Segurança 21 Mar
Os carros elétricos poderão contar com baterias de maior duração no futuro. Isso se depender dos planos da Toyota Motors e da Panasonic. As duas empresas firmaram um acordo para uma joint venture destinada à fabricação de baterias para esse tipo de veículo.
De acordo com a Nikkei Asian Review, a Toyota ficaria com 51% da futura companhia, enquanto a Panasonic deteria 49% e iria transferir a propriedade de cinco fábricas no Japão e na China para a joint venture. As operações estão previstas para ter início somente no começo dos anos 2020.
A intenção da união entre as duas gigantes é criar baterias com capacidade 50 vezes maior que as utilizadas em automóveis híbridos atualmente. A produção em massa faria baixar os custos do projeto.
Outra ideia nos planos das duas empresas se trata da fabricação de baterias em estado sólido. Cobiçadas por outras companhias e até países, elas permitem mais segurança e duração, com um corpo mais leve que as de íons de lítio existentes no mercado. A própria Toyota já teria pesquisas feitas há anos sobre esse tipo de material.
Por outro lado, a Panasonic possui experiência na descoberta de novidades para a criação de novas baterias, com direito uma parceria junto à Tesla Gigafactory, em Nevada, no histórico. As suas possibilidades ajudariam a Toyota a avançar além dos carros híbridos e evoluir nos veículos elétricos a bateria.
Quais são as suas expectativas a respeito da junção entre Panasonic e Toyota? Diga para a gente!
Comentários