A Motorola anunciou o lançamento do novo Motorola Edge 40 no Brasil agora no final do primeiro semestre. O smartphone traz como grande destaque o seu conjunto de hardware avançado com chipset Dimensity e tela de 144 Hz. E finalmente o temos em nossas bancadas para todos os testes.
O Edge 40 traz tela pOLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+ e 144 Hz, plataforma MediaTek Dimensity 8020, 8 GB de RAM LPDDR4X, 256 GB de armazenamento interno, câmera frontal de 32MP, duas câmeras traseiras (50 MP / 13 MP), conexão 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, USB-C, NFC, GPS, sensor de impressão digital integrado na tela, alto-falantes com Dolby Atmos, certificação IP68, bBateria de 4.400mAh com carregamento rápido de 68W e Android 13.
6 meses atrásA Motorola iniciou a distribuição do Android 14 para o Edge 40 na Índia. O Brasil deve receber o update em breve.
9 meses atrásNo total, 16 smartphones da Motorola receberão o Android 14 nos próximos meses.
9 meses atrásNeste embate entre o smartphone da Samsung e o da Motorola, qual é a alternativa mais interessante para o consumidor? O Comparativo do TudoCelular mostra a resposta em detalhes para você.
10 meses atrásVeja todos os modelos lançados pela empresa ao longo deste ano
Nosso teste de bateria oficial é executado com vários apps, jogos e serviços populares em ciclos cronometrados até que a bateria esgote completamente, sendo dado um tempo de standby entre os ciclos para acompanhar o consumo em segundo plano. Brilho da tela e configurações de redes são padronizados para que possamos traçar um paralelo entre todos os modelos que passaram por nossas bancadas.
Os apps presentes nos ciclos, e seus determinados tempos de execução por ciclo, são:
- 6 minutos de uso (cada) — WhatsApp, YouTube, MX Player (vídeo offline), Spotify, PowerAmp (música offline) e Chrome;
- 1 minuto (cada) — Pokémon Go, Asphalt 8, Subway Surfers, Candy Crush, Modern Combat 5 e Injustice;
- 4 minutos de chamadas em 3G/4G;
- 2 minutos de uso (cada) — Facebook, Gmail e GMaps
Após nossos testes, chegamos aos seguintes resultados com o Edge 40:
- Foram necessárias 23 horas e 56 minutos para esgotar a bateria do dispositivo;
- A tela permaneceu ligada por 11 horas e 41 minutos.
- Realizamos 17 ciclos completos de testes que incluíram:
- 102 minutos de navegação no Chrome;
- 510 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (102 minutos cada);
- 102 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
- 102 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (34 minutos cada);
- 68 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
- O app que mais consumiu foi o YouTube.
A linha Edge sempre foi criticada por trazer capacidade de bateria abaixo do considerado padrão para a categoria intermediária, priorizando design em vez de um tanque na casa dos 5.000 mAh como fazem suas rivais. Ainda assim, a Motorola sempre conseguiu compensar a capacidade inferior com um conjunto bem otimizado em hardware e software, entregando autonomia muitas vezes até superior a rivais. Pena que não podemos dizer o mesmo do Edge 40.
Com 23 horas e 56 minutos de tempo total de uso em nosso teste prático de simulação de uso real, dos quais 11 horas e 41 minutos foram de tela ativa, o Edge 40 ficou bem abaixo de boa parte dos rivais que já passaram pelas bancadas do TudoCelular, incluindo até mesmo o Xiaomi 13 Lite que vai pelo mesmo caminho de priorizar design em detrimento de uma bateria maior.
Ele ainda será capaz de aguentar um dia inteiro de uso mais intenso sem grandes problemas, mas se autonomia de bateria é algo que você prioriza, existem outras opções mais interessantes atualmente, como o POCO F5 que também traz processador avançado e bom conjunto geral, e ainda assim passa das 31 horas de uso.
Em destaque
Transmissão encerrada!
Foram 23 horas e 56 minutos de uso no total, com 11 horas e 41 minutos de tela ativa. O resumo do teste pode ser conferido na pauta acima. Obrigado pela companhia.
Celular religado. Temos 3% de bateria e estamos na pausa de 30 minutos para vermos quanto tempo mais ele suporta em um início de ciclo.
Comentários