LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lenovo e AMD anunciam novas CPUs Threadripper Pro para concorrer com linha Intel Xeon

14 de julho de 2020 4

Em parceria com a Lenovo, a AMD acaba de anunciar sua nova linha de processadores AMD Threadripper Pro. A novidade chega com foco em workstations, corrigindo algumas ausências dos modelos Threadripper padrão, que os impediam de competir com as CPUs Intel Xeon, mesmo apresentando performance superior.

Os Threadripper Pro chegam nas versões 3945WX de 12 núcleos, 3955WX de 16 núcleos, 3975WX de 32 núcleos e 3995WX de 64 núcleos, com todos trazendo o Simultaneous Multithreading (SMT), e contando assim com 24, 32, 64 e 128 threads, respectivamente.

O clock dos novos processadores também impressiona, podendo atingir velocidades de 4,2GHz a 4,3GHz em boost, mesmo no modelo mais potente. No entanto, as grandes novidades estão relacionadas à RAM e ao I/O. Os Threadripper Pro suportam até 2TB de RAM DDR4 a 3200MHz, corrigindo a maior limitação da série padrão, que se limitava a 256GB, e até mesmo superando os concorrentes do time azul, que atingem 1TB de memória.

A linha Threadripper Pro promete finalmente colocar soluções AMD para brigar em pé de igualdade com a família Intel Xeon.

Outro destaque é o suporte a módulos RDIMM e LRDIMM, que corrigem eventuais falhas nos dados armazenados, algo essencial para workstations. O número de canais também aumentou, indo de 4 para 8 e permitindo assim a alta capacidade, além do número de lanes PCI-E 4.0, subindo de 64 para 128 lanes. Apesar disso, ainda há uma limitação em comparação à concorrência: o armazenamento externo está limitado a conexões USB-C 3.2 Gen 2, contra o Thunderbolt 3 dos Intel Xeon.

O primeiro computador a vir equipado com a nova linha Threadripper Pro será o Lenovo ThinkStation P620. Além dos novos processadores, o aparelho pode ser configurado com duas Nvidia Quadro RTX 8000 ou quatro RTX 4000, até 512GB de RAM, até 20TB de armazenamento e Windows 10 Pro, com Ubuntu e Fedora sendo disponibilizados em breve.

O Lenovo ThinkStation P620 é a primeira workstation a oferecer os novos Threadripper Pro.

Para o público em geral, a companhia já prepara o lançamento de suas novas APUs Ryzen 4000G "Renoir". Apesar da série ser geralmente associada a máquinas mais simples, a nova geração promete balançar o mercado de entrada ao oferecer até 8 núcleos e velocidades e latência das memórias que chegam a ser menores do que a linha Ryzen 3000. A AMD também já havia anunciado no mês passado a família Ryzen 3000XT, elevando o desempenho de seus processadores mainstream a um novo nível.


4

Comentários

Lenovo e AMD anunciam novas CPUs Threadripper Pro para concorrer com linha Intel Xeon
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos