Samsung 16 Set
A Positivo anunciou a chegada de um notebook que marca a sua entrada no segmento de computadores com suporte a recursos de inteligência artificial. Trata-se do modelo Master N6445, que vem com a promessa de oferecer bom desempenho para o mercado corporativo, bem como segurança e produtividade.
Rodrigo Guercio, vice-presidente de Negócios Corporativos da Positivo Tecnologia, comentou sobre o novo lançamento:
A Positivo Tecnologia é uma empresa que inova por conhecer profundamente os interesses e necessidades dos clientes no Brasil. A Companhia busca se posicionar com soluções alinhadas às mais recentes tendências e inovações do setor, que inclui o uso das mais modernas arquiteturas em ‘AI PC’, entre elas o processamento neural (NPU) em nossos produtos. O mercado de notebooks está em constante evolução. O ‘AI PC’ está revolucionando a maneira como interagimos com a tecnologia, ao integrar recursos avançados e ferramentas inovadoras que transformam a experiência do usuário. Com um aumento comprovado na produtividade, o ‘AI PC’ otimiza o desempenho dos dispositivos, proporcionando uma eficiência sem precedentes. Prepare-se para uma nova era de computação inteligente, onde cada tarefa é executada com precisão e agilidade e muitos novos recursos e ferramentas, elevando o padrão de excelência tecnológica.
No que se refere à IA, o principal elemento presente no Master N6445 é a implementação de uma NPU, presente no chip Ryzen Pro da série 7040 da AMD, chamada de AMD XDNA. Isso faz com que o componente tenha o primeiro circuito de Inteligência Artificial dedicado em processadores x86 em dispositivos AI PC da empresa.
Vale destacar também que o laptop vem com uma tecla dedicada para uso do Microsoft Copilot, prometendo usar a IA generativa com maior agilidade. No mais, o modelo vem com armazenamento em SSD, opções de memória RAM com até 64GB do tipo DDR5 e teclado retroiluminado, além de porta USB4 e suporte a Wi-Fi 6/6E.
O equipamento tem tela LCD de 14 polegadas com resolução Full HD e tecnologia antirreflexo, webcam FHD 1080p com IR e roda Windows 11. Guercio também aproveitou para falar sobre o suporte para tirar proveito da NPU do chip da AMD do notebook:
Muitas aplicações estão sendo desenvolvidas para explorar o poder computacional oferecido pela NPU. A própria AMD tem trabalhado com mais de 150 ISVs (Fornecedores Independentes de Softwares) globalmente para ajudar a incorporar novas funcionalidades em suas ferramentas. A expectativa é que, a partir do início do próximo ano, diversas aplicações com recursos inovadores sejam oferecidas ao mercado e poderão ajudar no aumento da produtividade, melhoria da experiência do cliente, otimização de processos, entre outros.
Confira também: os modelos de notebook lançados pela ASUS durante a IFA 2024 e os novos Surface Pro anunciados pela Microsoft.
Comentários