LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G54 vs Redmi Note 12S: Motorola ou Xiaomi tem melhor custo-benefício? | Comparativo

14 de janeiro de 2024 4

O Moto G54 e o Redmi Note 12S são dois intermediários que buscam oferecer um custo-benefício satisfatório, mas sem deixar de lado algumas das principais características procuradas pelo consumidor.

Ao avaliarmos o modelo da Motorola e o da Xiaomi, qual deles é o melhor smartphone acessível da dupla? Você vai saber a resposta em detalhes agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Motorola Moto G54

Como temos aqui dois aparelhos de entrada, ambos possuem uma construção inteira de plástico, com frente e traseira planas. Não espere neles qualquer certificação de resistência contra água e poeira. A dupla ainda conta com praticamente as mesmas dimensões e peso.

O Moto utiliza um bloco de câmeras mais quadrado, com uma tampa lisa ou com acabamento que imita couro, dependendo da cor escolhida. Do outro lado, o Redmi aposta no módulo grande na cor preta, para abrigar as lentes, além do restante fosco na parte de trás.

Redmi Note 12S

Na porção frontal, estes dispositivos seguem o mesmo caminho com um notch em forma de furo centralizado. Sem falar na presença de um leitor de impressões digitais incorporado ao botão de energia. O chinês ainda tem o diferencial do emissor infravermelho, para se transformar no controle remoto da sua TV.

Os dois celulares oferecem possibilidade para expansão do armazenamento, graças à presença de um slot dedicado para cartão microSD. Para completar, temos neles Wi-Fi de quinta geração e NFC, a depender da versão do Note 12S. Já o Bluetooth 5.3 do G54 é mais avançado que a versão 5.2 presente no rival.

Sem grandes diferenças, começamos o duelo com um empate.

Melhor construção

Nenhum

Melhor proteção contra arranhões

Nenhum

Visual mais moderno

Nenhum

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência

Nenhum

Qual é mais fino e leve?

Nenhum

Tem emissor infravermelho?

Redmi Note 12S

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Nenhum

Bluetooth mais avançado

Moto G54

73.82 x 161.56 x 7.99 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
73.87 x 159.87 x 8.09 mm
6.43 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O G54 traz uma tela IPS LCD de 6,5 polegadas, ligeiramente maior e com melhor aproveitamento frontal que o painel AMOLED de 6,43 polegadas do Note 12S. O chinês compensa com o maior nível de brilho e as melhores cores. Sem falar no ângulo de visão mais amplo dele.

Por outro lado, você vai encontrar uma taxa de atualização de 120 Hz no Moto, para fluidez um pouco maior que os 90 Hz oferecidos pelo Redmi. Estes smartphones fornecem resolução Full HD+, mas dispensam qualquer tecnologia para melhorar a reprodução de serviços de streaming, ou algum vidro especial com proteção extra contra arranhões.

As vantagens do display AMOLED da Xiaomi superam a suavidade maior da Motorola. Por isso, a chinesa anota o ponto neste quesito.

Melhor tecnologia de tela

Redmi Note 12S

Melhor brilho de tela

Redmi Note 12S

Mais cores

Redmi Note 12S

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Moto G54

Melhor proporção tela/corpo

Moto G54

Suporte a HDR10+

Nenhum

Suporte a Dolby Vision

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Moto G54

Melhor proteção contra arranhões

Nenhum

Qualidade geral da tela

Redmi Note 12S

Som


As fabricantes não economizaram em áudio e colocaram um sistema estéreo nos seus intermediários acessíveis. Em outras palavras, o usuário vai ter uma grande experiência imersiva, independente da sua escolha.

Nenhum deles apresenta distorção com o volume no máximo, porém o Moto chega com uma potência sonora superior e é o único a suportar equalizador completo com Dolby Atmos. Ao menos, a dupla não decepciona no bom equilíbrio entre graves, médios e agudos.

