Rumores 01 Nov
A AMD está expandindo sua linha de processadores móveis com a introdução da microarquitetura Zen 4c em laptops finos e leves. Esta otimização, denominada Zen 4c — de codinome Dionysus —, é uma versão aprimorada da arquitetura Zen 4 — Persephone. Inicialmente, a Zen 4c foi implementada em processadores de data center, como o EPYC 9704 Bergamo e o EPYC 8004 Siena, priorizando densidade e eficiência energética.
O grande destaque da Zen 4c é sua capacidade de reunir mais núcleos em uma área menor, mantendo o mesmo desempenho por ciclo de clock (IPC) que os núcleos Zen 4 de tamanho normal. Isso resulta em maior eficiência de energia, permitindo à AMD competir com os futuros processadores Intel Meteor Lake.
Ao contrário da abordagem da Intel, com núcleos diferentes (P-cores e E-cores) e microarquiteturas distintas, a AMD manteve a funcionalidade integral da Zen 4 na Zen 4c. Isso inclui o mesmo conjunto de instruções, IPC, hierarquia de cache e latências de cache. A Zen 4c também possui multithreading simultâneo (SMT), eliminando a necessidade de um agendador de hardware externo, como o Thread Director da Intel.
A Zen 4c já fez sua estreia em dispositivos de jogos portáteis, como o Asus ROG Ally e o Lenovo Legion Go, antes de chegar aos laptops. Ela é projetada para funcionar bem em cenários de consumo de energia abaixo de 15W, tornando-a ideal para laptops finos e leves.
A AMD planeja continuar introduzindo a Zen 4c gradualmente em sua linha de processadores móveis. A série Ryzen 7040U, lançada em maio, já incorpora a Zen 4c. Além disso, a empresa escolheu o Ryzen 5 7540U para receber a atualização Zen 4c, comercializado sob o nome de modelo Ryzen 5 7545U para evitar confusão.
Essa abordagem permite à AMD atender a diferentes segmentos de mercado, mantendo a eficiência e o desempenho de acordo com as necessidades de consumo de energia. Embora a Zen 4c seja particularmente eficaz em SKUs de nível de entrada, a AMD afirma que o usuário médio não notará diferenças significativas entre a Zen 4 e a Zen 4c em uso real.
No entanto, a AMD não divulgou uma data exata de lançamento para os processadores Ryzen 5 7545U e Ryzen 3 7440U com tecnologia Zen 4c. A empresa sugeriu um lançamento em um "futuro próximo", embora esteja ciente da competição da Intel, que lançará seus processadores Core Ultra Meteor Lake em breve.
Comentários