
Samsung 16 Fev
18 de fevereiro de 2025 13
Cinco meses depois da estreia de grande sucesso na China, a Huawei lançou nesta terça-feira (18) a versão global do Huawei Mate XT Ultimate, um dos primeiros celulares dobráveis "triplos" do mundo. Sem concorrentes, o modelo traz um corpo extremamente fino, câmeras robustas que incluem uma lente periscópio e uma bateria grande para a categoria, mas traz um processamento mais limitado e um preço bastante salgado pelo luxo.
Em virtude das sanções impostas pelos EUA, o Mate XT Ultimate vem equipado com um chipset próprio da Huawei, o Kirin 9010 5G, cuja fabricação encara limitações. Isso se reflete no desempenho da plataforma, que segundo benchmarks fica próxima do Snapdragon 888 Plus, lançado em 2021. Ao menos o chip é acompanhado de 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento na versão global.
O grande diferencial óbvio do telefone é a combinação da construção com a tela dobrável munida de duas dobradiças. O display OLED possui 10,2 polegadas com resolução 3K e taxa de atualização de 90 Hz aberto, podendo ser flexionado no formato de "Z" para ser usado como um dobrável tradicional de 7,9 polegadas, ou como um smartphone comum de 6,4 polegadas.
Mesmo com a tela gigante, o dispositivo possui apenas entre 3,6 mm e 4,8 mm quando aberto, sendo um dos mais finos do mundo. Ao ser dobrado por completo, o telefone atinge 12,8 mm de espessura, sendo pouco mais grosso que o Galaxy Z Fold 6 fechado, que apresenta 12,1 mm.
Outro ponto surpreendente é que a espessura não afeta a ficha técnica, ainda bastante premium, começando pelo conjunto de câmeras com lente de selfies de 8 MP e um trio de sensores traseiros, composto de lente principal de 50 MP com abertura variável entre f/1.4 e f/4.0, ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120° e telefoto periscópio de 12 MP com zoom óptico de 5,5x.
Todas trazem o motor XMAGE, solução proprietária de pós-processamento da Huawei que promete qualidade elevada de imagem. Ao que parece, mesmo não sendo o melhor disponível, a combinação consegue competir em fotografia com alguns dos melhores smartphones tradicionais.
Chama atenção ainda a bateria, com 5.600 mAh de capacidade, carregamento de 66 W e recarga sem fio de 50 W. Colocando o concorrente da Samsung em perspectiva novamente, o Z Fold 6 tem apenas 4.400 mAh, com carregamento de 45 W e recarga sem fio de 15 W, diferenças que impressionam considerando mais uma vez a espessura.
No mais, o Mate XT Ultimate embarca conectividade 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3, NFC, emissor infravermelho para controlar outros dispositivos, som estéreo, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral e sistema operacional EMUI 14.2.
O Huawei Mate XT Ultimate começa a ser vendido em 15 de março, com preço sugerido de salgados € 3.499, ou cerca de R$ 21 mil em conversão direta. Não há expectativa de vermos o aparelho estrear no Brasil, onde a marca trabalha apenas com acessórios e tecnologias de conectividade.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários