LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Truth Social: plataforma criada por Donald Trump é invadida horas após ser anunciada

22 de outubro de 2021 80

Atualização (22/10/2021) - LR

Anunciada na última quinta-feira (21) por Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, a rede social 'Truth Social' sofreu seu primeiro ataque hacker antes mesmo de ser disponibilizada para o público, sendo obrigada a lidar com uma série de cadastros antecipados e perfis criados com o intuito de zombar da plataforma e do político norte-americano.

Segundo informações do portal Mashable, a plataforma teve um link de inscrição revelado acidentalmente e que foi usado por centenas de pessoas para criarem uma conta na rede social se passando por Trump e usando nomes como 'DonaldJTrump', 'oficialDonaldTrumpo', entre outros.

Além da possibilidade de criarem os perfis, os usuários que acessaram a URL vazada também tiveram acesso ao layout do site e conseguiram realizar algumas configurações, como inserir foto de perfil ou adicionar postagens, por exemplo. Veja:

Apesar de ter conquistado os apoiadores do ex-presidente, o site chamou a atenção da organizaçãoThe Software Freedom Conservancy (SFC), que afirmou que a plataforma violou um acordo de licenciamento de software livre e de código aberto ao supostamente roubar a rede social descentralizada Mastodon.

O Trump Media and Technology Group (TMTG) tem 30 dias para cumprir os termos da licença antes que seu acesso seja encerrado, ação que pode fazer com que a equipe de programadores tenha que reconstruir a rede social do zero ou enfrentar uma ação judicial nos EUA.

O Truth Social não cumpre essa licença e, na verdade, refere-se ao seu serviço como "proprietário". Seus desenvolvedores aparentemente tentaram limpar as referências que tornariam a conexão do Mastodon clara - em um ponto listando uma "visão" do logotipo do Mastodon como um bug - mas incluíram referências diretas ao Mastodon no HTML subjacente do site ao lado de semelhanças visuais óbvias.", afirma a SFC.

Cumprindo uma promessa anunciada desde quando deixou a Casa Branca, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, revelou que a sua rede social proprietária deve se chamar "Truth Social".

De acordo com Trump, a ideia por trás da iniciativa é reunir seus apoiadores e "enfrentar a tirania da Big Tech". A Trump Media And Technology Group também anunciou que o primeiro beta da rede social deve começar em novembro, enquanto que a previsão de lançamento é para o primeiro trimestre de 2022.

Vivemos em um mundo onde o Talibã está presente no Twitter, mas o seu presidente americano favorito foi silenciado, disse Trump em comunicado à imprensa.


Por enquanto, ainda é muito cedo para saber qual será o formato da nova rede social de Trump e quais tipos de conteúdo poderão ser compartilhados. De toda forma, o ex-presidente quer criar um ambiente "sem censura" para que seus apoiadores expressem suas ideias e acompanhem seu dia a dia.

No entanto, Trump ainda não desistiu de voltar ao Twitter. No começo deste mês, ele chegou a pedir a um juiz distrital que concedesse uma liminar para restaurar sua conta na rede social, mas o processo ainda não foi julgado.

Já a expulsão do Facebook tende a ser revista pelo conselho da empresa dentro dos próximos meses, mas não sabemos se a rede social permitirá a volta de Trump.

Cabe lembrar que o ex-presidente perdeu seu perfil nas redes sociais após apoiadores invadirem o Capitólio (Congresso dos EUA). Twitter, Facebook e até mesmo o Snapchat alegaram que a proibição é válida, uma vez que Trump representa um "risco de incitamento à violência".


80

Comentários

Truth Social: plataforma criada por Donald Trump é invadida horas após ser anunciada
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas