LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony anuncia linha Bravia XR de TVs com Google TV, HDMI 2.1 e "Inteligência Cognitiva"

07 de janeiro de 2021 38

Depois de revelar sua nova linha de painéis modulares para produções cinematográficas, a Sony se junta à Samsung e acaba de revelar sua nova linha de televisores LCD e OLED para 2021. Os aparelhos prometem entregar uma qualidade de imagem excepcional, próxima à visão dos criadores de conteúdo, por meio de uma série de novas tecnologias.

As mudanças começam no nome da linha, que se chamará Bravia XR, sendo o XR a representação da chegada da "Inteligência Cognitiva" aos televisores da marca. A Sony sempre foi conhecida pelos algoritmos robustos de processamento de imagem que seus painéis possuem, mas a empresa promete ter dado um novo passo com os lançamentos.

A Inteligência Cognitiva é de maneira bem resumida uma espécie de evolução da Inteligência Artificial, tendo como principal diferencial o uso de Machine Learning. No caso das Bravia XR, os televisores contarão com o processador Cognitive Processor XR, que cruzará dados de um arquivo de imagens para determinar quais aspectos da imagem exibida devem ser aprimorados.

Na prática, as novas TVs serão capazes de analisar continuamente a imagem exibida e seu conteúdo, melhorando assim aspectos específicos de acordo com o contexto e com elementos que necessitarem de aprimoramentos, aprendendo constantemente. A Inteligência Cognitiva também será usada em outros recursos da televisão, como no upscaling, chegando a lembrar a abordagem do DLSS da Nvidia.

Sony OLED A90J

A Sony afirma que o uso dessa nova tecnologia será crucial para as TVs 8K, considerando que praticamente não há conteúdo produzido nessa resolução, ficando justamente a cargo do upscaling a tarefa de aprimorar os atuais conteúdos que se limitam ao 4K

Outros destaques dos aparelhos incluem ainda Android TV com a nova interface Google TV, que estreou com o mais recente Chromecast, além de Dolby Vision, HDR10 e HDMI 2.1, possibilitando a exibição de conteúdo 4K a 120 FPS, ideal para os consoles de nova geração. Todos esses recursos são compartilhados entre os aparelhos da linha.

A Sony é a primeira fabricante a adotar a Google TV, nova interface do Android TV que estreou junto ao Chromecast com Google TV.

Fechando o pacote, a Sony aproveitou a ocasião para anunciar o Bravia CORE, seu mais novo serviço de streaming de filmes desenvolvido em parceria com a Sony Pictures. Focado na qualidade de imagem, o serviço é, ao menos inicialmente, exclusivo para a linha Bravia XR e o primeiro da indústria a oferecer a tecnologia Pure Stream, que promete bit-rates a nível de discos Blu-Ray, na ordem dos 80Mbps.

Para se ter uma ideia, serviços como o Netflix são limitados entre 25 e 30Mbps, e é necessário uma internet com velocidade mínima de 115Mbps para poder reproduzir filmes na qualidade máxima.

A linha Sony Bravia XR ainda não possui preço ou disponibilidade divulgados, mas a gigante japonesa revelou que trará mais detalhes durante o outono brasileiro. Confira a seguir os modelos anunciados:

Sony Bravia XR Z9J Master Series 8K (LCD)

Sony Bravia XR A90J Master Series 4K (OLED)

Sony Bravia XR A80J 4K (OLED)

Sony Bravia XR X95J 4K (LCD)

Sony Bravia XR X93J 4K (LCD)


38

Comentários

Sony anuncia linha Bravia XR de TVs com Google TV, HDMI 2.1 e "Inteligência Cognitiva"
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista