Rumores 12 Nov
Durante o evento em que detalhou os planos de expansão no Brasil, a OPPO lançou no país de surpresa o OPPO A40. Celular focado no uso básico, o aparelho se destaca pelo visual, acabamento caprichado que lembra smartphones mais caros, grande bateria com carregamento de alta potência e promessa de resistência extrema com certificação militar.
A aparência do OPPO A40 é um dos pontos mais fortes do telefone, por lembrar alguns dos dispositivos caros da marca. As laterais são restas, e há bordas relativamente finas por quase toda a extensão da tela, com exceção da base, em que há uma faixa mais espessa.
O módulo de câmeras não é tão saltado, e é muito similar ao que foi visto no iPhone 11, com as duas lentes alinhadas na vertical. Duas opções de cores são oferecidas: vinho e lilás, ambas com acabamento fosco e pequenos pontos brilhantes espalhados pelo corpo.
Outro aspecto chamativo da construção é a certificação militar MIL-STD-810H, que atesta resistência a quedas e impactos extremos. Contudo, é importante ressaltar que não há resistência a mergulhos, apenas a respingos d'água — não tente usá-lo na piscina.
Sendo um smartphone básico, o A40 emprega especificações muito simples, começando pelo processador Snapdragon 6s 4G Gen 1, solução peculiar usada de forma quase exclusiva pela OPPO. Na verdade, o chip é basicamente uma versão renomeada do Snapdragon 662, com velocidades um pouco mais altas.
Acompanhado de 4 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, o componente deve entregar desempenho satisfatório para o uso diário, mas pode sofrer com apps mais pesados e jogos. Fora isso, para quem pretende armazenar muitas fotos e arquivos, há espaço para a instalação de um cartão MicroSD de até 1 TB.
O dispositivo também chama atenção pela tela, munida de painel IPS LCD de 6,67 polegadas com resolução HD+ de 1604 x 720 pixels e taxa de atualização de 90 Hz, além de pico de brilho de 1.000 nits, número bem acima da média para a categoria. Acompanha o painel um sistema de som mono.
A simplicidade da ficha técnica persiste nas câmeras: temos um sensor frontal de 5 MP, abrigado em um furo centralizado no topo do display, e uma dupla de lentes traseiras com sensor principal de 50 MP e sensor auxiliar para cálculo de profundidade em retratos.
É na bateria em que temos o principal destaque do OPPO A40, com a presença de uma célula de 5.100 mAh, uma das maiores presentes em um celular básico, que deve proporcionar extensa autonomia. Mais do que isso, o carregamento atinge potência de 45 W, igualando a velocidade à de alguns telefones premium.
No mais, o aparelho conta com conectividade 4G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.0, GPS, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral, conector P2 para fones de ouvido, espaço para um segundo chip SIM, porta USB-C — conexão nem sempre garantida nessa faixa de preço — e sistema operacional Android 14, rodando sob a interface ColorOS 14.0.
Não foram feitas promessas de atualizações, mas o modelo já está incluído no oferecimento de dois anos de garantia, quando comprado pelos pontos de venda oficiais.
- Tela IPS LCD de 6,67 polegadas com resolução HD+ de 1604 x 720 pixels
- Display com taxa de atualização de até 90 Hz, brilho de até 1.000 nits
- Processador Qualcomm Snapdragon 6s 4G Gen 1
- 4 GB de RAM
- 256 GB de armazenamento interno
- Câmera frontal de 5 MP
- Duas câmeras traseiras:
- Lente principal com sensor de 50 MP (f/1.8)
- Lente auxiliar
- Conexão 4G, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 5 Dual Band, GPS, leitor de digitais, conector P2 e porta USB-C
- Bateria de 5.100 mAh com carregamento de 45 W
- Sistema operacional Android 14, sob a ColorOS 14.0
- Dimensões: 165,7 x 76 x 7,7 mm
- Peso: 186 g
O OPPO A40 já está disponível para compra pelas lojas online e físicas do Magalu e da Claro, marcando um reforço da parceria da fabricante com as duas companhias brasileiras. O preço sugerido é de R$ 1.399.
Comentários