Você não vai encontrar qualquer fone de ouvido na embalagem destes modelos. Mas eles não deixam de fora o conector físico para qualquer acessório padrão.

Temos ponto para a Motorola pelo som mais potente.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Nenhum

Potência sonora

Moto G54

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes dispositivos saem da caixa com o Android 13 instalado de fábrica. A Motorola apenas garante uma atualização de software para a linha G, enquanto a Xiaomi promete dois updates do “robozinho”, fora o fato de ela ser mais rápida nos pacotes de segurança mensais.

Temos nos nossos duelistas uma taxa elevada no painel, que ajuda na hora de melhorar a fluidez na navegação. O G54 leva uma pequena vantagem nisso, não somente pelos 120 Hz, como também pelo sistema mais limpo. Este ainda é o único compatível com a tecnologia 5G. O Note 12S ainda segue com a quarta geração da rede móvel, que não entrega uma velocidade tão veloz quanto a do concorrente.

Passando para os recursos, o Moto conta com o Início Inteligente de Aplicativos, para acelerar o carregamento das ferramentas mais usadas; os atalhos da Barra Lateral; e os clássicos gestos para ligar a lanterna e abrir a câmera. Do outro lado, o Redmi oferece também acesso rápido na lateral; a possibilidade de expandir a RAM com parte do armazenamento; e as várias opções de customização da interface.

A Motorola marca pelo 5G e pela fluidez; e a Xiaomi pontua pela longevidade superior.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Redmi Note 12S

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Moto G54

Software mais fluido

Moto G54

Desempenho
Motorola Moto G54
Redmi Note 12S

O Moto é alimentado pelo chip Dimensity 7020 e acompanhado de 4 GB de RAM na versão que testamos, contra a plataforma Helio G96 e 8 GB de memória no lado do Redmi. Qual dos modelos tem melhor desempenho? Tivemos uma vantagem de um minuto para o chinês. Reflexo nítido do dobro de RAM que ele possui.

Quando vamos para os benchmarks, temos o cenário inverso. O G54 alcança uma pontuação pouco mais de 21% superior que o Note 12S no AnTuTu. Você até vai conseguir rodar jogos mais pesados neles, mas não espere ter qualidade máxima em todos os títulos.

O multitarefas pesa mais e dá o ponto para a Xiaomi.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Redmi Note 12S

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

Moto G54

Qual o processador mais atualizado?

Moto G54

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Redmi Note 12S

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

a

Bateria
Motorola Moto G54
Redmi Note 12S

Estes são dois aparelhos que trazem uma bateria de 5.000 mAh, capacidade que tem aparecido cada vez mais como um padrão do mercado. Mas isso não significa que ambos entreguem a mesma duração. Os nossos testes padronizados mostraram uma grande superioridade do Redmi, que passou das 30 horas de autonomia. Bem mais que as menos de 25 horas do Moto.

E passando para o carregamento, o cenário não muda. A Xiaomi envia um carregador de 33 W que leva menos de 1 hora e 20 minutos até completar o processo. Já o celular da Motorola precisa de quase duas horas para chegar nos 100%, com seu TurboPower de 20 W.

Este é um ponto fácil para o Note 12S.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Redmi Note 12S

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Redmi Note 12S

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

O conjunto fotográfico do Moto é liderado por uma câmera principal de 50 MP, enquanto o do Redmi tem como sensor primário um de 108 MP, mais avançado que o do concorrente. Como resultado, temos imagens melhores no chinês, que acerta mais no contraste em dias ensolarados e fornece um modo noturno mais eficiente na nitidez e no controle de ruídos.

Os dois possuem uma lente macro de 2 MP, que sofre por causa da baixa resolução e da falta de foco automático. O Note 12S ainda tem o diferencial de ser o único da dupla com uma ultrawide, que pode estar longe da perfeição, porém oferece a opção de tirar fotos que apresentem mais dos cenários.

Pelo conjunto superior, o ponto é da Xiaomi.

