LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Competição ou eficiência: os desafios da Anatel para a implementação do 5G no Brasil

30 de novembro de 2018 3

Em meio a nova polêmica da taxação de smartphones importados para homologação ao custo de R$ 200 - que soa como retaliação a importadores - a Anatel se vê diante do desafio de preparar terreno para o 5G no Brasil.

Em entrevista ao UOL, o atual presidente da estatal e servidor de carreira na agência desde 2005, Leonardo Euler de Morais revela que são dois os caminhos: oferecer 5G de verdade para alguns, ou 5G limitado para todos.

Ou seja, os caminhos são liberar a competição entre as telecom, ou priorizar a eficiência espectral. A faixa que abrigará inicialmente a tecnologia no Brasil será a de 3,5GHz, onde 200MHz estão disponíveis atualmente, e as configurações podem ser as seguintes:

  • Duas bandas de 100MHz, onde duas operadoras (entre Vivo, TIM, Claro e Oi) venceriam e ofereceriam com eficiência o serviço.
  • Três bandas, uma de 80MHz e outras duas de 60MHz onde três operadoras venceriam, oferecendo ainda uma boa qualidade de serviço.
  • Quatro faixas de 50MHz, onde todas as atuais operadoras de grande porte poderiam oferecer 5G, estimulando serviços competitivos mas com potencial limitado de usufruto da tecnologia.


Euler ressalta ainda que o leilão deverá acontecer até o fim do primeiro trimestre de 2019. Para ele, mesmo que apenas China e Estados Unidos estejam praticamente preparados para a quinta geração de redes móveis, não é cedo para o Brasil se adiantar nessa tendência.

A faixa a ser leiloada no Brasil é a mesma que foi à venda na Coreia do Sul em julho desse ano, e o presidente da Anatel ressalta que a migração para o 5G não representa apenas mais velocidade, mas comunicação praticamente instantânea dada a baixa latência característica das redes, o que deve significar uma revolução em IoT (internet das coisas).

Ele cita como exemplo a aplicação das redes em carros autônomos e telemedicina. Por exemplo, hoje testes com 4G no mercado internacional mostram que um carro sem motorista a 100km/h pode levar caminhar mais de 1,4 metro até receber um comando enviado remotamente para frear. Com 5G, essa distância cairia para 2,8 centímetros.


Euler ressalta ainda que o mercado de smartphones engatinha nesse sentido, e a disponibilidade de celulares com suporte às novas redes ainda é baixíssimo.

Apesar de ainda não ter revelado como a fatia do 5G será leiloada, uma coisa é certa: a Anatel irá atrelar ao benefício de exploração das faixas investimentos que não seriam realizados pelo mercado de forma livre. Ou seja, serão cobrados investimentos em infraestrutura, e por isso a implementação da quinta geração de redes móveis pode ser mais rápida que a da de tecnologias anteriores.

E você, qual modelo prefere que seja adotado? Eficiência, ou maior distribuição e maior concorrência do mercado, com efeitos limitados na implementação? Conte para a gente nos comentários!


3

Comentários

Competição ou eficiência: os desafios da Anatel para a implementação do 5G no Brasil
  • Queria a primeira opção entre TIM e Claro

      • Penso que o modelo que se adaptaria melhor a nossa realidade seria o de dividir o espectro em 3 (80Mhz + 60Mhz + 60Mhz). Assim teríamos qualidade considerável e competição. Penso que não adianta nada atender às 4 grandes operadoras e ter só o nome da tecnologia (5G) sem os reais potenciais dela.
        Outras frequências serão liberadas futuramente, dessa forma quem ficar de fora nesse primeiro leilão poderá garantir a jogada no 5G posteriormente.
        Bem, minha opinião. Não quer dizer que é correta ou melhor, apenas penso que ela equilibra competição e qualidade dentro de realidade posta.

          • Que rolo.... Não tinha como complica menos não?

              Especiais

              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

              Android

              TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

              Android

              TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

              Android

              TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular