LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

SuperEQ Q2 Pro e S1: boa autonomia e acabamento, mas o áudio... | Análise / Review

28 de janeiro de 2022 0

Dona de um catálogo extenso de opções quando o assunto é áudio, buscando atender desde profissionais da música até ouvintes comuns, a OneOdio tem ganhado expressão no mercado brasileiro com produtos que prometem bom custo-benefício; principalmente com a sua subsidiaria, a SuperEQ.

Hoje, veremos se pelo menos uma parte dessa promessa é real; já que temos em nossa bancada dois modelos da marca: os fones Bluetooth SuperEQ S1 e SuperEQ Q2 Pro. Confira a seguir a nossa análise completa!

Construção e design

Em mãos, temos dois fones de formatos completamente diferentes, mas que compartilham algumas semelhanças. Enquanto o modelo S1 traz o formato clássico de headphone, com arco acolchoado que envolve o topo da cabeça e conchas para acomodar os ouvidos, o Q2 Pro segue a linha mais discreta, com um par de fones para encaixar dentro dos ouvidos.

Comercializados em uma caixa verde que chama atenção nas prateleiras, as diferenças vão além dos formatos. Enquanto o SuperEQ S1 vem acompanhado de cabo para carregamento microUSB, adaptador para avião, cabo de 3.5 mm para conectar em dispositivos com porta P2, bolsa para guardar os fones e manuais, o Q2 Pro se sustenta em um conjunto mais minimalista.

Além do estojo para carregamento, onde os fones ficam acomodados, a caixa do modelo menor conta apenas com ponteiras de silicone para melhor encaixe nos ouvidos e cabo USB Tipo-C.

Mas vamos para as similaridades. Além de compartilharem o tamanho do cabo de carregamento – que é minúsculo, apesar do design um tanto quanto genérico, ambos os modelos contam com uma boa qualidade de construção, revestidos em grande parte por um plástico duro que passa impressão de durabilidade.

O modelo com conchas, inclusive, traz metal em parte da sua estrutura e apesar do seu tamanho mais avantajado, pode ser dobrado nas laterais para caber em lugares mais apertados; sendo um bom companheiro para viagens – ainda mais somado com o adaptador que vem na caixa.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Mas nem tudo são flores por aqui. Enquanto no S1 os botões de plástico para controle de volume, reprodução e ativação do ANC são um tanto quanto barulhentos, podendo ser escutados até mesmo durante a reprodução, e o acolchoamento do topo do arco pode gerar um certo desconforto após algumas horas de uso, o Q2 Pro traz três luzes externas ao estojo que podem confundir.

Isso, pois apesar da boa vontade de trazer três LEDs para informar ao usuário o status dos fones, o funcionamento dessas três é um tanto quanto confuso. Por vezes, elas informam o nível de bateria do estojo, o que é ótimo, mas por vezes também ficam piscando em azul, informando que os fones estão carregando mesmo depois de não terem sido usados; o que nos leva a questionar o seu funcionamento.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Colocando esses pontos de lado, a experiência de uso de ambos os modelos é bastante agradável e enquanto o S1 abraça os seus ouvidos com as espumas da concha, a leveza de cada lado do par do Q2 Pro é admirável.

O modelo intra-auricular, inclusive, tem exterior sensível ao toque para controle de reprodução e ativação/desativação do modo ANC. Sentimos falta, no entanto, da possibilidade de controlar também o volume da reprodução.

Pareamento e alcance

Aqui, mais uma diferença. Enquanto o S1 traz Bluetooth 5.0, o Q2 aposta na versão 5.2 da tecnologia. De qualquer forma, ambos se comunicam muito bem com o dispositivo de origem, não perdendo pacotes da reprodução mesmo quando um pouco mais distantes e com algumas poucas paredes entre eles.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

O pareamento de ambos também é bastante simples, seguindo o padrão que já vemos em outros fones da concorrência. Para o S1, basta pressionar o botão central do painel direito para iniciar o modo de pareamento. Para o Q2, no caso de uma primeira conexão, abrir a case já é o suficiente para encontrar os fones no seu dispositivo.

Sentimos falta de um aplicativo para realizar configurações extras nos fones, como definir um perfil de equalização, desligar ou ligar o cancelamento de ruído ou até mesmo definir a sua intensidade; algo que seria até entendível se levado em consideração o preço, mas que não passa batido por conta de modelos da concorrência da mesma faixa já contarem com algo parecido.

Bateria

Mas se a ausência de um aplicativo dedicado ao controle e acompanhamento dos fones pode decepcionar, não podemos dizer o mesmo da autonomia.

Enquanto em nossos testes o Q2 Pro foi capaz de se manter cerca de 8 horas longe do estojo em reprodução contínua com o ANC ligado, o S1 Pro sob as mesmas condições foi capaz de se manter – em média – 27 horas longe do carregador. Ponto positivo para os dois modelos nesse quesito.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Mas há um porém: ambos os modelos não contam com sensor de proximidade, o que implica que não serão capazes de identificar quando estão, ou não, sendo usados. Mas como isso impacta na bateria? Bem, sem você remover os fones, esquecer de pausar a reprodução e só voltar algumas horas depois, pode ter certeza que esse tempo será debitado da sua autonomia.

Qualidade do som

Chegamos ao ponto chave dessa análise: a qualidade de reprodução e de gravação dos microfones dos dois modelos. Afinal, o que adianta uma boa autonomia e uma boa construção se o principal objetivo não for atendido? Essa é uma pergunta que os fones podem não conseguir responder.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

No caso do Q2 Pro, notamos uma pequena distorção nas frequências mais graves em volumes mais altos. Além disso, em músicas carregadas de elementos, graves, médios e agudos se misturam chegando ao ponto de ocultar detalhes das faixas. Pelo menos os drivers tem potência e conseguem entregar um volume bastante alto; algo que pode não fazer muito sentido se levado em consideração a distorção na reprodução.

Do outro lado, temos o S1, que não distorce em volumes mais altos e não mistura frequências, mas que deixa a desejar quando o assunto é altura no volume máximo. Apesar dos drivers de 40mm e do formato que envolve os ouvidos, a reprodução é um tanto quanto abafada e sem “pressão”.

Microfone

Apesar de trazerem um perfil bastante diferente no quesito de reprodução, não podemos dizer o mesmo da qualidade de gravação, uma vez que ambos desempenham de maneira bastante parecida.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Os dois modelos são capazes de capturar a voz do usuário com certa clareza, apesar de adicionarem um tom um tanto quanto robótico a captação. Esse aspecto fica bastante claro no S1, talvez por conta do modelo ser incapaz de captar a voz de forma mais límpida, mas ainda é notável em pequenas nuances no Q2 Pro.

Confira a qualidade de gravação dos dois modelos dando play nos áudios abaixo. O som foi gravado no Gravador do macOS com o volume de captação do sistema definido em 50%.

  • SuperEQ Q2 Pro:
  • SuperEQ S1:

Mas o fator mais impressionante dos microfones não está na qualidade de captação, até porque, pelo menos no S1, essa poderia ser melhor, mas sim nos modos de Transparência e de ANC (Active Noise Cancelling – “Cancelamento ativo de ruído” em tradução livre).

Utilizando o que é captado do ambiente pelo conjunto de microfones, em conjunto com o chip embutido, algoritmos emitem uma onda sonora de mesma amplitude, mas de fase invertida, capaz de cancelar uma quantidade considerável de ruídos, anulando sons externos de forma ativa.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Nos dois modelos o recurso funciona de forma satisfatória, uma vez que ruídos mais distantes, como de uma rua movimentada, são de fato cancelados. Mas isso tem um preço: na nossa experiência, quando o ANC está ligado – principalmente quando não há reprodução – é possível ouvir um pequeno “assobio” de uma espécie de ruído branco; algo que pode incomodar quem pretende usar os dispositivos apenas como uma espécie de abafador.

Já o modo de transparência funciona muito bem. Quando ativado, os microfones captam o áudio externo e transportam para o seu ouvido, tirando a sensação de abafado que havia por estar usando fones, permitindo que você possa conversar com outras pessoas ou simplesmente ouvir os sons da rua sem a necessidade de tirar os dispositivos dos ouvidos.

Vale a pena?

A grosso modo, não. Pelo valor cobrado pelos dois modelos no exterior, R$ 330 para o S1 e R$ 240 para o Q2 Pro, é possível encontrar fones Bluetooth, nos dois “formatos”, comercializados oficialmente no Brasil com uma melhor qualidade de reprodução.

Talvez esses modelos, a exemplo do Edifier W800BT ou do Realme Buds Air 2 Neo, não entreguem a mesma autonomia de bateria ou não tenham os mesmos recursos dos modelos analisados aqui, a exemplo do ANC. No entanto, podem entregar uma melhor qualidade de áudio; o que no final das contas, é o que costuma mais importar para um fone.

Imagem: Philipe Farias / TudoCelular.com

Mas se esse ponto não é relevante para você, mas sim algum outro aspecto como design ou até mesmo a autonomia, não temos o que argumentar. No final das contas, você ainda é o dono do seu dinheiro e apenas você pode dizer o que fazer com ele.

De qualquer forma, para te ajudar a tomar sua decisão, listamos pontos positivos e negativos dos dois modelos logo abaixo.

Pontos positivos e negativos

Boa autonomia de bateriaBoa captação dos microfonesBom acabamento
Qualidade de reprodução Ruído branco no ANC

Em todo caso, como é de costume, separamos as melhores ofertas para o SuperEQ S1 e SuperEQ Q2 Pro nos cartões a seguir; além de alguns modelos que citamos por aqui. Aproveite!


0

Comentários

SuperEQ Q2 Pro e S1: boa autonomia e acabamento, mas o áudio... | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista