Economia e mercado 08 Nov
A Huawei apresentou novas soluções de conectividade 5.5G nesta quinta-feira (7), com o foco em oferecer recursos multidimensionais voltados à chamada IA móvel. Elas utilizam a série Advanced Radio, para transformação digital de locais de amplo domínio (FQDN).
De acordo com a chinesa, existem dois caminhos de ampliar a convergência entre as redes e a Inteligência Artificial. Uma delas são as chamadas “Redes para IA”, que miram a melhoria do desempenho e das experiências do usuário. A outra é definida como “IA para Redes”, ao usar sites digitais e agentes RAN para equipar as redes com autonomia L4.
“A IA móvel está no horizonte. Continuaremos a trabalhar com todos os parceiros do setor e a inovar para promover a integração entre o 5.5G e a IA.”
Cao Ming
Vice-presidente da Huawei e presidente da Huawei Wireless Solution
Soluções
Ao todo, foram dez soluções oficializadas. A primeira se trata do Sub-1 GHz Massive MIMO com uma camada de base onipresente para IA móvel, ao implantar o Massive MIMO para bandas baixas enquanto entrega uma cobertura ampla.
A segunda consiste no Blade AAU X, como um módulo com uma única antena para implantar o Massive MIMO em todas as bandas sub-6 Hz. Já o AAU U6GHz aparece na sequência como pioneiro para permitir 10 Gbps contínuos, com mais de 1.500 elementos de antena.
Na sequência, aparece o LampSite X com uma atualização da inteligência digital em ambientes internos por meio do Passive IoT (P-IoT). Por sua vez, o EasyAAU chega como o mais leve do setor, ao pesar metade do RRU de 8T, a fim de fixar em paredes de áreas urbanas e postes em áreas rurais para um 5G mais rápido.
Outra solução é a antena integrada e o micro-ondas (IAM), os quais englobam antenas e unidades de micro-ondas de banda E em uma única caixa, para diminuir o peso em 40% e o espaço para instalação em 50%. O próximo é o MAGICSwav, como o primeiro micro-ondas duplex pleno do setor, com antenas isoladas e algoritmos de cancelamento de interferência, para uma capacidade de até 50 Gbps.
O RuralCOW chega para integrar unidades fronthaul e de rádio em uma única caixa, sem precisar de backhaul, como uma atualização do RuralStar e do RuralLink. Já o Ambient Site para conectar o equipamento principal com os demais itens, como antenas, fontes de alimentação e dispositivos de transmissão.
Por último, o Agente RAN inteligente serviu de base para a chegada de engenheiros digitais baseados em agentes, com quatro especialistas para manutenção autônoma, otimização de rede em tempo real, economia de energia e avaliação do fornecimento dos serviços.
Qual é a sua avaliação sobre as novidades da Huawei para IA móvel? Interaja conosco!
Comentários