LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Memória em dobro: Sapphire anuncia nova versão da AMD Radeon RX 6500 XT com 8 GB de VRAM

26 de julho de 2022 13

Lançada originalmente com apenas 4 GB de VRAM, a AMD Radeon RX 6500 XT acaba de ganhar uma versão customizada pela Sapphire que dobra a quantidade de memória da placa de vídeo. A fabricante anunciou na segunda-feira (25) a “PULSE AMD Radeon RX 6500 XT 8 GB” prometendo ligeiros avanços de desempenho.

A nova versão da placa de vídeo básica possui 8 GB de VRAM com módulos de 18 Gbps e um pequeno aumento de clock para 2.855 MHz. Em termos de design, o hardware possui a mesma configuração visual do modelo de 4 GB. Na imagem abaixo, é possível visualizar suas portas HDMI, DisplayPort e os ventiladores que resfriam a GPU Navi 24.

(Imagem: Sapphire)

A Radeon RX 6500 XT recebeu críticas pela sua baixa capacidade de VRAM que afeta o desempenho de jogos em qualquer plataforma — especialmente em PCI Express 2.0, cujas taxas de transferência de dados são incrivelmente baixas. Com apenas 4 faixas, a memória fica sobrecarregada e a placa gráfica sofre com alta latência.

Ao dobrar a quantidade de memória, a Sapphire pode entregar mais fluidez em jogos Full HD (1080p) ao reduzir a necessidade de acesso constante à memória RAM. Por outro lado, a placa de vídeo ainda deve sofrer com as limitações da configuração de 4 pistas PCI Express 4.0, além da ausência de codificadores amplamente utilizados, como AV1 e H.264.

A AMD deve lançar uma nova geração de placas de vídeo nos próximos meses. A linha Radeon RX 7000 deve ter GPUs Navi 3X com tecnologia 3D V-Cache e até 16.384 núcleos. Além disso, a expectativa é que suas próximas APUs que combinam Zen 4 e RDNA 3 sejam capazes de substituir placas de vídeo de entrada como a Radeon RX 6400.

A Sapphire ainda não confirmou o preço de lançamento e data de disponibilidade da placa de vídeo, mas é possível que seja um pouco mais cara que o valor sugerido pela AMD de US$ 199, isto é, cerca de R$ 1.069.

Veja as ofertas!

13

Comentários

Memória em dobro: Sapphire anuncia nova versão da AMD Radeon RX 6500 XT com 8 GB de VRAM
  • Porque essa fdp não lança de 6gb na verdade já era pra ter feito isso dês do começo 6gb já é mais q suficiente pra uma placa dessa

      • boa, concerta depois de ja ter vendido a versão bosta de 4gb e quem comprou que se foda

        • Essa placa praticamente exige uma placa mãe com pcie 4.0, quem tem pcie inferior sofre para ter um desempenho descente

            • Eu tenho ela é não é ruim assim não, é só saber usar configurar os jogos para não usar mais de 4gb de Vram, jogo need for speed heat, em 1440p com gráficos no médio e filtro no ultra mantém 60 FPS, good of war 4 a média fica em 78 FPS gráfico no baixo isso no pcie 3.0, caro que depende do preço que ela tiver melhor pegar outra na minha paguei 1250 da asrock e a gtx 1660 ti era 2 mil na época

              • Essa placa na verdade não é tudo isso de ruim que estão dizendo... Tenho um parque (trabalho como diretor de TI) com 40 maquinas sendo 15 com RX560 de 4gb e o restante com RX 6400 e o desempenho das 6400 são muito melhor que o das estações com 560... E isso em softwares de produção. Em games pelo que vi (tem lá claro suas exceções) ela supera em muito uma 560 e 570 de 4gb e cobrando muito menos (estou somente citando preços Br). Então não acho que seja um produto ruim, apenas um produto que tem sim seu nicho de mercado e cobra pelo que entrega.

              • Eita... Interessante! Agora vi vantagem!

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista