
Economia e mercado 10 Jun
A Huawei apresentou nesta quarta-feira (11) o Huawei Pura 80 Ultra, mais novo celular premium da marca. O aparelho estreia incrementando os pontos fortes da geração anterior, com processamento que promete maior potência, bateria de maior capacidade, tela mais brilhante, maior resistência e um conjunto de câmeras extremo, que inclui lente telefoto móvel para atingir até 9,4x de zoom óptico.
O visual do Pura 80 Ultra é uma evolução do Pura 70 Ultra, com corpo de laterais curvadas e construção em vidro e metal, e mantém um módulo de câmeras em formato peculiar que lembra o botão de play, mas agora ocupando uma área ainda maior — por um bom motivo.
A durabilidade está melhor, com certificação IP69 de resistência à poeira e jatos de água aquecida, e duas opções de cores são oferecidas: preto e dourado, com acabamento fosco, escolhas mais elegantes e sóbrias que as tonalidades variadas vistas na geração anterior.
Como nos últimos lançamentos da marca, o processamento do novo aparelho é um mistério. O único aspecto do chip confirmado pela companhia é que há "36% mais performance" em comparação ao Kirin 9010 do Pura 70 Ultra. A plataforma desconhecida é acompanhada de 16 GB de RAM e 512 GB ou 1 TB de armazenamento.
Dito isso, fotos que estão circulando nas redes sociais indicam a presença do chip Kirin 9020, desenvolvido pela HiSilicon, subsidiária de chips da própria Huawei. O componente parece possui 8 núcleos em configuração 1 + 3 + 4 com clocks de até 2,5 GHz. Vai ser preciso aguardar por testes para termos certeza.
Huawei Pura 80 Pro+/Ultra models use Kirin 9020 5G processor, which offers 36% improved performance over their predecessorshttps://t.co/pyW7Mqt1Q0 pic.twitter.com/NJL4pxzIov
— HC Newsroom (@HCNewsroom) June 11, 2025
Houve ainda melhorias, mesmo que modestas, na tela. Temos painel OLED de 6,8 polegadas com resolução de 2848 x 1276 pixels e taxa de atualização variável de 1 Hz a 120 Hz, além de brilho de até 3.000 nits e proteção de vidro Kunlun Glass de 2ª geração. Apoia o display o sistema de som estéreo.
O maior destaque do Pura 80 Ultra é o conjunto de câmeras, aspecto no qual a Huawei sempre se destacou, mas que atingiu um novo nível nesta geração. Junto da lente ultrawide de selfies de 13 MP, há sensor principal de 50 MP da classe de 1 polegada e com estrutura de pixels RYYB (Vermelho, Amarelo, Amarelo, Azul) em vez do tradicional RGB (Vermelho, Verde, Azul).
As dimensões avantajadas com as cores RYYB prometem um amplo alcance dinâmico de 16 EV (Valor de Exposição), um dos maiores já encontrados em um smartphone até o momento. Mais do que isso, a abertura é variável entre f/1.6 e f/4.0, e estabilização óptica (OIS) está presente.
A outra câmera de destaque é a lente telefoto, que possui um motor para ser movida e atingir um grau de ampliação maior. Por padrão, o sensor grande de 1/1,28 polegada possui 50 MP e zoom óptico de 3,7x, mas é possível chegar aos 9,4x ópticos com a movimentação, em troca de uma queda na resolução para 12,5 MP. Para completar, o componente tem OIS avançado diretamente sensor.
Fecham o pacote a lente ultrawide de 40 MP e um sensor multiespectral para aprimorar a captação de cores, bem como uma série de filtros para mudar o aspecto das imagens e um algoritmo turbinado para gravação de vídeos. No papel, podemos esperar que esta seja uma das melhores câmeras de celular.
A bateria também cresceu em comparação ao antecessor e conta com 5.700 mAh de capacidade. Há carregamento de 100 W, recarga sem fio proprietária de 80 W e até carregamento reverso sem fio de até 20 W, número acima da média que deve conseguir recuperar a carga de outros telefones.
No mais, o dispositivo conta com conexões 5G, Wi-Fi 7 (mas limitado às faixas de 2,4 GHz e 5 GHz), Bluetooth 5.2, NFC e comunicação via satélite, leitor de digitais na lateral e sistema operacional HarmonyOS 5.1.
O Huawei Pura 80 Ultra chega primeiro à China, com preços sugeridos de 9.999 yuan (~R$ 7.730) para o modelo de 16 GGB/512 GB, e de 10.999 yuan (~R$ 8.500) para a variante de 16 GB/1 TB. As pré-vendas já foram iniciadas, com disponibilidade prevista para 26 de junho.
Não há informações sobre a chegada do aparelho a mais regiões, mas a Huawei tem mostrado interesse em voltar a atuar globalmente e já possui forte presença na Europa. Também há chances de vermos a novidade no Brasil no futuro, diante do surgimento de aparelhos premium da marca na Anatel.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários