LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Claro e Tim fazem acordo para derrubar o monopólio municipal da telefonia móvel

20 de agosto de 2018 82

No Brasil existem diversas operadoras de telefonia móvel, mas cada região possui uma cobertura específica, o que acaba criando o monopólio em mais de 2 mil municípios. Visando diminuir esse domínio operacional, a Tim e a Claro fizeram um acordo para que as empresas conseguissem distribuir o sinal em mais cidades que só possuem uma opção de serviço.

Essa situação de monopolização só começou a existir porque algumas empresas não viam interesse em fornecer seus serviços para essas cidades, porque a quantidade de moradores era inferior ao que elas consideravam como uma porcentagem que poderia gerar lucro e manter uma margem financeira para usar na manutenção dos equipamentos necessários para a distribuição do sinal.

Visando melhorar isso, a Anatel passou a obrigar as operadoras a se instalarem nessas pequenas cidades. A dança das cadeiras entre as grandes do mercado de telecomunicação fez com que pelo menos uma se instalasse nesses locais mais isolados.

Após algum tempo os moradores perceberam que a distribuição desse serviço poderia melhorar, e isso gerou muitas reclamações em relação à falta de opção. Por não ter competitividade, era preciso que os clientes se sujeitassem ao preço aplicado pela dominante, e isso foi incomodando a Anatel que resolveu arregaçar as mangas para terminar com essa situação de constantes reivindicações.

Tabela com a distribuição das operadoras por cidades/estado

A atual gestão da Anatel começou a administrar um acordo entre a Claro e a Tim para possibilitar que 700 cidades começassem a ter mais opções de serviço, possibilitando que escolhessem o melhor custo-benefício para cada um. Levando em conta que a concorrência melhora o fornecimento do serviço, as vantagens para os clientes ficaram ainda maiores.

E aí, caro leitor, a sua cidade sofria com o esse monopólio? Se sim, compartilhe conosco a sua experiência e se esse acordo beneficiará você.


82

Comentários

Claro e Tim fazem acordo para derrubar o monopólio municipal da telefonia móvel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista