LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 5000 e Zen 3 serão lançados nesta quinta (08); veja como acompanhar

06 de outubro de 2020 13

A AMD realiza nesta quinta-feira, 08 de outubro, evento no qual revelará sua próxima geração de processadores Ryzen, esperada para se chamar Ryzen 5000 como forma de unificar as linhas de CPUs da companhia.

O grande destaque dos lançamentos será a estreia da nova arquitetura Zen 3, que apesar de manter a mesma litografia de 7nm presente na atual família Ryzen 3000, deve trazer uma série de otimizações e modificações suficientes para que haja ganhos significativos em performance.

De acordo com os vazamentos mais recentes, a família AMD Ryzen 5000 deve manter ainda a configuração de núcleos, e portanto devemos ver modelos partindo de 6 núcleos e 12 threads, e atingindo os 16 núcleos e 32 threads. A nomeclatura também deve seguir o padrão visto até o momento, e portanto devemos ter os seguintes chips:

  • AMD Ryzen 5 5600X: 6c/12t - base de 4 GHz - Boost 4.6 GHz
  • AMD Ryzen 7 5800X: 8c/16t - base de 4 GHz - Boost 4.8 GHz
  • AMD Ryzen 9 5900X: 12c/24t - base de 3,8 GHz - Boost 4.8 GHz
  • AMD Ryzen 9 5950X: 16c/32t - base de 3,7 GHz - Boost 4.9 GHz

Se a princípio os números possam desanimar, os benchmarks já divulgados pela internet mostram um cenário muito animador. No famoso teste baseado no game Ashes of the Singularity, o Ryzen 7 5800X atingiu os 142,4 FPS em CPU, superando com folga o Intel Core i9 10900K, que em configurações similares atingiu os 125,7 FPS.


No Cinebench R20, mais vitórias, desta vez puxadas pelo Ryzen 9 5950X, que venceu chips como o próprio Core i9 10900K em single-core, cenário que costumava ser dominado pela Intel, e até mesmo o Threadripper 2970WX em multi-core.


Em resumo, a linha Ryzen 5000 é extremamente promissora, e promete aumentar a atual liderança que a AMD tem exercido sobre a Intel em número de vendas. O anúncio oficial da série deve contar com informações detalhadas sobre as mudanças aplicadas na arquitetura Zen 3, e será transmitida através da página oficial da AMD neste link, ou ainda através do canal oficial da companhia no YouTube por meio deste link, às 13h no horário de Brasília.


13

Comentários

AMD Ryzen 5000 e Zen 3 serão lançados nesta quinta (08); veja como acompanhar
  • Apenas uma correção no texto que escrevi abaixo o ryzen 9 5950X na base só 3.7 GHz.

      • Eu não entendi uma coisa como é que o ryzen 7 5800X tem como base 4 GHz, e o ryzen 9 5900X tem como base 3.8 GHz?? A diferença tá nos núcleos e threads? Porque até então as duas batem no Boots 4.8 GHz. Não entendi então quer dizer que o ryzen 7 5800X chega quase na mesma diferença de FPS para o ryzen 9 5900X ?? Mesma coisa se aplica no ryzen 9 5950X a base 3.8GHz só a diferença no Boots que bate as duas com 4.9 GHz.
        Quero vê isso lado a lado nos vídeos do YouTube como teste nos jogos. Só ai Terei uma conclusão.

          • Se a Intel conseguir apertar a AMD, talvez a próxima gen venha com o 6800x 10/20, seria ótimo. Mas parece que nessa próxima gen a Intel vai diminuir os núcleos do i9...

            • Aguadar agora se igualarem em GPU e APUs tbm

                • amd era uma porcaria meu fx esquentava e perdia pra um i3 feio nos jogos, os am4 de 2 geraçao ja estava proximo o 3 se igualou os intel agora os 4 e 5 ja estao superando 2021 intel rip processador .

                    • Foi-se o tempo em que AMD engatinhava atrás da Intel, alguns modelos de processadores eram ruins e esquenavam muito como os falecidos Athlon Thunderbirds e aqueles Semprons mediocres, alguns modelos um pouco mais atuais de Athlon AM1 são meios lentos, porém esses atuais são um espetaculo.
                      Já montei dois computadores com Ryzen 3 2200G e pretendo continuar montando Ryzen 2000 e 3000, os Ryzen 4000 estão com preços meio fora da realidade lá fora, aqui ainda nem tem pra comprar e agora esses 5000 devem vir com o preço um tanto exorbitante por causa do dólar alto, mas Intel vai ficar de escanteio por um bom tempo, pelo menos pra mim.

                        • Tu está meio por fora né, até os sempron a Intel tinha melhor desempenho e aplicações e perdia para a AMD em jogos, a partir dele os Intel ganhavam em tudo, aí com a chegada dos Ryzen desde a primeira geração a AMD dominava as aplicações e perdia em jogos, e agora com o zen3 parece que a AMD irá dominar nós 2 seguimentos!

                            • Tive todos esses aí, mais a série FX que ainda utilizo, e quem em breve devo ir para a linha Ryzen. AMD nessa nova geração está excelente!

                              • Amd só perdi em single core pelo clock menor que dá Intel e isso fazia jus nos jogos que perdiam em 5% de fps pra Intel, mas essa nova geração veio pra deixar os (I) no chinelo

                                  • Não, eles perdem por conta da latência interna (que aparentemente foi resolvido nós Ryzen 3) se você colocar um r7 3800x vs 9900k ambos a 5ghz o R7 faz mais ipc mas perde em games

                                      • Na verdade não resolveram, antes o acesso aos caches eram do bloco de núcleos, o que fizeram foi fazer cada núcleo ter seu acesso independente, assim melhorando o tempo total, mas a latência continuam as mesma, só criaram mais vias de acesso para no aglomerado total ter mais eficiência

                                      • Aeee.... Depois de um mês publicaram.... Kkkk

                                        INTERESSANTE!

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Windows

                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                          Economia e mercado

                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista