
16 Junho 2025
08 de junho de 2025 20
A Microsoft realizou na tarde deste domingo (9) o Xbox Games Showcase 2025, onde apresentou novidades importantes para seu ecossistema de jogos. Além, claro, de muitos trailers de jogos que estão por vir, a marca também confirmou o lançamento de seu primeiro console portátil: o ROG Xbox Ally.
Disponível em duas versões, ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X, o console busca oferecer um rival de peso para nomes como Steam Deck e Nintendo Switch 2, chegando como uma versão customizada do próprio ROG Ally X já lançado pela ASUS em 2024, e analisado aqui no TudoCelular.com.
Como o nome já diz, os dois modelos possuem focos distintos, sendo o primeiro voltado para quem quer economizar e não liga para rodar todos os jogos com a máxima qualidade o tempo inteiro, enquanto o segundo é justamente focado nos entusiastas, que querem ter acesso à toda a biblioteca de títulos AAA onde quer que estejam.
Apesar disso, eles trazem muitos pontos em comum, começando pelo visual. Temos um design que foge do visto no ROG Ally X, trocando o visual mais "caixotão" por algo mais próximo do próprio controle do Xbox Series X|S, podendo ser na cor branca no caso do ROG Xbox Ally e preto no ROG Xbox Ally X — emulando o que a marca já faz em seus consoles de mesa, onde o mais básico Series S foi lançado inicialmente apenas na cor branca e o poderoso Series X em preto.
As semelhanças com o controle não param por aí, sendo vista também a mesma organização dos botões XYAB, controladores analógicos e direcionais digitais, gatilhos superiores L e R com Hall Effect e botões View, Menu, Biblioteca e Central de Comandos. As empunhaduras são texturizadas para ajudar na ergonomia, e temos dois alto-falantes frontais para som estéreo imersivo.
Voltando para as semelhanças com o ROG Ally X, é visto o mesmo painel IPS LCD de 7 polegadas com resolução FHD, taxa de atualização de 120 Hz, compatibilidade com AMD FreeSync Premium, brilho máximo de 500 nits e proteção Corning Gorilla Glass Victus + DXC em ambos os modelos, o que deve ser suficiente para boa parte dos usuários — mas vai desapontar quem esperava por uma tela OLED ao menos no console mais caro.
Para dar conta dos jogos mais recentes, a Microsoft incluiu o novo AMD Ryzen Z2A no ROG Xbox Ally, enquanto o Ally X recebeu o ainda mais potente Ryzen AI Z2 Extreme. O console mais barato chega com configuração única de 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, enquanto o mais caro sai de fábrica com 24 GB de RAM e 1 TB de armazenamento.
O primeiro chip, como comentado em rumores, parece ser uma versão adaptada do hardware do Steam Deck, trazendo CPU com arquitetura Zen 2 de quatro núcleos e oito threads, GPU RDNA 2 de oito núcleos e TDP configurável entre 6 e 20 W, enquanto o segundo traz CPU Zen 5 de 8/16, GPU RDNA 3.5 de 16 núcleos e TDP entre 15 e 35 W. A única novidade do Ryzen AI Z2 Extreme em relação ao Z2 Extreme já conhecido é a chegada de uma NPU dedicada de 50 TOPS para cálculos de IA.
Ambos os modelos saem de fábrica com Windows 11 Home sob uma interface customizada pela Microsoft para focar em jogos, algo como a própria ASUS fez com o Armoury Crate, buscando assim entregar a mesma experiência de usar um Xbox de mesa, mas na palma da sua mão. Assim como no PC portátil da ASUS, é possível até mesmo acessar jogos de outras lojas diretamente da biblioteca unificada, incluindo Steam, Epic, Battle.net, dentre outras — além claro, dos jogos próprios da loja Xbox.
A decisão por ligar o console direto em uma tela cheia focada em jogos também foi pensada para otimizar a performance, evitando que vários elementos desnecessários fossem carregados, como o papel de parede, a barra de tarefas e outros processos que acabam rodando em segundo plano sem necessidade. Notificações e outros alertas que interferem na jogatina também foram modificados, dando total atenção ao feedback dos jogadores.
A barra de jogo também foi repensada para o formato de console portátil, dando fácil acesso a configurações de Bluetooth, Wi-Fi, Central de Controle e até ao Copilot Gaming ao pressionar rapidamente o botão Xbox, e permitindo navegar entre os jogos e apps abertos ao manter o botão pressionado.
Como não poderia deixar de ser, a Microsoft também fechou acordo com desenvolvedores para otimizar seus jogos para o novo formato. Com isso, Roblox será executado de forma nativa pela primeira vez em um portátil, sendo o primeiro de muitos jogos esperados para receber o selo de "otimizado para handheld" — o qual a empresa deve dar mais detalhes em breve.
Compradores dos consoles também ganharão acesso ao Xbox Game Pass sem custo adicional — caso não possuam uma assinatura —, mas não foi informado qual o período dado como brinde.
Os novos consoles Microsoft ROG Xbox Ally chegam no último trimestre deste ano a Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Arábia Saudita, Singapura, Espanha, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.
O Brasil deve ficar na segunda onda de lançamentos, onde ele chegará "aos demais países onde a série ROG Ally é vendida atualmente". Não foram dados detalhes sobre o preço cobrado pelos dispositivos, sendo apenas apontado que novas informações serão divulgadas nos próximos meses, incluindo acessórios compatíveis e brindes de pré-venda.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários