
Software 04 Jun
Com a revelação dos novos ASUS ROG Xbox Ally, a AMD revelou duas novidades para sua família de chips voltada para consoles portáteis: o Ryzen AI Z2 Extreme e o Ryzen Z2 A. Vistos em vazamentos no passado, os lançamentos trazem melhorias pontuais a chips já conhecidos, e prometem expandir as possibilidades dos dispositivos com acesso mais completo à Inteligência Artificial e melhor autonomia de bateria.
Mais poderoso do dupla, o Ryzen AI Z2 Extreme é basicamente uma variante do Z2 Extreme apresentado no início do ano com uma Unidade de Processamento Neural dedicada (NPU), o que o torna o primeiro componente do time vermelho focado em consoles a trazer algo do tipo.
Segundo a gigante, a NPU oferece até 50 Trilhões de Operações por Segundo (TOPS), e é compatível com a suíte de recursos dos Copilot Plus PCs — o próprio Xbox Ally tira proveito da novidade com o "Copilot Gaming", assistente da Microsoft destinado a jogos.
O restante da ficha técnica é similar ao Z2 Extreme convencional e inclui CPU de 8 núcleos e 16 threads com arquitetura Zen 5, GPU com 16 Unidades Computacionais (CUs) baseada na arquitetura RDNA 3.5, suporte a memórias LPDDR5X rodando a até 8.000 MT/s e consumo (TDP) configurável entre 15 W e 35 W.
Números de desempenho não foram confirmados, mas o componente é muito similar ao Ryzen AI 9 HX 370, apenas contando com otimizações de energia, o que deve garantir que o processador tenha fôlego para rodar até títulos modernos em Full HD com alguns ajustes gráficos.
Por sua vez, o Ryzen Z2 A mira em oferecer o máximo de eficiência energética e aposta em especificações muito mais simples que os outros membros da linha Ryzen Z2. O modelo seria inferior até quando comparado ao Ryzen Z2 Go presente no Lenovo Legion Go S, que já é bastante básico.
Encontrado em múltiplos vazamentos, o Z2 A seria o "AMD Aerith Plus", uma versão levemente melhorada do AMD Aerith empregado no Steam Deck original. Com isso, o lançamento é embarcado com CPU de 4 núcleos e 8 threads baseados na arquitetura Zen 2, junto de GPU de 8 CUs com arquitetura RDNA 2 e suporte a memórias LPDDR5 operando a até 6.400 MT/s.
Seu principal trunfo estaria no TDP, que varia em uma faixa bem menor de 6 W a 20 W. Se a solução conseguir entregar um nível de desempenho similar ao do processador da Valve com a mesma eficiência em portáteis Windows, podemos esperar por um bom ganho de autonomia para a categoria.
No momento, apenas os ROG Xbox Ally com Ryzen Z2 A e ROG Xbox Ally X com Ryzen AI Z2 Extreme foram confirmados para estrearem equipados com as novidades no final do ano, mas podemos esperar que mais portáteis sejam anunciados com a dupla nos próximos dias.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários