Rumores 22 Jul
A AMD oficializou, nesta quarta-feira (24), o lançamento de um novo processador para notebooks baseado em sua nova geração de arquiteturas. O Ryzen AI 9 HX 375 é apresentado como o mais veloz da família de chips móveis baseados em Zen 5, tomando o posto que antes pertencia ao Ryzen AI 9 HX 370.
O Ryzen AI 9 HX 375 traz várias semelhanças com o Ryzen AI 9 HX 370. A CPU é fabricada com a litografia de 4 nanômetros da TSMC e ostenta 12 núcleos — quatro “grandes” baseados em Zen 5 e oito “pequenos” baseados em Zen 5c. Eles funcionam com clock máximo de 5,1 GHz e frequência básica de 2,0 GHz, ostentando cache L3 de 24 MB.
A GPU é a mesma Radeon 890M de 16 núcleos baseados na arquitetura RDNA 3.5. Embora a unidade gráfica tenha mostrado um grande salto de desempenho em testes de benchmark preliminares, é importante lembrar que a AMD também está preparando o lançamento de uma nova linha de processadores “Strix Halo” com GPU de até 40 núcleos.
Um detalhe que torna este o processador para notebooks mais poderoso da AMD é a NPU, que está ainda mais potente no Ryzen AI 9 HX 375. A unidade de processamento de inteligência artificial desse modelo consegue lidar com 55 TOPS (trilhões de operações por segundo), enquanto os demais modelos da linha suportam até 50 TOPS.
Juntando o poder da NPU com a GPU integrada do Ryzen AI 9 HX 375, o processador consegue entregar um desempenho total de 85 TOPS — isto é, quase duas vezes mais que o necessário para atender aos requisitos mínimos de um PC com Copilot Plus, uma nova categoria de notebooks capazes de processar inteligência artificial sem depender da nuvem.
Isso significa que a única vantagem do Ryzen AI 9 HX 375 em relação ao Ryzen AI 9 HX 370 é seu desempenho em IA. O TDP é o mesmo em ambos os processadores: 28 W, sendo configurável pelas fabricantes de dispositivo entre 15 W e 54 W.
Comentários