25 Setembro 2024
A Huawei realizou um grande evento nesta quinta-feira (19) em Barcelona, onde apresentou vários novos smartwatches das séries Watch GT 5, Watch Ultimate e Watch D. Enquanto os dois primeiros focam em entregar um design premium de relógio tradicional, o novo Watch D2 tem a proposta clara de ser o melhor smartwatch para monitoramento cardíaco.
A linha Watch D foi criada pela Huawei para trazer um foco extra em saúde, especialmente na parte de saúde do coração, sendo a primeira versão do relógio lançada em 2022 com um até então inédito leitor de pressão arterial integrado, algo que agora é aprimorado.
O novo Watch D2 tem tela AMOLED retangular de 1,82 polegada, maior que a tela de 1,64 polegada da primeira geração, oferecendo uma área ampla para visualizar suas informações e, claro, ver as horas. Ele vem nas cores dourado e preto, com pulseiras de fluorelastômero que se adequam ao tom da caixa, onde a versão dourada vem com uma pulseira branca em material sintético que imita couro na parte externa.
O relógio é construído em TPU emborrachado de toque suave, prometendo conforto contra a pele, menor incômodo quando molhado e material que seca de forma mais rápida. Apesar de ser mais "gordinho" que smartwatches tradicionais, o Watch D2 ainda é muito mais compacto que medidores de pressão arterial convencionais, com espessura de 26,5 mm, apenas 1/5 da largura e 1/25 do volume dos dispositivos médicos.
A parte frontal tem bom aproveitamento por parte da tela, que tem vidro curvado nos quadro lados; as laterais do relógio são mais retas, com dois botões ao lado direito. O primeiro é uma coroa giratória que também pode ser usada para navegação ao ser rotacionada, e o segundo tem um destaque em vermelho, podendo ser usado como atalho para medições ou outras funções.
Para quem está se perguntando como funciona a parte de inflar a pulseira, algo necessário para uma medida consistente da pressão arterial, o Watch D2 é vendido com pulseira em dois tamanhos, sendo a M voltada para quem possui pulso com circunferência na casa dos 130 mm, e a G para pulsos de até 210 mm. A pulseira não pode ficar muito apertada ou muito frouxa, para uma medição mais precisa.
O sistema TruSense é o mesmo visto nos relógios da série GT 5, anunciado recentemente pela Huawei. O sistema mede dezenas de indicadores de saúde e condicionamento físico, além de incluir um componente de bem-estar emocional. Os sensores monitoram a frequência cardíaca e os dados do sistema nervoso autônomo, que são processados por um algoritmo que produz uma avaliação dos níveis de estresse do usuário.
A nova tecnologia combina dados de frequência cardíaca, respiratória, SpO2 (nível de oxigênio no sangue), temperatura corporal e pressão arterial a partir de um único módulo de sensores, sendo baseada em seis pilares: precisão, abrangência, velocidade, flexibilidade, abertura e iteração. Conforme as novas gerações de dispositivos vestíveis da marca são lançadas, o sistema deve receber aprimoramentos contínuos com os avanços tecnológicos e dados obtidos.
Como extra, o Watch D2 chega com monitoramento ambulatorial da pressão arterial (ABPM), sendo o primeiro dispositivo de pulso do mundo a ser certificado pelo NMPA (National Medical Products Administration — agência governamental e regulatória chinesa) e pelo MDR (regulamento da União Europeia relativo aos dispositivos médicos).
Segundo a Huawei, "essa novidade representa um passo crucial na evolução da tecnologia vestível, reforçando o compromisso da Huawei com a filosofia 'Health Forward', que coloca a saúde e o bem-estar em primeiro lugar."
É possível fazer a medição de pressão arterial 24h por dia, programando o intervalo para que cada medição seja realizada a cada 15, 20, 30, 45 ou 60 minutos. É possível ainda definir se o mecanismo será inflado automaticamente para fazer a medição ou se você precisará fazer isso manualmente quando der o tempo desejado, evitando que uma medição seja feita em momentos inconvenientes.
Isso é feito por ser preciso assumir uma postura específica para fazer a medição, garantindo maior eficiência e precisão na leitura. Segundo a Huawei, é possível fazer até 70%% de leituras válidas em um ciclo de 24 horas, com até 20 leituras por dia e até 7 leituras noturnas.
Com isso, a Huawei espera popularizar a tecnologia de leitura de pressão arterial, permitindo um uso mais natural e confortável do que os monitores médicos normalmente entregam, e um acompanhamento 24 horas para um histórico mais concreto da saúde do coração do usuário.
O Watch D2 tem autonomia para até 5 dias de uso, e é compatível com smartphones Android e iOS.
O Watch D2 começa a ser vendido no mercado internacional ainda neste mês de setembro, pelo preço sugerido de 349,99 libras esterlinas, ou cerca de R$ 2.504 em conversão direta, desconsiderando os impostos nacionais. Ainda não foi dada uma data para o lançamento do relógio no Brasil.
Comentários