LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Z Flip 5 vs Razr 40 Ultra: melhor celular dobrável em "concha" é o...? | Comparativo

21 de agosto de 2023 2

O Galaxy Z Flip 5 e o Razr 40 Ultra disputam no mercado atual o posto de melhor smartphone dobrável no formato de concha. Eles entregam uma série de recursos premium e inovações em design aos consumidores, em relação aos celulares tradicionais.

Mas entre o modelo da Samsung e o da Motorola, qual deles oferece a experiência mais completa dentro do segmento? É isso que nós vamos descobrir agora, aqui no TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy Z Flip 5

Estes aparelhos possuem uma proposta parecida no design. Estamos falando do formato dobrável, que tem a tela completa quando abertos, porém ficam compactos quando fechados. Ambos oferecem o mesmo peso, só que o coreano tem dimensões um pouco mais compactas que o rival.

Os dois dispositivos trazem uma construção composta por um corpo de alumínio, além de uma traseira de vidro, com proteção Gorilla Glass contra arranhões e quedas. O Galaxy vem com certificação IPx8, que garante resistência à água; enquanto o Razr traz IP52, que sobrevive a respingos d’água, mas também à poeira.

Motorola Razr 40 Ultra

O Z Flip 5 tem suas câmeras traseiras em um recorte na traseira. Já o 40 Ultra preferiu uma abordagem na qual as lentes ficam na própria tela externa. Este ainda leva a melhor ao diminuir o vinco na dobra. As opções são as mesmas em relação ao notch em forma de furo na frente e no leitor biométrico integrado ao botão de energia na lateral.

Nenhum deles fornece slot para cartão de memória na gaveta de chips. Ou seja, nada de expansão de armazenamento por aqui. Além disso, a conectividade da dupla contém Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.3 e NFC, para pagamentos por aproximação.

A Samsung marca pelo tamanho mais compacto; e a Motorola pontua pelo vinco mais sutil.

Melhor construção

Ambos

Tem proteção contra arranhões?

Ambos

Visual mais moderno

Ambos

Vinco menor na dobra

Razr 40 Ultra

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência

Ambos

Qual é mais fino e leve?

Galaxy Z Flip 5

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Ambos

71.9 x 165.1 x 6.9 mm
6.7 polegadas - 2640x1080 px
73.95 x 170.83 x 6.99 mm
6.9 polegadas - 2640x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O Galaxy vem com uma tela interna Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas, um pouco menor que a pOLED de 6,9 polegadas do Razr. Este traz um painel de 10-bit, que reproduz mais de 1 bilhão de cores. Além de ter um brilho bem forte e próximo do que o coreano entrega.

O 40 Ultra também leva vantagem na taxa de atualização de 165 Hz, para maior fluidez que os 120 Hz fornecidos pelo Z Flip 5. Dos dois lados, encontramos uma resolução Full HD+ e suporte à tecnologia HDR10+, para melhorar a exibição em streamings.

Na parte externa, a Samsung aumentou o display do seu dobrável e agora tem um Super AMOLED de 3,4 polegadas, mas ainda limitado a 60 Hz e resolução HD+. Pelo menos, a Motorola foi mais ousada ao colocar uma tela secundária OLED de 3,6 polegadas, com definição superior e taxa de 144 Hz.

Com as melhores soluções para o painel interno e o externo, o ponto vai para a Motorola.

Melhor tecnologia de tela

Razr 40 Ultra

Melhor brilho de tela

Galaxy Z Flip 5

Mais cores

Razr 40 Ultra

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Razr 40 Ultra

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy Z Flip 5

Tela de Hz elevada?

Razr 40 Ultra

Sensor de toque mais rápido

Razr 40 Ultra

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy Z Flip 5

Qualidade geral da tela

Razr 40 Ultra

Tela secundária maior

Razr 40 Ultra

Tela secundária mais fluida

Razr 40 Ultra

Tela secundária de maior qualidade

Razr 40 Ultra

Som


Como bons celulares tops de linha, encontramos nestes dobráveis um sistema de áudio estéreo. As fabricantes aproveitaram o alto-falante de chamadas como canal secundário, para ampliar a experiência imersiva do usuário em filmes e músicas.

Tanto um quanto o outro fornecem um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, apesar de estarem longe da perfeição. O Razr capricha mais no volume máximo e entrega a maior potência sonora da dupla.

A Samsung e a Motorola deixaram mais uma vez de fora o conector físico para fones de ouvido, além de não mandarem qualquer acessório adaptado na embalagem.

O 40 Ultra anota o ponto em som.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Razr 40 Ultra

Potência sonora

Razr 40 Ultra

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes aparelhos saem da caixa equipados com o Android 13 de forma nativa. O Razr tem garantidas três atualizações de software, mas ainda não chega nos quatro updates prometidos pela Samsung, além dos cinco anos de pacotes de segurança.

Os dois não decepcionam em fluidez, impulsionada pelas altas taxas de atualização dos displays. A rede móvel veloz também está presente independentemente da sua escolha, graças ao suporte à tecnologia 5G.

Passando para os recursos, o Galaxy oferece os atalhos do Painel Edge e as cutomizações do Good Lock, além das funções adicionais para a tela externa, como usar o Samsung Wallet, ativar Wi-Fi e Bluetooth, e responder mensagens.

Do outro lado, a Motorola oferece os clássicos gestos para abrir a câmera e ligar a lanterna; o Ready For, que transforma o celular em um PC portátil; e os extras do display externo, que vão desde o uso de apps nativos, como calculadora ou Google Maps, até curtir jogos desenvolvidos especialmente para a tela pequena.

Em sistema, a longevidade fornecida pela coreana acaba desempatando e dá o ponto para o Z Flip 5.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy Z Flip 5

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Samsung Galaxy Z Flip 5
Motorola Razr 40 Ultra

O Galaxy é alimentado pelo Snapdragon 8 Gen 2, mais recente que o Snapdragon 8 Plus Gen 1 que equipa o Razr. Essa diferença de geração tem impacto na velocidade? Vimos que sim nos nossos testes. O Z Flip 5 registrou uma vantagem de 10 segundos em relação ao tempo total do 40 Ultra.

Os benchmarks traduzem ainda mais essa superioridade, visto que o coreano registra uma pontuação quase 50% maior no AnTuTu. Partindo para os jogos, todos os títulos que experimentamos rodam na qualidade máxima e com os extras ativados nestes dispositivos.

Pelo multitarefas melhor, a Samsung leva o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy Z Flip 5

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy Z Flip 5

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy Z Flip 5

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy Z Flip 5

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Samsung Galaxy Z Flip 5
Motorola Razr 40 Ultra

O Z Flip 5 traz uma bateria de 3.700 mAh, um pouco inferior à de 3.800 mAh presente no 40 Ultra. Essa pequena distância tem algum impacto na duração? Podemos dizer que é proporcional. Os nossos testes padronizados indicaram uma vantagem de duas horas para o Motorola, que chega a quase 26 horas de autonomia.

No carregamento, já temos um equilíbrio entre eles. Tanto o Galaxy, com seu adaptador de 25 W, quanto o Razr, com o acessório de 33 W, demoram pouco mais de uma hora até a conclusão do processo.

É ponto para a Motorola.

Qual tem mais bateria?

Razr 40 Ultra

Qual recarrega mais rápido?

Nenhum

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Razr 40 Ultra

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Dos dois lados, temos um conjunto duplo de câmeras traseiras, liderado por um sensor principal de 12 MP. Ambos tiram fotos com muitos detalhes e boa faixa dinâmica durante o dia, porém o coreano acerta mais nas cores e no contraste, além de oferecer uma nitidez superior no pós-processamento. O modo noturno dele também se sai melhor ao controlar os ruídos.

A ultrawide do Galaxy é outro item que leva a melhor, ao capturar imagens mais nítidas que as do Razr. A vantagem da Motorola aqui está no foco automático nesta lente mais ampla, para registrar macros com melhor qualidade que o concorrente.

Pelos resultados no geral, a Samsung possui mais benefícios e fica com o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira

Nenhum

Melhores fotos de dia

Galaxy Z Flip 5

Melhores fotos noturnas

Galaxy Z Flip 5

Conjunto mais versátil

Razr 40 Ultra

Melhor ultrawide

Galaxy Z Flip 5

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Razr 40 Ultra (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Galaxy Z Flip 5

A filmadora dos dois suporta gravações em 4K a 60 fps com a principal, ou a 30 fps com a ultrawide. A qualidade dos vídeos fica um pouco acima no Galaxy que no Razr. De toda a forma, a dupla entrega estabilização óptica eficiente, foco ágil e uma captura de som bastante satisfatória.

Damos mais um ponto para o Z Flip 5.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 24 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy Z Flip 5

Fotos tiradas com o Motorola Razr 40 Ultra

A câmera frontal do Galaxy tem 10 MP, contra 32 MP do Razr. Mas nem sempre resolução significa qualidade, e aqui temos um exemplo disso. A Samsung ampliou a abertura focal do Z Flip 5, para um modo noturno superior ao do Razr. Sem falar na possibilidade de usar o conjunto traseiro nas selfies em ambos, o que também gera uma vantagem ao modelo da Samsung, pelo conjunto de maior qualidade.

A coreana marca mais uma vez.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Galaxy Z Flip 5

Preço

Tanto o Galaxy Z Flip 5 quanto o Razr 40 Ultra foram lançados oficialmente no Brasil, pelo mesmo preço sugerido de R$ 8.000. Mesmo assim, no mercado atual, o coreano parece ser o único da dupla a ser encontrado abaixo da faixa dos R$ 7.000.

Como qualquer economia impacta no bolso do consumidor, a Samsung fecha o Comparativo com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Nenhum

Qual tem menor custo atual?

Galaxy Z Flip 5

8.6 Hardware
7.1 Custo Benefício

Samsung Galaxy Z Flip 5

Comparar Aviso de preço
8.4 Hardware
6.5 Custo Benefício

Motorola Razr 40 Ultra

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Neste duelo entre celulares dobráveis no formato de “concha”, vimos uma vitória confortável da Samsung. O Galaxy Z Flip 5 tem um design mais compacto, um sistema com maior longevidade, um desempenho mais rápido e um conjunto de câmeras superior nas fotos traseiras, nos vídeos e nas selfies.

Mas a Motorola apresentou seus pontos positivos. Além de ter uma aparência com menor vinco, o Razr 40 Ultra se mostrou a opção ideal para multimídia. Isso porque ele entrega uma tela maior e com melhores cores, um display externo superior e um som mais potente. Sem falar na sua bateria que registra uma autonomia acima do rival.

Mesmo assim, temos no coreano um aparelho flexível mais barato no mercado brasileiro do momento. Por oferecer uma quantidade maior de benefícios e machucar menos o bolso, ainda recomendamos mais o modelo da Samsung.

RESULTADO

Samsung Galaxy Z Flip 5: 7 PONTOS

  • Design mais resistente, compacto e leve
  • Sistema com maior longevidade
  • Desempenho multitarefas mais rápido
  • Câmeras traseiras com melhores fotos noturnas
  • Vídeos com melhor qualidade de imagem
  • Selfies melhores com a câmera frontal e o conjunto traseiro
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Motorola Razr 40 Ultra: 4 PONTOS

  • Design com vinco menor
  • Tela maior, com melhores cores e display externo superior
  • Som mais potente
  • Bateria com maior autonomia

Você prefere as vantagens do Galaxy, ou se atrai mais com o que o Razr entrega? Qual deles seria a sua opção de compra? Pode falar à vontade aí no espaço abaixo.

(atualizado em 20 de julho de 2024, às 12:20)

2

Comentários

Galaxy Z Flip 5 vs Razr 40 Ultra: melhor celular dobrável em "concha" é o...? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos