LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nvidia CMP é linha de GPUs dedicada à criptomineração; hash rate da RTX 3060 é reduzido

18 de fevereiro de 2021 2

Apesar do salto respeitável de performance, especialmente em Ray Tracing, a família GeForce RTX 3000 tem um grande vilão para enfrentar: a escassez de estoque. A causa não seria apenas a pandemia de COVID-19, que afetou as linhas de produção, como também a velha conhecida criptomineração.

Já noticiamos as estimativas de que a própria Nvidia teria vendido mais de US$175 milhões em GPUs para criptomineradores, enquanto centenas de notebooks equipados com a recém-anunciada RTX 3060 vêm sendo usados para esse fim em fazendas de criptomineração na China. Diante disso, a expectativa é que uma nova crise, similar à ocorrida em 2018, fosse instaurada, mas ainda mais grave.

Pensando em resolver essa questão, a Nvidia anunciou hoje em seu blog oficial o lançamento da linha Nvidia CMP (Crypto Mining Processor). Como sugere seu nome, a nova família de GPUs é dedicada exclusivamente para criptomineração, tendo como foco a criptomoeda Ethereum. A fabricante destaca a ausência de portas de exibição, aumentando a refrigeração e permitindo agrupar um número de placas maior, além da eficiência, por atingirem picos de voltagem e frequências menores

A série conta com as GPUs CMP 30HX, 40HX, 50HX e 90HX, trazendo até 10GB de VRAM, consumo de até 320W e hash rate, a capacidade de processar criptomoedas, de até 86MH/s. A linha Nvidia CMP será oferecida através de diferentes parceiras como Colorful, EVGA, MSI, Palit e Gigabyte, com a 30HX e 40HX chegando ainda no primeiro trimestre de 2021, e a 50HX e 90HX estreando no segundo semestre. Preços não foram anunciados.


A Nvidia garantiu ainda que o lançamento das novas CMP não afetará a disponibilidade da linha GeForce RTX, já que esses chips não atendem aos requerimentos necessários para serem embarcadas em placas de vídeo para games. Paralelo a isso, a empresa também anunciou que limitará drasticamente o hash rate da RTX 3060, em cerca de 50%.

Com os novos drivers, que serão disponibilizados no dia do lançamento da placa em 25 de fevereiro, a RTX 3060 reconhecerá cargas de trabalho relacionadas a criptomineração, limitando seu hash rate como resposta. A expectativa da Nvidia é que isso faça criptomineradores optarem pela linha CMP. Não foi anunciado se outras GeForce RTX receberão o driver, mas é bastante provável, mesmo que em futuros updates.

Com lançamento marcado para o próximo dia 25, a Nvidia GeForce RTX 3060 receberá um driver que limita em 50% seu desempenho em criptomineração.

Ainda assim, apesar de bem intencionadas, as medidas da Nvidia são questionadas por alguns usuários e veículos de comunicação. Isso porque, caso esteja limitada aos drivers, a solução pode ser facilmente driblada por criptomineradores, seja utilizando drivers antigos, seja desenvolvendo drivers novos por conta própria. A real solução estaria em adicionar mitigações de hardware, o que no momento é tarde demais para a linha RTX 3000.

E você, leitor? O que acha das soluções da Nvidia? Acredita que resolverão os problemas da criptomineração? Conte pra gente nos comentários!


2

Comentários

Nvidia CMP é linha de GPUs dedicada à criptomineração; hash rate da RTX 3060 é reduzido
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista