Feiras e eventos 04 Jan
Depois de oficializar as CPUs das famílias H e S durante a CES 2022, a Intel agora lançou os novos processadores Core de 12ª geração das séries P e U. Eles serão destinados a notebooks ultrafinos e leves.
A diferença entre as linhas consiste na proposta do dispositivo. A série P é focada em máquinas pensadas para performance. Já a série U serve a laptops modernos. Confira os detalhes a seguir:
“Após o lançamento do processador móvel mais rápido para jogos, estamos ampliando nossa família Intel Core de 12ª geração que vai oferecer um grande salto de desempenho a laptops finos e leves. Com modelos que vão desde formatos ultrafinos até os que oferecem desempenho que os entusiastas esperam em designs elegantes, estamos fornecendo a usuários finais e empresas velocidade líder e tecnologias de ponta.”
Chris Walker
Vice-presidente corporativo da Intel e gerente geral da área Mobility Client Platforms
Para falar mais especificamente sobre a P-series – com potência base de 28W –, ela chegará com uma arquitetura totalmente nova, composta por até 14 núcleos – dentre eles, estão seis voltados a performance e oito para eficiência.
Na parte gráfica, há a GPU integrada Intel Xe de até 96EU. Ela suporta até quatro displays 4K – por meio de portas Thunderbolt 4 –, com suporte a reprodução de encoding em 8K a 30 fps (HEVC/VP9).
Os novos processadores chegam com suporte a memória RAM dos tipos DDR5-4800, DDR4-3200, LPDDR5-5200 e LPDDR4x-4267. Além disso, são compatíveis com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, 2x4 PCIe Gen4, x12 PCIe Gen3 e x2 SATA 3.0.
Em termos de performance multi-thread, o processador Intel Core i7-1280P terá até 70% mais velocidade que o antecessor Core i7-1195G7 – também a 28W. Já em renderização 3D (Blender 3.0 – Car Demo), o tempo será 50% menor.
O desempenho em aplicações também contará com melhorias, desde 17% mais rápido em navegação na web (WebXPRT 4), até aprimoramento de 30% em edição de foto (PugetBench for Photoshop).
No CrossMark Performance, a pontuação geral do Core i7-1280P fica 20% acima do modelo mais antigo, com ganhos de 12% em produtividade, 27% em criatividade e 22% em responsividade.
Os processadores U-series chegam em duas potências: 15W ou 9W. A segunda possui um design bem mais compacto. Ambos entregam Wi-Fi 6E, GbE LAN e compatibilidade com o padrão HDMI 2.0b.
Estas CPUs ainda contam com os máximos de 4x Thunderbolt 4, 12x PCIe Gen 3, 2x4 PCIe Gen4, 10x USB 2 e 4x USB 3. Os padrões de memória RAM são LP4x e LP5, para ambos os casos, além de DDR4 e DDR5 ao mais potente – que também conta com x2 SATA 3.0.
A performance multi-thread do Intel Core i7-1265U se coloca acima do Core i7-1195G7, bem como dos rivais Apple M1 e AMD Ryzen 7 5800U. A navegação na web e a performance do CrossMark também ficam acima dos três componentes citados mais o M1 Pro, enquanto a edição de foto perde apenas para este último.
Para a terceira edição dos designs dentro do padrão Intel Evo, a empresa adicionou uma série de novidades que facilitam a vida do usuário. Entre elas, está a vida útil da bateria acima de 9 horas, o despertar instantâneo – em menos de um segundo – e o carregamento rápido, que permite ter autonomia para 4 horas em apenas 30 minutos na tomada.
Outra consiste em quatro tecnologias que permitem uma videoconferência superior. A principal delas está em uma supressão de ruídos de maneira inteligente e integrada.
A Intel promete a presença dos seus processadores Core de 12ª geração das séries P e U em mais de 250 laptops, a partir de março de 2022. Ainda não foi divulgado o notebook que estreará os componentes. Contudo, já se sabe que serão de marcas como Acer, Asus, Dell, Fujitsu, HP, Lenovo, LG, MSI, NEC e Samsung.
Quais são as suas expectativas para as novas CPUs para notebooks da Intel? Diga para a gente!
Comentários