LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais rápido que o USB 3.2! USB 4 deve trazer benefícios do Thunderbolt 3 para todos

04 de março de 2019 2

Há poucos dias mencionamos sobre a chegada da nova geração de conexões USB, o USB 3.2 (que deve ser chamado de USB 3.2 geração 2 x 2, uma nomenclatura bem complicada).

Mas essa não é a única novidade para esse padrão de conectividade – hoje o fórum USB-IF comentou sobre a próxima geração da conectividade, que deve chegar apenas no próximo ano, trazendo alguns extras bem interessantes.

A novidade deve trazer duas vezes a banda do atual USB 3.2, passando de até 20 Gbps para 40 Gbps, padrão que já é oferecido atualmente pelo Thunderbolt 3, tecnologia implementada em diversos dispositivos e periféricos desde 2015.

Graças à una iniciativa da Intel em 2017, o padrão deverá se tornar “aberto”, para que qualquer fabricante possa utilizá-lo sem a necessidade de pagamento de royaltiese essa iniciativa, aparentemente, é o que chegará ao mercado como o USB 4.

O Thunderbolt 3 é capaz de entregar até 100 watts de potência, o que é suficiente para, por exemplo, fazer funcionar GPUs externas, até dois monitores 4K (ou um 5K), e muito mais.

Cabos e acessórios compatíveis com o Thunderbolt 3, capazes de suportar até 40 Gbps, possivelmente poderão funcionar com o USB-C – então, para os que já possuem esse tipo de dispositivos, não será necessário trocá-los.

O USB 4 deve estrear, essencialmente, como uma tecnologia que foi lançada há três anos, porém, só agora será disponibilizada para todos, de forma mais barata.

Além dos benefícios citados acima, o USB-IF espera que o padrão USB 4 chegue como uma representação simplificada do ecossistema USB.

Em vez de oferecer cada dispositivo com aspectos suportados pela conexão, o grupo quer divulgar uma lista de recursos que o USB 4 suporta, o que deve “padronizar” recursos como, por exemplo, a saída de áudio.

A simplificação, no entanto, não será algo “obrigatório” – afinal de contas, o padrão será aberto, por isso, qualquer ação desse tipo será totalmente voluntária; as marcas poderão ter seus dispositivos e acessórios certificados pelo USB-IF, mas isso será opcional.

Como esperado, o USB 4 trará o mesmo formato do USB-C (aqui jaz o USB tipo A), o que deve complicar a vida daqueles que ainda dependem do padrão antigo para trabalhar, requerendo adaptadores para que periféricos mais antigos continuem a funcionar em máquinas que só contam com o mais novo padrão.

Ainda não sabemos se o USB 4 vai ser lançado com esse nome, afinal de contas, o 3.2 chegou ao mercado como USB 3.2 geração 2x2, mas acreditamos que seguindo a filosofia de tentar simplificar o ecossistema USB, um nome menos confuso seja adotado.

Apesar do USB 4 integrar diversos recursos do Thunderbolt 3, de acordo com a Intel, ambos coexistirão no mercado – com o segundo deles, é claro, permanecendo “fechado” e com alguns recursos exclusivos que vão além do hardware em si.

No segundo semestre desse ano conheceremos ainda mais sobre o padrão vindouro e todas suas especificações, mas novamente, apenas em 2020 os primeiros fabricantes começarão a trabalhar com ele.


2

Comentários

Mais rápido que o USB 3.2! USB 4 deve trazer benefícios do Thunderbolt 3 para todos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista