LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TCL mostra protótipo de dispositivo que pode ser celular, phablet e tablet com tela dobrável e deslizável

06 de dezembro de 2021 8

Atualização (06/12/2021) por LL

Durante um evento na China chamado DTC 2021, a TCL exibiu um protótipo de smartphone com display de 10 polegadas que é dobrável, assim como o Samsung Galaxy Z Fold 3, e também expansível ou deslizável — de forma parecida com o projeto Slidable Flex OLED recém-apresentado pela Samsung. O conceito desse modelo que pode ser celular, tablet e phablet surgiu inicialmente em abril deste ano.

A TCL deve lançar em breve um modelo intermediário e outro básico de smartphone no Brasil, no entanto, não há qualquer previsão sobre o primeiro smartphone dobrável da marca chinesa — que teria formato similar ao Samsung Galaxy Z Flip 3.

A empresa tem crescido em popularidade: a distribuidora Usina de Vendas cresceu 300% em 2021, sendo que boa parte das vendas foram produtos da TCL.

Um vídeo capturado pelo site Fold Universe mostra o conceito do smartphone dobrável e deslizável realizando suas duas rotinas de mudança de formato de tela — primeiro a expansão e depois a dobra convencional.

Este tipo de tela deslizável usa um pequeno motor para fazer o display flexível ser expandido para um dos lados da tela, ampliando o tamanho do painel temporariamente. Tal tecnologia já é utilizada em alguns televisores, mas ainda não integra celulares já disponíveis comercialmente. Como o dispositivo apresentado ainda é um protótipo, não há qualquer previsão ou garantia de que ele será lançado comercialmente.

O que você achou dessa possibilidade para o futuro dos dobráveis apresentada pela TCL? Conte nos comentários!

Os celulares com telas dobráveis vieram para ficar e, cada vez mais, as fabricantes apresentam mais produtos desse tipo no mercado.

Além de serem uma ótima opção de ter um dispositivo com uma tela maior sem precisar que o celular seja exageradamente grande, essas telas também permitem maior aproveitamento do smartphone, já que seu uso durante jogos, edição de imagens e exibição de vídeos fica mais agradável.

Além da tecnologia dobrável, existem também dispositivos com telas enroláveis, que também oferecem essa possibilidade de estender a área útil da tela, mas o que aconteceria se tivéssemos um dispositivo com uma tela dobrável e enrolável ao mesmo tempo? A TCL tem a resposta para isso.

A fabricante chinesa revelou hoje o conceito do Fold n' Roll, um celular com três variações de uso e que, como seu nome diz, possui uma tela dobrável e enrolável.

O dispositivo possui as duas telas na parte externa. Quando fechado, ele funciona como um smartphone comum com uma tela de 6.87” polegadas.

Ao ser desdobrado, a tela se expande para 8.85", fazendo dele o maior smartphone com tela dobrável do mercado até o momento. Nesse modo, ele passa a funcionar como um phablet.

Por fim, o mecanismo de rolo permite expandir a tela para 10". Vale notar que esse modo muda o aspect ratio do aparelho, sendo mais indicado para o consumo de arquivos multimídia.


A empresa afirma que está tentando encontrar uma forma de fazer as telas em vidro para deixar o aparelho mais durável. Atualmente o protótipo usa uma tela de plástico.

A TCL reforça que ainda vai levar um tempo para vermos um dispositivo como esse no mercado.

Você gostaria de ter um celular assim?


8

Comentários

TCL mostra protótipo de dispositivo que pode ser celular, phablet e tablet com tela dobrável e deslizável
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista