LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dê sua nota! Idec quer sua ajuda para pressionar TIM, Oi, Vivo, Claro e outras

10 de abril de 2018 54

Muito se fala sobre a qualidade do serviço prestado pelas gigantes da telecomunicação no Brasil. Em pesquisas recentes o Brasil aparece como um dos maiores consumidores de internet do mundo, por exemplo. Ainda assim, não é difícil encontrar alguém reclamando de algum serviço prestado por operadoras.

O Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, quer que os clientes sejam mais ativos no sentido de avaliar os serviços das operadoras. A ideia é aproveitar a existência do Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações da Anatel (CDUST), e reforçar a comunicação do órgão regulador com os consumidores de forma transparente.


O Instituto busca a inclusão de indicadores de qualidade com informações técnicas que não apresentem diferenças em relação à qualidade real percebida pelo cliente, e também encontrar formas de definir um padrão de qualidade baseado na concorrência entre as empresas em cada região. É indicado que um aumento na transparência e na quantidade de informação fornecida ao consumidor seria benéfico, pois isso acarretaria em pressionar as operadoras a fornecer serviços de melhor qualidade.

Ainda é dito que um "esforço da agência em reforçar as capacidades de pressão da sociedade civil e de regulação social do mercado de telecomunicações" seria necessário, pois a Anatel tem problemas em relação a aplicação de multas. Isso remete, inclusive, a situação com a operadora Oi e a compra da Brasil Telecom.

A EAQ, Entidade Aferidora de Qualidade criada pela Anatel em 2011 com o objetivo de auxiliar nos indicadores de qualidade de internet banda larga e móvel, acredita que o Idec quer dispositivos que permitam a intervenção do Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir a regularidade em relação a regulamentação. Entretanto, o Instituto afirma que busca apenas garantir a colaboração entre a agência e o TCU de forma construtiva.

Nextel quer estilo de avaliação semelhante ao usado no Uber

Ainda pensando nisso, a Nextel opinou em dois pontos interessantes. O primeiro foi a ideia de distinguir melhor o tamanho de cada operadora, e a partir disso definir obrigações mínimas diferentes. Por fim, a empresa disse que um processo de avaliação das operadoras simplificado e com participação ativa dos consumidores, um pouco menos técnico, seria viável.

A Nextel defende que esse novo processo de avaliação deve ser baseado em indicadores simples e de fácil compreensão. Assim, partindo da visão do consumidor, ter uma percepção da qualidade do serviço prestado. Também é dito que seria interessante que esses resultados fossem divulgados por faixas, somente se o nível de aprovação fosse satisfatório. A empresa ainda indica que um estilo de avaliação parecido com o aplicado pelo Uber para avaliação dos motoristas, ou pelas lojas de aplicativos seja seguido, mas com um foco mais aprofundado.

O que você acha disso tudo? Os consumidores brasileiros conseguiriam colaborar nessa avaliação? Isso faria alguma diferença na qualidade oferecida pelas operadoras? Diga sua opinião nos comentários.


54

Comentários

Dê sua nota! Idec quer sua ajuda para pressionar TIM, Oi, Vivo, Claro e outras
  • Eu já fui cliente Nextel em caxias do Sul, rs gostava do atendimento, apesar de não ser presencial, quando fiz a migração de um um número Tim para oi, então foi pior mudança, a Oi oscila e nem a telefonia fixa é boa. Atualmente migrei para Fluke de um número Vivo, devido a valores e sem telemarketing enchendo a paciência.

      • Para que serve essa Desgraça chamada ANATEL?

          • A unica reclamação que eu tenho é com a Oi móvel 3G. Vive oscilando na cidade de Araruama- Rj.
            Só foi melhorar quando chegou o 4G.
            Mas mesmo assim quem continua com aparelho 3G esta tendo dor de cabeça

              • Eu moro em Salvador/Bahia. Pago a Oi Reais 131,00 por mês para ter 15 megas, Wi do é um fixo. Para ter o sinal, utiliza-se aqueles fios cinza de telefone fixo. Por uma dica do proprio
                Instalador, eu não devo aumentar a velocidade, porque a rede de fios é velha. Devo dizer que, o sinal é perfeito, com eventuais ajustes. O atendimento , por incrível que pareça, é muito bom. São atenciosos. Acredito que minha velocidade não seja 15 megas, mas atende as minhas espectativas. O upload é péssimo. Para transferir 2,5G de arquivo, para o Google Drive, leva em torno de 4 horas, afinal com velocidade de 0,9 G de velocidade de upload, não poderia ser diferente. Tenho de usar o pendrive . Para que possamos ter uma boa qualidade em termos de velocidade, temos de pagar muito caro, o que torna impossível para mim. Estamos nas mãos das operadoras. Não existe a melhor. Todas são iguais.

                  • A pior coisa é tentar falar com qualquer uma delas.

                      • Oi e claro são as piores do Brasil.
                        A oi tem uma rede sucateada toda e 2G. Está falida.
                        A claro é a pior, tem um plano chamado prezão um roubo. Eles dizem que são sete dias, mas a promoção vale por cinco dias. Apartir do sexto dia o cliente paga por fora da franquia as ligações. O sinal é um absurdo, qualidade de ligação é a pior entre todas operadoras. Tem um call center péssimo com atendentes ruins. A anatel não resolve nada quando a denucia é contra a claro.
                        Eu gostaria de saber para que serve a anatel? Não resolve nada.

                          • Na minha cidade Juruaia- MG somente Vivo e TIM funcionam. De 0 a 10 para a Vivo dou nota 3 pq a três dias não se tem sinal dela na cidade no telefone de ninguém e para a TIM dou nota 4 pq ate funciona mas só na rua e olhe lá! E nenhuma das duas tem 4G.

                            • Aqui em Arcoverde PE a Tim está horrível.

                                • Minha operadora é Claro até gosto da Claro eu ia cancelar meu plano mas eles me ligaram e me fizeram uma proposta muito boa e acabei ficando na Claro só falta ter o 4G na minha cidade Não me Toque RS e a vivo aqui é um lixo.

                                    • Nota 4 para todas a Tim que é a operadora que utilizo atualmente as vezes funciona e outras não

                                        • Essa EAQ é uma fraude, já me cadastrei varias vezes pra fazer a medição e nada de resposta. Tudo mentira, assim como o tal cadastro positivo.

                                            • Na minha região nenhuma delas prestam, usamos por NÃO termos outra coisa à fazer . É usar o que tem e dar graças à Deus quando tem pra usar.

                                                • TODAS!!!! as operadoras sao ruins, Agora , se você abre a mão e paga mais , que é um absurdo pagar um pacote por $ 120,00 aproximadamente todas vao ser boas, acontece que elas só ,funcionan pagando o que é lamentável , no Brasil funciona assim ...foi se o tempo que as empresas pensavam em satisfazer o cliente,! hoje elas so pensan no seu próprio bolso.

                                                  • Deveriam fazer pesquisas regionais, pois onde funcionam como UMA maravilha para uns é terrivelmente RUIM para outros, a própria NEXTEL tem uma péssima área de cobertura em minha localidade por exemplo

                                                      • Claro é um lixo, sempre joga cobrança indevida na sua conta e só tira entrando na justiça.

                                                        • Oi horrível tirei coloquei a Net show! claro tv ótima não me dá dor de cabeça Oi nunca mais

                                                            • Falam tão mal da oi, mas pelo menos ela entrega aquilo que promete, o mesmo não se pode dizer da vivo que se brincar rouba até suas calças... ohhh empresa miserável... num gasto mais nem um centavo com ela

                                                                • Eu sou cliente Tim e Claro e a internet das duas muitas vezes está péssima e o valor que pago é muito caro pelo serviço prestado.

                                                                    • Péssimo

                                                                        • Gostaria que a TIM voltasse a ser como era antes. Quem era timbeta não se preocupava com redução na velocidade ou corte da Internet.

                                                                            • Nota (0) para ANATEL com seu sistema fraudulento

                                                                                • Ja dei a oportunidade de usar as 5 operadoras. Hoje uso a Nextel e a Oi e estou feliz. Tim e Claro na minha localidade é lixo! Tão cedo quero ter alguma experiência com elas novamente. A Vivo, ah a Vivo, oh empresa nojenta. Fui cliente por anos e tenho vivido sem obrigado.

                                                                                    • O problema não são as operadora,falta fiscalização por parte da ANATEL com sistema fraudulentos que nos causa prejuízo irreparável individual,coletivo e comercial em nosso BRASIL.

                                                                                      • Oi,Tim e a claro todas são uma negação, principalmente a claro que vende pacotes enganosos.

                                                                                        • Todas estão uma NEGAÇÃO , Eu Já tive à OI TIM e VIVO , atualmente aqui em Pernambuco uso mais a TIM pelo plano que tenho de mias ligações serem ilimitadas e ter 3,5 GB de internet que acabam rápido e a cobertura de internet e péssima, Já à VIVO têm a melhor cobertura de internet , mais valores exorbitantes na questão de planos e pacotes de internet com ligação...
                                                                                          Eu espero que todas Elas se unifiquem ou assim como a Net Claro , a TIM e Oi façam o mesmo e todas se UNIFIQUEM , e só assim teremos cobertura em todo Brasil com cobertura de Voz e Dados com qualidade e preço mais acessíveis..

                                                                                          Obg: Eu já tive à OI TIM e a VIVO planos de CONTA , todos por mais de 1 ano ou seja ainda se cobra muito caro e os serviços péssimos. Unificação Já!

                                                                                            • Pra mim todas sao uma enganação. Roubam os dados quando se aproxima os últimos dias da franquia acabar aí tem horários e até dias que não funciona. A claro, a Tim ,e a oi ora mim sao as piores.

                                                                                              • Vivo é a melhor em qualidade e cobertura!!!!

                                                                                                • Tim uma porcaria de operadora ,diz que e sem fronteira kkkkkk so tem fronteiras ruim de area mal serviço %uD83D%uDE24

                                                                                                    • Tim melhor operadora

                                                                                                        • Todas ruins roubam tudo a internet é o crédito um absurdo

                                                                                                            • Todas de ruim para péssimo internet com preços abusivos e com péssimo sinal, mal pegam em todos os lugares dentro da capital, propagandas super enganosas vc contrata um plano pós ou controle e este mesmo sobe todo mês, planos cheios de pegadinhas extorsão o tempo todo, colocam e cobram coisas sem que vc tenha pedido na fatura depois fica a seu critério ter que brigar com eles para ser ressarcido, uma porcaria planos de telefonia e internet no Brasil, ainda mais com essa agência reguladora corrompida compradas pelas mesmas operadoras que ela está regulando.

                                                                                                                • Matéria mais incompleta que já vi, nada informativa... Cade o link, cadê a informação do site pra fazer a votação?.

                                                                                                                  • A favor do fim da fidelização. Se eu precisar cancelar meu plano antes de um ano pago multa. Sendo assim Vou multa -los pelo péssimo serviço.

                                                                                                                    • cadê o link pra votar?

                                                                                                                        • Odeio ficar bloquiado sem internet

                                                                                                                            • Eu queria que as operadoras não cortace a internet quando atingia o limites mas ela corta oloco

                                                                                                                                • Eu adoraria que o governo corrupto junto com as operadoras permitisse que novas empresas de telecomunicações chegasse ao país
                                                                                                                                  Mais nada a dizer

                                                                                                                                    • Muito ruim....É créditos sumindo.... Mal usa o crédito para fazer um mísero ligação já foi todo os seus créditos! Vive ameaçando a cancelar o numero por falta de carregamento... 4G não funciona na cidade que tem 4G na area toda.... nos lugares distantes, na zona Rural é péssimo!

                                                                                                                                        • Só abrir o mercado, sem possibilitar ferramentas de aferição, controle e fiscalização, claras e objetivas, para as operadoras como para a Anatel, e demais setores envolvidos, agilizando processo de punição, advertência, multa, suspensão e cancelamento da concessão, não adianta.
                                                                                                                                          E não vale fazer como as multas bilionárias contra a Oi %uD83D%uDE32

                                                                                                                                            • Ruim ou Péssimo

                                                                                                                                                • Media pra ruim, planos caros, e por aí vai...

                                                                                                                                                    • Tem é que liberar parar as novas operadoras chegarem ao Brasil. Se juntar todas não dá uma boa.

                                                                                                                                                      • Todas de razoável pra ruim.

                                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                          Windows

                                                                                                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                          Economia e mercado

                                                                                                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista