08 Novembro 2022
A Qualcomm acaba de anunciar a nova geração de processadores dedicados a relógios inteligentes. Ela conta com dois modelos: o Snapdragon W5 e W5 Plus, que têm litografia de 4nm para garantir maior desempenho e eficiência energética assim como os chips Snapdragon 8 para smartphones.
Dentre as mudanças, Pankaj Kedia, chefe global de wearables inteligentes da Qualcomm, afirma que os novos processadores são feitos especificamente para vestíveis ao invés de serem apenas versões modificadas dos chips para celulares.
Dessa forma, o Snapdragon W5 Plus é dedicado a smartwatches premium, enquanto o Snapdragon W5 é dedicado relógios mais básicos, rastreadores fitness e dispositivos corporativos, mas ambos têm litografia de 4nm. Para fins de comparação, o Exynos W920 do Samsung Watch 4 tem 5nm e o Apple Watch Series 7 tem um chip de 7nm.
A arquitetura foi alterada de 12nm para 4nm no chip principal e de 28nm para 22nm no coprocessador que fica sempre ativo para economia de energia. O coprocessador será o responsável pela detecção de palavras-chave para assistentes de voz e transmissão de informações via Bluetooth 5.3 LE, além de rastreamento de sono e monitoramento de frequência cardíaca.
Por outro lado, o processador principal será responsável por gerenciar chamadas de voz, watch faces 3D e animadas, navegação GPS e outros recursos avançados com duração de bateria 50% maior, dobro de desempenho e tamanho 30% menor em relação ao Snapdragon Wear 4100.
Para exemplificar melhor, Pankaj Kedia afirmou que um relógio com bateria de 300mAh deve ter 15 horas a mais de autonomia com o novo chip. Isto se traduz em dispositivos menores, mais elegantes e baterias que podem durar dias, o que atualmente é algo raro de se ver no Wear OS.
O primeiro smartwatch com o Snapdragon W5 será o Oppo Watch 3, que tem lançamento previsto para agosto deste ano. O segundo relógio inteligente a ter o novo Snapdragon W5 Plus será da Mobvoi e chegará na primavera deste ano.
Comentários