Melhor conjunto de câmera traseira

Redmi Note 12S

Melhores fotos de dia

Redmi Note 12S

Melhores fotos noturnas

Redmi Note 12S

Conjunto mais versátil

Redmi Note 12S

Melhor ultrawide

Redmi Note 12S

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Motorola Moto G54

Tanto um quanto o outro ficam limitados a gravações apenas na resolução Full HD. A qualidade durante o dia do Note 12S supera a do G54, mas ele apresenta uma queda considerável à noite. De toda a forma, o chinês ainda tem a possibilidade de criar vídeos com a ultrawide.

O Moto é o único a filmar em 60 fps e a vir com estabilização óptica, para lidar com tremidos melhor que a eletrônica do rival. Ao menos, os dois entregam foco ágil e boa captura de som estéreo.

Vídeos com maior fluidez e menos tremidos de um lado; e gravações com ultrawide e melhor qualidade de dia do outro. Damos um ponto para cada.

Possui estabilização óptica?

Moto G54

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 4K?

Nenhum

Grava em Full HD a 60 fps?

Moto G54

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Redmi Note 12S

Fotos tiradas com o Redmi Note 12S

Estes smartphones contam com uma câmera frontal com a mesma resolução de 16 MP. Ambos tiram boas selfies de dia, com boas cores e tom de pele próximo da realidade. À noite, o Redmi sofre mais com queda de nitidez. Já no modo retrato, o Moto apresenta menos erros aparentes. As filmagens de frente deles também se limitam a Full HD.

É ponto para o G54.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie de dia

Nenhum

Melhor selfie noturna

Moto G54

Preço

Somente o Moto G54 foi lançado oficialmente no Brasil. Ele chegou pelo preço sugerido de R$ 1.500, o mesmo valor que pode ser encontrado atualmente o Redmi Note 12S no varejo nacional, por meio de importadores. Só que o próprio modelo da Motorola já baixou e é achado por valores abaixo dos R$ 1.000.

Desta maneira, o Moto fecha o Comparativo com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Moto G54

Qual tem menor custo atual?

Moto G54

7.4 Hardware
8.4 Custo Benefício

Motorola Moto G54

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O confronto entre estes intermediários acessíveis se mostrou mais equilibrado do que muitos podiam imaginar. A vitória da Xiaomi sobre a Motorola acabou acontecendo por apenas um ponto, o que indica atenção grande na hora de escolher o seu próximo celular.

O Moto G54 se mostrou a melhor alternativa para quem quer melhor Bluetooth, som mais potente, software mais limpo e com 5G, além dos vídeos com estabilização óptica e 60 fps, das selfies e de ter o menor preço no mercado atual.

Do outro lado, o Redmi Note 12S entrega emissor infravermelho, tela AMOLED, sistema com maior longevidade, melhor desempenho multitarefas, bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga. Sem falar no conjunto fotográfico com câmera principal mais avançada e presença de ultrawide, e dos vídeos superiores durante o dia.

RESULTADO

Motorola Moto G54: 6 PONTOS

  • Bluetooth mais avançado
  • Som estéreo mais potente
  • Sistema mais fluido e com 5G
  • Vídeos a 60 fps e com estabilização óptica
  • Câmera frontal com melhores selfies noturnas e modo retrato
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Redmi Note 12S: 7 PONTOS

  • Design com emissor infravermelho
  • Tela AMOLED para melhores cores e contraste
  • Sistema com maior longevidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras com principal mais avançada e sensor ultrawide
  • Vídeos com ultrawide e melhor qualidade de dia

Qual seria a sua escolha de compra entre eles? O que mais te atraiu em cada um destes dispositivos? Pode falar à vontade aí no espaço abaixo.

(atualizado em 16 de julho de 2024, às 12:00)

4

Comentários

Moto G54 vs Redmi Note 12S: Motorola ou Xiaomi tem melhor custo-benefício? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos