04 Novembro 2024
A Tecno é uma das empresas mais curiosas a ganhar relevância nos últimos anos. Membro do grupo Transsion, do qual também pertence a Infinix que atua no Brasil em parceria com a Positivo, a companhia tem focado suas atenções no lançamento de tecnologias inovadoras, incluindo o celular dobrável Phantom V Flip com preço acessível e o Phantom V Fold com especificações robustas.
Agora, a Tecno foi além, e apresentou seu próprio conceito de celular dobrável em três segmentos, ou seja, com duas dobras. Chamado de Phantom Ultimate 2, o dispositivo tem uma tela LTPO OLED de 6,48 polegadas quando "fechado", chegando a massivas 10 polegadas com resolução 1.620 x 2.880 pixels em proporção 4:3 quando totalmente desdobrado.
Isso significa que ele seria capaz de competir com tablets em termos de conformo no consumo multimídia, oferecendo uma tela bastante ampla para assistir vídeos ou jogar, ao mesmo tempo em que pode ser facilmente colocado no bolso ou usado como um celular convencional em momentos que pedem mais mobilidade.
Segundo a Tecno, o Phantom Ultimate 2 traz tecnologia TDDI, que integra o display e o reconhecimento de toque em uma única camada. Isso permitiria o uso de acessórios como canetas Stylus, além de ajudar a torná-lo bem mais fino, com apenas 11 mm quando totalmente dobrado — para efeito de comparação, celulares dobráveis "normais" contam com algo entre 9,2 e 12,1 mm de espessura quando fechados atualmente.
Para garantir que o aparelho seja confiável durante o uso, foi incluída uma dobradiça de dupla camada capaz de resistir a 300 mil atuações, segundo a Tecno. Ele ainda permitiria o uso em diferentes posições, sendo demonstrado em vídeo em um "modo laptop" onde uma parte funciona como teclado e o resto como tela, em "modo tenda" onde uma parte serve como suporte e, claro, totalmente aberto ou totalmente fechado.
O formato também ajudaria a reduzir o vinco na tela, já que ele conta com dois pontos de dobra, e com isso consegue dissipar melhor a força e não marcar tanto o painel. Por fim, a Tecno afirma ter incluído uma proteção na bateria com espessura de apenas 0,25 mm, sendo a mais fina já usada em um smartphone.
Não foram dadas outras informações sobre as especificações ou disponibilidade do Phantom Ultimate 2, mas vale lembrar que em 2023 a marca apresentou o primeiro Phantom Ultimate com display rolável, e o conceito nunca chegou às lojas de fato. Com isso, resta aguardarmos para ver se a Tecno irá de fato comercializar seu celular de dobra dupla, ou se é apenas uma forma de provocar Huawei, Xiaomi e outras marcas que correm para lançar seus modelos o quanto antes.
Comentários