LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel anuncia Arc A380 como sua nova placa de vídeo básica para desktop com 6 GB de VRAM; veja o preço

15 de junho de 2022 26

A Intel está apresentando nesta quarta-feira (15) a sua primeira placa de vídeo para desktops baseada na arquitetura Xe-HPG. A Arc A380 será a nova concorrente do mercado de gráficos dedicados básicos, prometendo rivalizar com a AMD Radeon RX 6400 e modelos básicos da série NVIDIA GeForce, por exemplo, para entregar alto desempenho em Full HD.

A placa de vídeo é equipada com a inédita GPU ACM-G11 com 8 núcleos Xe que trabalham com clock básico de 2,0 GHz, o que mostra boa eficiência em um hardware que trabalha com TDP de 75 W. Seu baixo consumo de energia permite que seja instalada em um PC sem a necessidade de conectores adicionais de PCI Express.

Arc A380 será até 25% mais poderosa que a Radeon RX 6400, segundo a fabricante (Imagem: Intel)

Com essa potência, a Arc A380 é capaz de alimentar sua memória VRAM de 6 GB com velocidades de até 16 Gbps em barramento de 96 bits, ou seja, a largura de banda total da memória é de 192 GB/s. A título de comparação, a AMD Radeon RX 6400 trabalha com apenas 4 GB de VRAM e barramento de 64 bits custando valor similar.

Segundo a Intel, sua nova placa de vídeo é capaz de entregar taxas de quadro por segundo vantajosas em jogos com resolução Full HD (1080p). O gráfico abaixo mostra a fluidez atingida por jogos populares, como Apex Legends e Fortnite, que chegam a 101 FPS.

(Imagem: Intel)

A Arc A380 é beneficiada pelos avanços da Intel na área de inteligência artificial. O Xe Matrix Extensions (XMX), por exemplo, é uma tecnologia de núcleos dedicados que aceleram as operações de IA da placa de vídeo. Versátil e eficiente, o formato AV1 passa a ter codificação suportada nativamente no Xe Media Engine para acelerar softwares gráficos.

Outro detalhe que merece destaque é o Deep Link. Para aqueles que têm um processador Intel Core, é possível desfrutar da tecnologia de interconexão aprimorada que aumenta o desempenho de comunicação entre CPU e GPU. Essa ferramenta trabalha de forma similar ao Smart Access Memory da AMD.

As demais especificações da placa de vídeo incluem 8 núcleos dedicados ao ray tracing, 128 motores de XMX, 128 motores Xe Vector e Display Engine Xe, permitindo que a GPU suporte até quatro telas 4K HDR de 120 Hz ou duas telas 8K de 60 Hz.

Preço e disponibilidade

Conforme revelado anteriormente pela fabricante, o primeiro modelo projetado para desktops da linha “Arc” foi introduzido na China, mas deve ganhar lançamento global nos próximos meses. A Arc A380 tem preço sugerido de ¥ 1.030 (cerca de R$ 785) e será lançada pela ASUS, Gigabyte, MSI e outras fabricantes parceiras da Intel.

O que achou da nova placa de vídeo da Intel? Há potência e custo-benefício para rivalizar com a Radeon ou GeForce RTX? Comente sua opinião abaixo!


26

Comentários

Intel anuncia Arc A380 como sua nova placa de vídeo básica para desktop com 6 GB de VRAM; veja o preço
  • Já tem testes desta placa lado a lado com a GTX 1650 e a RX 6400 e a ARC A380 leva uma leve vantagem nós jogos testados

      • Quero comprar na data de lançamento, preço em conta

          • Fizeram o certo. AMD e Nvidia esqueceram completamente do mercado de entrada. Como a Intel é um player novo podem começar por aí pra ganhar experiência (tanto em placas quanto em drivers)

              • Não estou entendo a galera falando da GT1030 nos comentários, se a placa veio pra competir com a RX 6400, então tbm veio para brigar com a GTX 1650, a 1030 não entra nessa história simplesmente por mau ter 1/3 do desempenho dessas placas kkkkk.

                  • Porcaria.j

                      • deviam comecar desafiando as tops gpu atuais e nao ficar criando plaquinhas fracas. essas ninguem quer.....

                          • Discordo, seria um tiro no pé tentar bater as placas topo de linha já de início, e o motivo é simples: os drivers e o quanto a arquiteta irá escalar.
                            Os drivers serão um ponto crítico para a Intel, ninguém quer pagar caro numa placa pra viver dando de cara em falta de suporte ou zero otimização.
                            Já quando falo em escalar, digo que provavelmente a intel consiga entregar um modelo de entrada e intermediário com eficiência okay, mas não um modelo topo de linha, é bem provável entregar uma placa que consome muito mais e entregue muito menos que as rivais.
                            As placas realmente importantes são as intermediárias, essas sim englobam a grande maioria dos pc gamers, e não placas com valor fora da realidade da maioria das pessoas e que provavelmente eu e você só veremos em reviews.

                              • Eu quero.

                                • Nem houve teste! Como afirma sem ter certeza? 1030 não tem ray tracing, não tem codec av1, somente codecs antigos. GT 1030 é placa pra usuários domésticos, não pra gamers. E a Intel está começando do primeiro degrau, não é necessário estar no auge pra dizer que é top de todas. Vamos ver como será os testes, depois diremos o que podemos concluir. Só é preso com provas ou seja, somente com testes que podemos dizer algo!

                                  Abraços!

                                    • Se vier abaixo de mil será muito bom

                                        • A AMD tá merecendo umas porradas!!
                                          As Geforce são superiores, porém + caras, então é meia surra
                                          Espero q as Intel cheguem com menor preço e sejam + rápidas q as Radeon
                                          6400 e 6500xt são umas desgraças CEIFADAS
                                          AMD devia ter vergonha te ter lançado elas...
                                          X4/4GB/64bit/sem certos codecs/2 saídas de vídeo... pelamor! Só faltaram vir sem cooler né...

                                          • Muito basico, e caro. comprei uma 1030, por menos de 600 dilmas. e consegue entregar muito melhor que isso ai.

                                              • nem houve teste! como afirma sem ter certeza? 1030 não tem ray tracing, não tem codec av1, somente codecs antigos. gt 1030 é placa pra usuários domésticos, não pra gamers. e a intel está começando do primeiro degrau, não é necessário estar no auge pra dizer que é top de todas. vamos ver como será os testes, depois diremos o que podemos concluir. só é preso com provas ou seja, somente com testes que podemos dizer algo!

                                                abraços!

                                                  • GT 1030? Tem certeza? Acredito que esteja equivocado. Pesquisa aí no YouTube. GT 1030 é placa de entrada básica, desempenho para jogos leves de navegadores e alguns RPGs e FPS online. Dá para se divertir, mas essa informação que você passa, com certeza há um equívoco. Rsrs...

                                                    * eduzinhois

                                                      • Te apoio! Com toda certeza! Quem sabe mais uma placa de vídeo no mercado pra nós! Tudo caro! Vale o esforço de quem estudou e projetou! Ou seja lançou a placa, quem sabe é uma boa né?

                                                        Abraços!

                                                        • Kkkkkkkkkk pqp. Cara gt1030 é lixo. Não tem 5% do desempenho dessa intel

                                                        • Boa notícia! Vamos observar na prática assim que possível! Aguardando mais concorrência para comprar uma GPU dedicada por um bom preço/desempenho para FHD 60FPS com Gráfico no Máximo ou minimamente no Médio.

                                                            • Fico pensando se a resposta da AMD virá ou ele vai engolir a seco... Sinceramente a Rx 6500xt merecia um versão com 6gb. Para a Intel embora não goste muito bom fico feliz por entrarem nesse mercado, quem sabe a concorrência nos entregue preços melhores.

                                                                • Não faz muito sentido porque a 6400 e a 3050 tem uma diferença tremenda. Esse placa não veio nem de perto para disputar com a 3050. Acredito que seja uma 1650, por ali.

                                                                    • A concorrente da 3050 é a 6500xt
                                                                      6400 concorre com a 1650 q já tem 3 anos e tem gente torcendo pra AMD pq tá + barata...
                                                                      Pessoal num entende nada...
                                                                      A AMD é uma vergonha se achando

                                                                      • Tá muito bom, tem muita gente leiga jurando que RX 6400 é coisa boa.

                                                                          • pois é, placa veio detonada e com desempenho de uma de entrada de 3 anos antes... E a galera achando q é uma boa placa... já nasceu defasada, precisando de FSR senão não aguenta bem certos jogos

                                                                            • Estão capitalizando no fracasso do RX 6400 da AMD. Ótima estratégia, vamos ver o desempenho dessa A380.

                                                                                • Estão capitalizando no fracasso do RX 6400 da AMD. Ótima estratégia, vamos ver o desempenho dessa A380.

                                                                                    Economia e mercado

                                                                                    Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                                    Android

                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                    Android

                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                    Windows

                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos