LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Marca chinesa anuncia processador com CPU Arm de 12 núcleos e 6 nanômetros para PCs com IA

31 de julho de 2024 15

A Cixin Technology, fabricante de hardware com sede na China, anunciou o lançamento de um novo processador para a nova era de computadores com IA. O Cixin P1 (CP8180) é apresentado com recursos que prometem impulsionar a independência chinesa de tecnologias estrangeiras em um cenário de embates agravados com os Estados Unidos.

Fruto de um longo processo de pesquisa e desenvolvimento, o processador é equipado com uma CPU de 12 núcleos baseada na arquitetura Arm, sendo oito núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de alta eficiência que funcionam com clock de até 3,2 GHz. A GPU integrada de 10 núcleos tem “desempenho em nível de desktop”, segundo a Cixin.

(Imagem: IT Home)

O processador é fabricado com uma litografia de 6 nanômetros. A Cixin não revelou a empresa por trás da fundição do hardware, mas cabe lembrar que a indústria chinesa ainda enfrenta dificuldades para chegar aos 5 nanômetros e possui restrições para utilizar tecnologias externas, como as litografias da TSMC, que já produz chips em 3 nanômetros.

Um dos maiores destaques do Cixin X1 é sua unidade de processamento neural (NPU), que lida com tarefas de inteligência artificial. A fabricante afirma que o hardware entrega poder computacional de 45 TOPS (trilhões de operações por segundo), o que está alinhado com os processadores de última geração da Intel e Qualcomm.

O Snapdragon X Elite (X1E-84-100), atual processador para notebooks mais poderoso da Qualcomm, é equipado com coprocessador de IA que entrega poder computacional de até 45 TOPS. A AMD, no entanto, já alcançou 55 TOPS com o novo Ryzen AI 9 HX 375.

O Cixin X1 tem fôlego suficiente para lidar com grandes modelos de linguagem de até 10 bilhões de parâmetros e pode processá-los com taxas de até 30 tokens por segundo. Isso significa que ele é compatível com os requisitos para dispositivos com IA do Windows.

(Imagem: Reprodução)

Outras especificações do processador incluem seu suporte para memória RAM LPDDR5-6400 de até 64 GB, telas com resolução 4K @ 120 FPS, PCIe 4.0 e conectividade USB-C em até 4 portas. O modelo ingressará à fase de produção em massa em breve.

Embora as especificações soem competitivas, ainda não há dados de benchmark que permitam comparar o processador com concorrentes. No entanto, seus recursos embarcados sugerem que ele será posicionado contra alguns dos chips mais potentes da indústria, podendo desafiar marcas consagradas no mercado.

Ofertas em notebooks
Veja mais!


15

Comentários

Marca chinesa anuncia processador com CPU Arm de 12 núcleos e 6 nanômetros para PCs com IA
  • Tenho realmente muita pena desses haters que se valem de ofender os outros para fazer prevalecer suas inverdades. Nunca foram à China, nunca trabalharam com empresas chinesas, portanto, não têm fundamento no que falam.
    Seus argumentos são medíocres e, além disso, cometem crimes por não conhecerem as leis brasileiras ao ofenderem pessoas da terceira idade.
    A ascensão da China é imparável.
    Outros impérios que tinham a águia como símbolo já caíram, e agora é a vez dos EUA.

      • Enquanto isso, a Intel vai anunciar a demissão de funcionários.
        Segue o jogo.

          • Interessante

              • Se o Brasil não avança por causa de si mesmo então ao menos vamos valorizar um dos BRICS vencer.

                  • ### CUIDADO FAKES HENRY7 MAMA CHINES ! ###
                    IgorArusa
                    RLS
                    Anwarrior
                    aCaroli
                    walmirramos
                    Trintro123

                    • As empresas chinesas de semicondutores contam com o apoio do governo chinês para, em cinco anos, rivalizarem com empresas ocidentais.
                      Além disso, estão contratando em massa funcionários, cientistas e engenheiros de empresas ocidentais como TSMC e até mesmo de fabricantes de máquinas de gravação UV como ASML, Nikon e Canon, oferecendo salários astronômicos e bônus generosos.
                      Foi realmente um tiro no pé que o governo americano deu ao começar a pressionar empresas como a Huawei, que está finalizando seu novo centro de P&D para contratar 50.000 colaboradores estrangeiros, além dos 30.000 funcionários em Xangai.
                      Este centro ocupa 140 hectares e possui 100 cafeterias, o que demonstra a grandiosidade e seriedade das empresas chinesas.

                      Acredito que, em 10 anos, assim como a indústria automobilística chinesa com seus automóveis elétricos de vanguarda, a indústria de chips, inteligência artificial e hardware de TI em geral ultrapassarão as empresas ocidentais.
                      Um grande exemplo é a resposta de Elon Musk quando um repórter perguntou se ele achava que a BYD poderia se tornar concorrente; ele riu. Dez anos depois, Musk pede ao governo americano e europeu que criem barreiras para os carros chineses.
                      E para os críticos de plantão, tanto eu quanto a China não nos importamos com sua ignorância.

                      • Que esse seja o primeiro de muitos processadores chineses dessa marca

                          • Remarcaram o X elite kkkkkkkkkk

                            Economia e mercado

                            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos