca de uma hora, com um adaptador de 25 W. Já o rival da Motorola demora alguns minutos a menos, graças ao seu carregador de 68 W, mas sem uma diferença expressiva.

Assim, o Edge 30 Pro pontua pela autonomia maior.

Qual tem mais bateria?

Edge 30 Pro

Qual recarrega mais rápido?

Edge 30 Pro

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Edge 30 Pro

Tem carregamento sem fio?

Edge 30 Pro

Câmera

Temos nestes dispositivos conjuntos de câmeras traseiras liderados por um sensor principal de 50 MP. Só que o software do Edge não explora ao máximo a capacidade dele. Então, você terá fotos com contraste correto e melhor alcance dinâmico no Galaxy. O coreano também leva a melhor à noite, por apresentar menos ruídos que o rival.

A ultrawide deles registra boas fotos, porém temos cores mais próximas às da principal no S22 Plus. Ao menos, o 30 Pro tem o diferencial do foco automático nesta lente, para ajudar nas macros.

Apenas a Samsung colocou uma câmera teleobjetiva em seu celular. Ela tem zoom óptico de três vezes, para imagens com qualidade mesmo de longe. É com esta lente que o Galaxy faz o seu modo retrato, com qualidade acima até mesmo do sensor dedicado a desfoque que a Motorola entrega.

Este é um ponto fácil para o S22 Plus.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos de dia

Galaxy S22 Plus

Melhores fotos noturnas

Galaxy S22 Plus

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Galaxy S22 Plus

Melhor teleobjetiva

Galaxy S22 Plus

Melhor macro

Edge 30 Pro (via ultrawide)

Melhor profundidade

Galaxy S22 Plus (via teleobjetiva)

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S22 Plus

Eles possuem uma filmadora capaz de gravar na resolução 8K. Mas quando baixamos para 4K, apenas os vídeos do S22 Plus chegam a 60 fps. A qualidade no geral é boa nos dois durante o dia, com excesso de ruídos à noite. Pelo menos, aqui não vão faltar estabilização óptica, foco ágil, nem captura de áudio limpa. O coreano também tem alguns recursos mais avançados que o Edge, como a opção de desfocar o fundo em vídeos.

É mais um ponto para a Samsung.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 4K a 60 fps?

Galaxy S22 Plus

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

Nenhum

Melhores recursos de gravação

Galaxy S22 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Edge 30 Pro

Apesar de ter uma câmera frontal com muito mais resolução que o Galaxy, o Edge peca por suavizar as fotos e sofrer com ruídos em locais escuros. Assim, o S22 Plus acaba fazendo um trabalho melhor no nível de detalhes das suas selfies. O modo retrato não deverá ser um problema em nenhum deles, mas nas filmagens de frente, a Samsung é a única que oferecem também a resolução 4K a 60 fps.

A coreana marca mais uma vez.

Melhor conjunto de câmera frontal

Edge 30 Pro

Câmera frontal grava em 4K a 60 fps?

Galaxy S22 Plus

Melhor selfie

Galaxy S22 Plus

Preço

O Galaxy S22 Plus desembarcou no Brasil pelo preço sugerido de R$ 7.000. Um pouco mais caro do que os R$ 6.500 cobrados no lançamento do Edge 30 Pro. No mercado atual, a dupla já pode ser encontrada por valores inferiores, na faixa dos R$ 4.000, mas ainda com o Edge mais barato por praticamente a mesma diferença inicial.

Ou seja, a Motorola fica com o ponto final do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Edge 30 Pro

Qual tem menor custo atual?

Edge 30 Pro

8.5 Hardware
5 Custo Benefício

Samsung Galaxy S22 Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Tivemos um embate equilibrado entre Samsung e Motorola. O Galaxy se destacou pelo seu design mais compacto, leve e resistente, além da tela com mais brilho e do sistema com maio longevidade. Sem contar as câmeras, que levam a melhor nas fotos traseiras, nos vídeos e nas selfies.

Do outro lado, está o Edge com seu display que reproduz mais cores. Ele ainda traz o desempenho multitarefas mais veloz e a bateria com maior autonomia, sem comprometer o tempo de recarga.

O 30 Pro também é o celular mais barato da dupla no varejo nacional do momento. Mas a diferença não está tão grande entre eles. Ou seja, não seria um exagero para quem precisa de um celular com câmeras melhores desembolsar um pouco a mais pelo S22 Plus.

RESULTADO

Samsung Galaxy S22 Plus: 6 PONTOS

  • Design mais compacto, leve e resistente
  • Tela com mais brilho e proteção superior
  • Sistema com maior longevidade
  • Câmeras com melhores fotos e sensor telefoto
  • Vídeos em 4K a 60 fps
  • Câmera frontal com selfies mais nítidas

Motorola Edge 30 Pro: 5 PONTOS

  • Tela com mais cores e fluidez
  • Som mais equilibrado
  • Desempenho multitarefas mais rápido
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Qual destes smartphones você mais se interessou? Se tivesse que escolher, iria de Galaxy ou de Edge? Conte para a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 15:04)

13

Comentários

Galaxy S22 Plus vs Edge 30 Pro: qual é o melhor custo-benefício entre os tops? | Comparativo
  • Para mim compensou demais pegar o Motorola Edge 30 pro, paguei r$2k nele sendo que vendi meu s9 plus por 950 reais , gastando no upgrade r$1050 , minha única reclamação é ausência de filmar em 4k 60fps, acho absurdo isso, filme em 8k 30fps mas não tem opção de filmar em 60fps ??? A câmera é razoável, mas perde em muito para uma câmera de iPhone xs Max que tenho já faz um tempo como meu segundo celular , isso deixa desejar pois deveria ser uma campera melhor por isso o s22 plus ganha disparado, porém a diferença de preço é absurda e fora o fato de vir com carregador de 68w e fones na caixa.

    Valeu apena o upgrade e tem 2 anos de garantia, isso conta mais que atualizações do Android

      • Agora vou entrar na discussão ver a opinião dos especialistas! Kkkkkkk

          • São dois aparelhos muito interessantes, mas acho que os celulares se tornaram mais do mesmo, e no fim a Samsung que tá entregando algo a mais. Eu vou trocar de telefone, e vai ser Samsung porque já estou no eco sistema.

              • Eu gostei foi das modelos, isso sim!

                  • O grande problema da Samsung são as operações em segundo plano. Se você deixar tudo ativado o aparelho come bateria com farinha. Você sempre tem aquela sensação que tem algo drenando em background e muitos usam modo de economia de bateria para evitar isso. Nos moto isso não acontece na mesma proporção. No IPhone então isso parece que nem acontece.

                      • No meu caso, o dilema foi exatamente esse, Edge ou Galaxy... Sempre fui muito fã da Motorola, tanto que meus últimos 4 celulares foram deles, e minha esposa fã de Samsung..KKK
                        Porém, quando vi no YouTube um comparativo de câmeras entre os 2, desanimei demais do Edge. A Câmera é sofrível, mas muito sofrível, pra um flagship que está logo abaixo do topo de linha. Isso me fez pensar duas vezes e pegar o S22+. Confesso que ainda estou me adaptando com um Samsung, mas estou super satisfeito, e o aparelho é excelente! Único ponto negativo pra mim, é a caixa vir sem fone e sem carregador, mancada feia da Samsung, mas pelo menos o carregador a gente consegue de graça pelo samsungparavc. No mais, se pegar ele, não vão se arrepender!

                          • Incrível esse Edge 30 Pro eu queria

                              • Samsung oferece 4 atualizações de Android + atualização de segurança por 5 anos. Motorola com muita, mas muita sorte vai dar 2 updates de Android e depois do último update, com sorte uma ou duas atualizações. Nem tem o que discutir, vai de Samsung.

                                  • S22 Plus, sem um resquício de dúvida

                                      • Deu o obvio

                                          • Preço no site da Motorola está 3.000

                                            Android

                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                            Android

                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                            Windows

                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                            Economia e mercado

                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista