LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Truth Social: plataforma criada por Donald Trump é invadida horas após ser anunciada

22 de outubro de 2021 80

Atualização (22/10/2021) - LR

Anunciada na última quinta-feira (21) por Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, a rede social 'Truth Social' sofreu seu primeiro ataque hacker antes mesmo de ser disponibilizada para o público, sendo obrigada a lidar com uma série de cadastros antecipados e perfis criados com o intuito de zombar da plataforma e do político norte-americano.

Segundo informações do portal Mashable, a plataforma teve um link de inscrição revelado acidentalmente e que foi usado por centenas de pessoas para criarem uma conta na rede social se passando por Trump e usando nomes como 'DonaldJTrump', 'oficialDonaldTrumpo', entre outros.

Além da possibilidade de criarem os perfis, os usuários que acessaram a URL vazada também tiveram acesso ao layout do site e conseguiram realizar algumas configurações, como inserir foto de perfil ou adicionar postagens, por exemplo. Veja:

Apesar de ter conquistado os apoiadores do ex-presidente, o site chamou a atenção da organizaçãoThe Software Freedom Conservancy (SFC), que afirmou que a plataforma violou um acordo de licenciamento de software livre e de código aberto ao supostamente roubar a rede social descentralizada Mastodon.

O Trump Media and Technology Group (TMTG) tem 30 dias para cumprir os termos da licença antes que seu acesso seja encerrado, ação que pode fazer com que a equipe de programadores tenha que reconstruir a rede social do zero ou enfrentar uma ação judicial nos EUA.

O Truth Social não cumpre essa licença e, na verdade, refere-se ao seu serviço como "proprietário". Seus desenvolvedores aparentemente tentaram limpar as referências que tornariam a conexão do Mastodon clara - em um ponto listando uma "visão" do logotipo do Mastodon como um bug - mas incluíram referências diretas ao Mastodon no HTML subjacente do site ao lado de semelhanças visuais óbvias.", afirma a SFC.

Cumprindo uma promessa anunciada desde quando deixou a Casa Branca, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, revelou que a sua rede social proprietária deve se chamar "Truth Social".

De acordo com Trump, a ideia por trás da iniciativa é reunir seus apoiadores e "enfrentar a tirania da Big Tech". A Trump Media And Technology Group também anunciou que o primeiro beta da rede social deve começar em novembro, enquanto que a previsão de lançamento é para o primeiro trimestre de 2022.

Vivemos em um mundo onde o Talibã está presente no Twitter, mas o seu presidente americano favorito foi silenciado, disse Trump em comunicado à imprensa.


Por enquanto, ainda é muito cedo para saber qual será o formato da nova rede social de Trump e quais tipos de conteúdo poderão ser compartilhados. De toda forma, o ex-presidente quer criar um ambiente "sem censura" para que seus apoiadores expressem suas ideias e acompanhem seu dia a dia.

No entanto, Trump ainda não desistiu de voltar ao Twitter. No começo deste mês, ele chegou a pedir a um juiz distrital que concedesse uma liminar para restaurar sua conta na rede social, mas o processo ainda não foi julgado.

Já a expulsão do Facebook tende a ser revista pelo conselho da empresa dentro dos próximos meses, mas não sabemos se a rede social permitirá a volta de Trump.

Cabe lembrar que o ex-presidente perdeu seu perfil nas redes sociais após apoiadores invadirem o Capitólio (Congresso dos EUA). Twitter, Facebook e até mesmo o Snapchat alegaram que a proibição é válida, uma vez que Trump representa um "risco de incitamento à violência".


80

Comentários

Truth Social: plataforma criada por Donald Trump é invadida horas após ser anunciada
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista