Tech 12 Abr
A NVIDIA está ampliando seu catálogo de placas de vídeo para workstations nesta terça-feira (16) com o lançamento da RTX A400 e RTX A1000. Ambas são baseadas na arquitetura Ampere — já sucedida pela Ada Lovelace — que era utilizada em sua linha de GPUs para jogos lançada em 2020, mas trazendo especificações básicas que focam em baixo custo.
As novas placas de vídeo são projetadas para desktops, portanto, é necessário atentar-se à diferença da nova RTX A1000 para a RTX A1000 Mobile, que já está disponível em notebooks profissionais da Dell e outras fabricantes parceiras da NVIDIA. Graças à arquitetura Ampere, o hardware conta com núcleos de ray tracing de 2ª geração e Tensor de 3ª geração.
A RTX A400 é a opção mais acessível entre os lançamentos. Estamos falando de um modelo com apenas 4 GB de VRAM e 24 núcleos Tensor para processamento de IA na GPU, o que deve garantir desempenho suficiente para algumas das tarefas de inteligência artificial mais populares do mercado para criação de imagens, texto, edição de vídeos e mais.
Esse modelo oferece saída para quatro telas externas com resolução até 4K. Outros destaques incluem seus motores dedicados à codificação e decodificação de vídeos, além de suporte nativo para decodificação de AV1.
Já a RTX A1000 (para desktops) conta com uma GPU com 8 GB de VRAM e 72 núcleos Tensor que, segundo a fabricante, entrega até três vezes mais desempenho que sua geração anterior em aplicações de IA generativa, como o Stable Diffusion. O hardware conta também com 18 núcleos dedicados ao processamento de ray tracing.
Ambas as placas de vídeo operam com potência de apenas 50 W, portanto, são ainda mais econômicas que a RTX 2000 Ada Lovelace, que consome 70 W. Com esse design, os chips gráficos podem funcionar em gabinetes compactos com um único ventilador.
A NVIDIA afirma que a RTX A1000 já está disponível por meio de parceiros no mercado internacional, como a PNY e Ryoyo Electric. A RTX A400, por sua vez, começará a ser disponibilizada a partir de maio. Os preços sugeridos ainda não foram confirmados.
Comentários