LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphone da Nokia com sistema Meltemi é revelado em vídeo

25 de maio de 2016 52

Você lembra do Meltemi? Este era mais um sistema operacional baseado em Linux que estava nos planos da Nokia para caso sua parceria com a Microsoft não desse muito certo. Eis que o projeto acabou sendo engavetado após a parte móvel da empresa ser vendida. Basicamente, a proposta da Nokia era fornecer hardware e software unificados para que os seus produtos funcionassem de maneira mais uniforme, entretanto, a novidade não estava completamente pronta para o público, o que acabou frustrando a empresa nessa tentativa.

Nokia pretendia usar o Meltemi como um substituto da plataforma S40, buscando ter um forte concorrente para os Androids de baixo custo, que vinham abocanhando boa parte do mercado onde a Nokia era líder. A ideia do sistema era trazer funcionalidades de smartphone para esses aparelhos, e a base do código seria baseado no Maemo, que foi um software promissor utilizado no Nokia N900, que acabou nunca indo para a frente.

Eis que depois de tanto tempo após o projeto ser cancelado, um protótipo, chamado de Clipr, rodando o sistema Meltemi acabou aparecendo em um vídeo recente:

Ele certamente tem um design que lembra antigos smartphones da Nokia que rodavam Symbian, mas mostra um sistema que tem como grande foco o uso de gestos para executar atalhos do sistema ou mesmo abrir aplicativos bastante usados como o discador. Isso pode indicar que Nokia voltará a investir neste sistema? Agora que Microsoft vendeu a divisão de celulares da Nokia para Foxconn, todos apostam que a finlandesa voltará ao mercado, mas agora investindo forte no Android. Claro, isso não impediria de vermos modelos mais básicos com o Meltemi ou algum outro sistema simples baseado em Linux.


52

Comentários

Smartphone da Nokia com sistema Meltemi é revelado em vídeo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista