LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PinePhone Pro é anunciado com Linux, tela IPS de 6” e 4 GB de RAM; veja detalhes e preço

15 de outubro de 2021 31

O PinePhone arrisca ser uma alternativa aos celulares que executam os sistemas operacionais mais utilizados em um mundo dominado pelo Android e o iOS. Lançado originalmente no ano passado, o aparelho pouco atraiu pelas suas especificações básicas incapazes de concorrer com outros modelos populares na época.

Nesta sexta-feira (15), a Pine64 investe uma nova tentativa no segmento com o PinePhone Pro, smartphone que roda o sistema operacional Linux e oferece melhorias de hardware que poderiam atrair pelo conjunto simples e “suficiente”, mas seu preço é um fator desvantajoso.


Sem avanços nesse quesito, há uma tela IPS LCD de 6 polegadas com resolução HD+ (1.440 x 720 pixels) e proteção Corning Gorilla Glass 4. As bordas do aparelho são suficientemente espessas para abrigar uma câmera frontal aprimorada com resolução de 5 MP.

Na traseira, a câmera principal também melhorou e passou a oferecer resolução de 13 MP contra 5 MP da primeira geração do PinePhone. Há uma luz flash que auxilia a lente para capturar fotografias em ambientes com pouca luz.

O PinePhone Pro conta com o chipset Rockchip RK3399S, uma plataforma chinesa hexa-core que opera a até 1,5 GHz e suporta conectividade 4G LTE. O conjunto inclui 4 GB de RAM LPDDR4 e 128 GB de armazenamento interno eMMC. A bateria de apenas 3.000 mAh alimenta esse hardware de baixo consumo e suporta carregamento rápido de 15 watts.

Há destaque para os interruptores que permitem a desativação da câmera, microfone, Wi-Fi, Bluetooth, entrada para fones de ouvido e modem LTE. Esse recurso promete oferecer mais privacidade aos usuários entusiastas do software de código aberto.

Conforme destacado, o modelo roda o Manjaro Linux, uma versão adaptada do KDE Plasma Mobile. A fabricante explica que o software é compatível com emuladores populares para jogos retrô, incluindo soluções para o PSP e Dreamcast. O aparelho pode ser emparelhado com um monitor externo que otimiza sua experiência multimídia.

Especificações técnicas
  • Tela IPS LCD de 6 polegadas com resolução HD+
  • Display protegido por Corning Gorilla Glass 4
  • Plataforma Rockchip RK3399S
  • GPU Mali T860
  • 4 GB de RAM
  • 128 GB de armazenamento interno
  • Memória expansível com cartão Micro SD
  • Câmera frontal de 5 MP
  • Câmera traseira de 13 MP
  • Conexão 4G LTE, Wi-Fi, USB-C, Bluetooth 4.1 e entrada para fones de ouvido
  • Bateria de 3.000 mAh com carregamento de 15W
  • Manjaro Linux
  • Dimensões: 160,8 x 76,6 x 11,1 mm
  • Peso: 215 gramas
Preço e disponibilidade

A pré-encomenda exclusiva para desenvolvedores — passível de comprovação através de um questionário elaborado pela Pine64 — do PinePhone Pro iniciará nesta sexta-feira (15) com preço de US$ 399, isto é, cerca de R$ 2.170. Os aparelhos serão entregues a partir de dezembro.


31

Comentários

PinePhone Pro é anunciado com Linux, tela IPS de 6” e 4 GB de RAM; veja detalhes e preço
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas